Clique aqui para fazer o acompanhamento passo a passo
Empresa
0 pessoas amaramO sistema Dapic é multiempresa e você mantem o controle das suas fábricas e lojas de forma simples, clara e totalmente online com apenas um clique.
Cadastrar uma nova empresa
1. Acesse Menu > Cadastros > Empresa
2. Clique no botão "Novo" para registrar uma nova empresa
3. Insira os dados cadastrais da empresa:
• Razão Social: Razão social da empresa
• Fantasia: Nome fantasia da empresa
• CEP: CEP da empresa
• Endereço, número: Endereço e número da empresa
• Cidade: Cidade da empresa
• CNPJ: CNPJ da empresa
• IE: Inscrição estadual da empresa
• IM: Inscrição municipal da empresa
• Slogan: Slogan da empresa
• Telefone: Telefone de contato principal da empesa
• Site: Site da empresa
• Abertura: Data de abertura da empresa
• E-mail: E-mail principal da empresa
• Regime tributário: Selecione o tipo de regime tributário da empresa, sendo: Simples nacional, ou regime normal
• Tipo de cálculo IPI: Selecione o tipo de cálculo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) da empresa.
• Tipo de cálculo ICMS ST: Selecione o tipo de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço) ST (Substituição Tributária) da empresa.
• Código Suframa: Insira o código do SUFRAMA (Superintendência da zona franca de Manaus) se necessário.
• Tipo de geração de código: Selecione o tipo de geração dos códigos dos documentos, podendo ser “Sequencial” ou por “Data e hora”. Este campo permite modificar o formato padrão de código gerado automaticamente. Grande parte dos cadastros possuem o código principal gerado automaticamente com o seguinte formato: Iniciais do Cliente + Ano + Mês + Dia + Hora + Minuto + Segundo + Iniciais do usuário logado; exemplo de resultado: RG191210185015PS. Embora esse formato permite indiretamente identificar o cliente, usuário logado e a data da criação do registro, há também a possibilidade de escolher o padrão sequencial. Para o cadastro obter o próximo número da sequência, será verificado se há algum código cadastrado apenas com números, e caso encontre, obterá o maior número e adicionará + 1; se não encontrar, inicia a sequência com 1. No momento a funcionalidade de código sequencial está aplicada apenas nos seguintes cadastros: Pedido de compra, Orçamento, Pedido de venda e Fatura.
• Cidade: Cidade da empresa
• CNPJ: CNPJ da empresa
• IE: Inscrição estadual da empresa
• IM: Inscrição municipal da empresa
• Slogan: Slogan da empresa
• Telefone: Telefone de contato principal da empesa
• Site: Site da empresa
• Abertura: Data de abertura da empresa
• E-mail: E-mail principal da empresa
• Regime tributário: Selecione o tipo de regime tributário da empresa, sendo: Simples nacional, ou regime normal
• Tipo de cálculo IPI: Selecione o tipo de cálculo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) da empresa.
• Tipo de cálculo ICMS ST: Selecione o tipo de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço) ST (Substituição Tributária) da empresa.
• Código Suframa: Insira o código do SUFRAMA (Superintendência da zona franca de Manaus) se necessário.
• Tipo de geração de código: Selecione o tipo de geração dos códigos dos documentos, podendo ser “Sequencial” ou por “Data e hora”. Este campo permite modificar o formato padrão de código gerado automaticamente. Grande parte dos cadastros possuem o código principal gerado automaticamente com o seguinte formato: Iniciais do Cliente + Ano + Mês + Dia + Hora + Minuto + Segundo + Iniciais do usuário logado; exemplo de resultado: RG191210185015PS. Embora esse formato permite indiretamente identificar o cliente, usuário logado e a data da criação do registro, há também a possibilidade de escolher o padrão sequencial. Para o cadastro obter o próximo número da sequência, será verificado se há algum código cadastrado apenas com números, e caso encontre, obterá o maior número e adicionará + 1; se não encontrar, inicia a sequência com 1. No momento a funcionalidade de código sequencial está aplicada apenas nos seguintes cadastros: Pedido de compra, Orçamento, Pedido de venda e Fatura.
