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Empresa

sistema Dapic é multiempresa e você mantem o controle das suas fábricas e lojas de forma simples, clara e totalmente online com apenas um clique.


Cadastrar uma nova empresa

1. Acesse Menu > Cadastros > Empresa


2. Clique no botão "Novo" para registrar uma nova empresa

3. Insira os dados cadastrais da empresa:
     • Razão Social: Razão social da empresa
     • Fantasia: Nome fantasia da empresa
     • CEP: CEP da empresa
     • Endereço, número: Endereço e número da empresa
     • Cidade: Cidade da empresa
     • CNPJ: CNPJ da empresa
     • IE: Inscrição estadual da empresa
     • IM: Inscrição municipal da empresa
     • Slogan: Slogan da empresa
     • Telefone: Telefone de contato principal da empesa
     • Site: Site da empresa
     • Abertura: Data de abertura da empresa
     • E-mail: E-mail principal da empresa
     • Regime tributário: Selecione o tipo de regime tributário da empresa, sendo: Simples nacional, ou regime normal
     • Tipo de cálculo IPI: Selecione o tipo de cálculo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) da empresa.
     • Tipo de cálculo ICMS ST: Selecione o tipo de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço) ST (Substituição Tributária) da empresa.
     • Código Suframa: Insira o código do SUFRAMA (Superintendência da zona franca de Manaus) se necessário. 
     • Tipo de geração de código: Selecione o tipo de geração dos códigos dos documentos, podendo ser “Sequencial” ou por “Data e hora”. Este campo permite modificar o formato padrão de código gerado automaticamente. Grande parte dos cadastros possuem o código principal gerado automaticamente com o seguinte formato: Iniciais do Cliente + Ano + Mês + Dia + Hora + Minuto + Segundo + Iniciais do usuário logado; exemplo de resultado: RG191210185015PS. Embora esse formato permite indiretamente identificar o cliente, usuário logado e a data da criação do registro, há também a possibilidade de escolher o padrão sequencial. Para o cadastro obter o próximo número da sequência, será verificado se há algum código cadastrado apenas com números, e caso encontre, obterá o maior número e adicionará + 1; se não encontrar, inicia a sequência com 1. No momento a funcionalidade de código sequencial está aplicada apenas nos seguintes cadastros: Pedido de compra, Orçamento, Pedido de venda e Fatura.


Compartilhar o cadastro de pessoas

Na configuração "Compartilhar o cadastro de pessoas" você pode inserir as empresas nas quais poderão visualizar e editar o cadastro de "Pessoas" realizados nesta empresa.


1. Conforme você digita o nome da empresa, a mesma aparecerá na listagem para ser selecionada.

2. Escolha a empresa e clique no botão "enter" do teclado para selecionar




Configuração de e-mail
Configure um e-mail para poder enviar boleto, DANFE/XML, pedido de venda e pedido de representante direto do sistema para seus clientes. Informações referentes ao seu servidor de e-mail podem ser encontradas em fontes seguras na internet (Em caso de servidores populares) ou entrando em contato com os responsáveis pelo seu servidor de e-mail. 
     • Nome de exibição: Insira o nome que será exibido como remetente. Caso seja seja informado, mostraroa o próprio e-mail. 
      SMTP: Insira o SMTP. O que é SMTP? Simple Mail Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Correio Simples), o processo por trás do fluxo de e-mail na internet.
      Porta: Insira a porta. Caso nenhuma seja informada, a porta padrão utilizada será 587.
      E-mail: Insira o e-mail que será utilizado para o envio dos documentos. 
      Usuário: Insira novamente o e-mail que foi digitado no campo anterior. 
      Senha: Insira a senha do seu e-mail para autenticação. 
      SSL: Marque a checkbox caso o servidor do e-mail utilize o serviço SSL. Você deve pesquisar se o seu servidor de e-mail utiliza a tecnologia SSL. 


Configuração de formato de e-mail
Esta tela é o local onde serão configuradas as mensagens formuladas para envio da DANFE/XML, boletos, pedidos de venda e pedidos de representante. 
     • Tipo de configuração: Selecione o tipo de envio que você deseja configurar. Cada tipo de configuração possui o assunto do e-mail e conteúdo do e-mail particular, contudo, serão enviados pela mesma conta de e-mail. Assunto do e-mail: Insira o texto que você deseja que seja exibido no assunto do e-mail. 
       Conteúdo do e-mail: Formule o texto que será enviado junto ao arquivo. 

