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Sincronização automática de estoque e vendas

A sincronização automática do estoque é um processo que conecta e atualiza automaticamente as informações de estoque entre diferentes plataformas de venda, como lojas virtuais, faturas e pontos de venda (PDVs).

Quando ativada, a sincronização automática garante que as informações de estoque sejam consistentes e atualizadas em todos os canais de vendas. Isso significa que, ao realizar uma venda em um ponto de venda físico ou virtual, o estoque é automaticamente ajustado em todas as plataformas conectadas, evitando vendas de produtos fora de estoque e melhorando a precisão na gestão de inventário.

A sincronização automática do estoque também reduz erros manuais e economiza tempo, já que não é necessário atualizar manualmente o estoque em cada plataforma sempre que uma venda é feita. Isso resulta em uma experiência mais eficiente para o gerenciamento de estoque e uma melhor experiência para o cliente, garantindo que os produtos estejam sempre disponíveis quando são anunciados para venda.


Pré-requisitos para trabalhar com a Sincronização de Estoque e Vendas

1.       Verifique se a sua loja virtual possui alguma particularidade:

As seguintes lojas virtuais possuem particularidades técnicas e não estão habilitadas para a sincronização automática de estoque:

·         WebStorm

  Nota: Integrações ITAG e Bihands são plataformas RFID, portanto não são lojas virtuais e não terão sincronização de estoque automático.


2.      Configuração da loja virtual 

A sincronização funcionará apenas para empresas que trabalham com a importação das vendas na Fatura. Pois realiza o comprometimento do produto no estoque informado na configuração da plataforma.

Acesse Integrações > Plataformas > Configurar


3.      Atualize as vendas existentes

Antes de ativar a sincronização automática, efetue a importação de todas as vendas pendentes das lojas virtuais para o Dapic e a exportação dos estoques do Dapic para as lojas virtuais, para garantir que os estoques fiquem iguais e sincronizados.

Acesse Faturamento > Vendas online para realizar a importação das vendas.

Acesse Integrações > Plataformas > Exportação de dados para realizar a atualização dos estoques das lojas virtuais



4.      Ativar sincronização

Na aba Sincronização automática será exibido as informações:

·         Status: Informa o status da sincronização, se esta ativado ou desativado

·         Ação: Importar vendas e exportar estoques

·         Última sincronização: É exibido a data da última sincronização. Botão para  de sincronização e botão para visualização de logs  (Caso tenha sido emitido algum alerta, será exibido a numeração da quantidade de alertas no próprio botão de ‘Logs’. A quantidade de alertas será exibido por dia, ou seja, caso ontem tenha sido emitido 3 alertas, hoje eles não serão mais exibidos, porém ao clicar no botão “Logs” e selecionar a opção Mostrar apenas alertas e falhas, será exibido o alerta dos últimos 3 dias.


·         Armazenador sincronizado: É exibido o mesmo armazenador informado na aba ‘Importação de vendas’

 

Clique no botão “Desativado” para alterar o status e ativar a sincronização automática.


Nota: Caso seja realizado a desativação da sincronização e neste meio tempo o estoque seja movimentado, ao efetuar novamente a ativação, o sistema irá identificar a data e hora da última sincronização e quais produtos foram movimentados neste período para serem atualizadas nos canais de venda que possuem o mesmo armazenador, e também identificar se as lojas virtuais possuem vendas que não foram importadas no período da desativação, para serem importadas para o Dapic.


Após ativar a sincronização, os pedidos feitos em sua loja virtual serão automaticamente importados para o Dapic. Além disso, o saldo do estoque será atualizado nas lojas virtuais que compartilham o mesmo armazenador. Isso significa que quando você realizar uma venda em um canal de venda que usa o mesmo armazenador, o estoque das lojas virtuais será atualizado automaticamente. Simplificando, o estoque estará sempre atualizado e preciso, evitando divergências e erros na atualização manual.

Atenção: A sincronização consulta as vendas pendentes da loja virtual a partir da data atual da sincronização. Portanto, se a loja virtual tiver uma venda com data anterior que não tenha sido importada manualmente e a sincronização for ativada posteriormente, a venda antiga não será importada automaticamente. A importação ou atualização automática só ocorre para vendas realizadas a partir da data de sincronização.

Exemplo 1: Após ativação da sincronização automática, o sistema ficará buscando pedidos de 1 em 1 minuto na loja virtual, caso uma venda tenha sido importada no Dapic sem os dados de pagamento, ou seja, a fatura está em aberto. E o cliente realize o pagamento no mesmo dia, em boleto por exemplo, a venda na loja virtual será atualizada como ‘Paga’, e posteriormente a venda no Dapic também será atualizada automaticamente.

Importante: Caso o pedido tenha sido importado para o Dapic (Sincronização automática ou Sincronização manual), e o pedido foi pago em uma data posterior, a Sincronização automática não irá atualizar o pedido automaticamente, portanto, deverá ser realizada a atualização manual.


Exemplo 2: Empresa tem 5 unidades disponíveis do produto X no armazenador Y. É realizado o comprometimento de 2 unidades do produto X no armazenador Y, ou seja, agora possuo apenas 3 unidades disponíveis. O sistema irá identificar quais lojas virtuais possuem o mesmo armazenador para realizar a exportação e atualização do estoque nas plataformas.


5.      Acompanhamento da sincronização automática:

Na tela de ‘Logs’ é possível acompanhar a exportação do estoque e importação dos pedidos.


Todas as tratativas que são realizadas na importação do produto na tela de Vendas online atualmente, continuarão sendo exibidas, porém na tela de logs, como por exemplo, CPF/CNPJ não encontrado, saldo insuficiente, referência não encontrada e etc. 


6.      Cancelamento das vendas após importação para o Dapic

Se um pedido importado no Dapic for cancelado na loja virtual, o cancelamento correspondente da venda no Dapic deve ser feito de forma manual, da mesma maneira como é feito atualmente.





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