Compartilhar o cadastro de pessoas
Na configuração "Compartilhar o cadastro de pessoas" você pode inserir as empresas nas quais poderão visualizar e editar o cadastro de "Pessoas" realizados nesta empresa.
1. Conforme você digita o nome da empresa, a mesma aparecerá na listagem para ser selecionada.
2. Escolha a empresa e clique no botão "enter" do teclado para selecionar
Configuração de e-mail
Configure um e-mail para poder enviar boleto, DANFE/XML, pedido de venda e
pedido de representante direto do sistema para seus clientes. Informações
referentes ao seu servidor de e-mail podem ser encontradas em fontes seguras
na internet (Em caso de servidores populares) ou entrando em contato com os
responsáveis pelo seu servidor de e-mail.
• Nome de exibição: Insira o nome que será exibido como remetente. Caso seja seja informado, mostraroa o próprio e-mail.
• SMTP: Insira o SMTP.
O que é SMTP? Simple Mail Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de
Correio Simples), o processo por trás do fluxo de e-mail na internet.
• Porta: Insira a porta. Caso nenhuma seja informada, a porta padrão utilizada será 587.
• E-mail: Insira o e-mail que será utilizado para o envio dos documentos.
• Usuário: Insira novamente o e-mail que foi digitado no campo anterior.
• Senha: Insira a senha do seu e-mail para autenticação.
• SSL: Marque a checkbox caso o servidor do e-mail utilize o serviço SSL. Você
deve pesquisar se o seu servidor de e-mail utiliza a tecnologia SSL.
Configuração de formato de e-mail
Esta tela é o local onde serão configuradas as mensagens formuladas para envio
da DANFE/XML, boletos, pedidos de venda e pedidos de representante.
• Tipo de configuração: Selecione o tipo de envio que você deseja configurar.
Cada tipo de configuração possui o assunto do e-mail e conteúdo do e-mail
particular, contudo, serão enviados pela mesma conta de e-mail.
Assunto do e-mail: Insira o texto que você deseja que seja exibido no assunto
do e-mail.
• Conteúdo do e-mail: Formule o texto que será enviado junto ao arquivo.
Os 2 campos a seguir estão presentes apenas no tipo de configuração: pedido
de representante.
• E-mail: Insira um endereço de e-mail que receberá o e-mail de notificação da
emissão de pedido de venda pelo representante.
• Permitir o representante enviar: Marque a checkbox se deseja permitir que os
representantes enviem os pedidos de venda via e-mail ao cliente.
Utilize as configurações para personalizar o conteúdo do e-mail da forma que desejar:
O botão permite buscar informações para automatizar os e-mails deixando o mais completo possível.
Dependendo do "tipo de configuuração" escolhida, o sistema mostrará variáveis diferentes para a sua escolha.
Por exemplo: escolhendo "Pedido de Venda" no tipo de configuração, as variáveis apresentadas serão:
Desta forma, você terá a flexibilidade em criar e-mails com diversos recursos no conteúdo.
Exemplo:
Certificado Digital
Neste campo configure o certificado A1 para emissão de documentos fiscais. Se
você utiliza o certificado A3, para o funcionamento do mesmo é necessário
efetuar uma instalação na máquina, entre em contato com o nosso suporte
técnico para configurar o certificado A3:
• Certificado A1: É um arquivo, não precisa de dispositivos móveis como
pendrives e cartões, pode ser utilizado em vários computadores para validação
de dados. O certificado A1 fica salvo nos servidores da WebPic depois de
autenticado, então possibilita você usufruir do mesmo (Emitir NF-e/ NFC-e) de
onde estiver.
• Certificado A3: Este possui estrutura, podendo ser um cartão ou um token
(pendrive). Pode ser levado de um local para outro, sendo necessário informar a
senha para que os dados sejam assinados com segurança. O token/cartão
precisa estar plugado na máquina para emissão de documentos fiscais.
Configurar o Certificado Digital
1. Clique em para abrir a tela de
seleção do certificado A1;
2. Clique em “Escolher arquivo” para procurar e
selecionar o arquivo A1 na sua máquina;
3. Clique em “Salvar” para autenticar o
certificado no sistema;
4. Insira a senha do seu certificado para autenticação;
5. Clique em mostrar senha para exibir a senha digitada, caso desejar.
Configurar NF-e
Faça a configuração padrão de NF-e
1. Habilite a opção "Não gerar o campo Fatura/Duplicata (Cobr)" caso você deseja que na NF-e não apareca o número da Fatura vinculada a NF-e
2. Composição do código dos produtos: Configure neste campo a composição
do código dos produtos na geração da NF-e. Clique em “Variáveis” para abrir a
barra com as opções. Clique sobre as opções desejadas para inserir as variáveis
(O campo é livre para edição). No XML existe o código chamado cProd, que é
o código do produto na NF-e. Utilizando esta ferramenta além do código do
produto, é possível inserir no cProd também o nome da cor, código da cor,
tamanho do produto e definir a sequência em que os códigos serão
apresentados. Esta função geralmente é utilizada para que seja possível os
clientes importarem as NF-e de compra no sistema deles. Existem alguns
sistemas que exigem uma quantidade mínima de caracteres no cProd para
realizar a importação dos dados da NF-e.
3. Agrupar produtos por referência no XML: Com essa opção marcada, os
produtos do XML serão agrupados por referência, valor unitário, CFOP, NCM,
CST, CSOSN, Alíquotas e outros códigos ou percentuais relacionados. Atenção,
ao ativar essa opção os códigos de barras não serão enviados no XML. Além
disso, o agrupamento não será realizado para notas fiscais do tipo “Ajuste”,
“Complementar” ou de “Importação”. Marque a checkbox se necessário
agrupar os produtos pela referência no XML da NF-e.
4. CNPJ e CPF de autorização da NF-e: Insira o CNPJ/CPF dos contadores
responsáveis pela contabilidade da empresa, para permitir que os mesmos
façam o download e visualizem as NF-e no site da SEFAZ, sem precisarem do
certificado digital.
5. Substituto tributário: O cadastro do Substituto tributário é utilizado em
operações interestaduais, preenchendo o campo da NF-e “Inscrição estadual”
do substituto tributário (IEST). Verifique com seu contador se há a necessidade
de configurar o substituto tributário. Para configurar o substituto tributário,
primeiramente selecione o “Estado de destino” em que será aplicado, em
seguida insira o número de “Inscrição estadual do substituto tributário” e para
salvar clique no botão . Você pode editar o substituto tributário cadastrado
através do botão ou mesmo excluir ele através do botão . É possível
cadastrar um substituto tributário para cada estado. Quando configurado, será
preenchido automaticamente o campo Inscrição estadual do substituto tributário
na emissão da NF-e.
Configurar NFC-e
1. Insira o identificador do CSC, o CSC e o tipo de emissão
Configurar NFE / NFC-e
1. Pagamento a vista (IndPag = 0): Informe quais as formas de pagamentos serão consideradas como "a vista" na geração da NF-e e NFC-e. Qualquer outra forma de pagamento serao consideradas a prazo.
Configurações fiscais NFC-e / CF-e
Sugerimos estes cadastros serem preenchidos com o auxilio do contador
Token de integração
Algumas plataformas integram com o sistema Dapic para acessar os dados da sua empresa. Para viabilizar essa comunicação, é necessário gerar um "token", código único utilizado para identificar sua empresa e permitir a troca de informações entre a plataforma integradora e o Dapic.
Atenção: O token é uma informação sensível e deve ser compartilhado somente com pessoas autorizadas. Seu uso indevido pode comprometer a segurança dos dados da sua empresa.
No lateral esquerdo acesse Cadastros > Empresa > Selecione a empresa desejada e no menu 'Token de integração', clique no botão "Exibir tokens de integração"
Clique no botão "Gerar novo token":
No campo 'Descrição' informe qual plataforma irá utilizar o token, copie o token clicando no botão este código deverá ser enviado para a equipe responsável pela configuração da integração e clique no botão "Salvar".