Os 2 campos a seguir estão presentes apenas no tipo de configuração: pedido de representante. 
      E-mail: Insira um endereço de e-mail que receberá o e-mail de notificação da emissão de pedido de venda pelo representante. 
      Permitir o representante enviar: Marque a checkbox se deseja permitir que os representantes enviem os pedidos de venda via e-mail ao cliente. 

Utilize as configurações para personalizar o conteúdo do e-mail da forma que desejar:



O botão  permite buscar informações para automatizar os e-mails deixando o mais completo possível.
Dependendo do "tipo de configuuração" escolhida, o sistema mostrará variáveis diferentes para a sua escolha.

Por exemplo: escolhendo "Pedido de Venda" no tipo de configuração, as variáveis apresentadas serão:



Desta forma, você terá a flexibilidade em criar e-mails com diversos recursos no conteúdo.

Exemplo:




Certificado Digital
Neste campo configure o certificado A1 para emissão de documentos fiscais. Se você utiliza o certificado A3, para o funcionamento do mesmo é necessário efetuar uma instalação na máquina, entre em contato com o nosso suporte técnico para configurar o certificado A3:

• Certificado A1: É um arquivo, não precisa de dispositivos móveis como pendrives e cartões, pode ser utilizado em vários computadores para validação de dados. O certificado A1 fica salvo nos servidores da WebPic depois de autenticado, então possibilita você usufruir do mesmo (Emitir NF-e/ NFC-e) de onde estiver. 
  Certificado A3: Este possui estrutura, podendo ser um cartão ou um token (pendrive). Pode ser levado de um local para outro, sendo necessário informar a senha para que os dados sejam assinados com segurança. O token/cartão precisa estar plugado na máquina para emissão de documentos fiscais.


Configurar o Certificado Digital

1. Clique em  para abrir a tela de seleção do certificado A1;

2. Clique em “Escolher arquivo” para procurar e selecionar o arquivo A1 na sua máquina; 

3. Clique em “Salvar” para autenticar o certificado no sistema;

4. Insira a senha do seu certificado para autenticação;

5. Clique em mostrar senha para exibir a senha digitada, caso desejar.


Configurar NF-e
Faça a configuração padrão de NF-e

1. Habilite a opção "Não gerar o campo Fatura/Duplicata (Cobr)" caso você deseja que na NF-e não apareca o número da Fatura vinculada a NF-e

2. Composição do código dos produtos: Configure neste campo a composição do código dos produtos na geração da NF-e. Clique em “Variáveis” para abrir a barra com as opções. Clique sobre as opções desejadas para inserir as variáveis (O campo é livre para edição). No XML existe o código chamado cProd, que é o código do produto na NF-e. Utilizando esta ferramenta além do código do produto, é possível inserir no cProd também o nome da cor, código da cor, tamanho do produto e definir a sequência em que os códigos serão apresentados. Esta função geralmente é utilizada para que seja possível os clientes importarem as NF-e de compra no sistema deles. Existem alguns sistemas que exigem uma quantidade mínima de caracteres no cProd para realizar a importação dos dados da NF-e. 

3. Agrupar produtos por referência no XML: Com essa opção marcada, os produtos do XML serão agrupados por referência, valor unitário, CFOP, NCM, CST, CSOSN, Alíquotas e outros códigos ou percentuais relacionados. Atenção, ao ativar essa opção os códigos de barras não serão enviados no XML. Além disso, o agrupamento não será realizado para notas fiscais do tipo “Ajuste”, “Complementar” ou de “Importação”. Marque a checkbox se necessário agrupar os produtos pela referência no XML da NF-e. 

4. CNPJ e CPF de autorização da NF-e: Insira o CNPJ/CPF dos contadores responsáveis pela contabilidade da empresa, para permitir que os mesmos façam o download e visualizem as NF-e no site da SEFAZ, sem precisarem do certificado digital. 

5. Substituto tributário: O cadastro do Substituto tributário é utilizado em operações interestaduais, preenchendo o campo da NF-e “Inscrição estadual” do substituto tributário (IEST). Verifique com seu contador se há a necessidade de configurar o substituto tributário. Para configurar o substituto tributário, primeiramente selecione o “Estado de destino” em que será aplicado, em seguida insira o número de “Inscrição estadual do substituto tributário” e para salvar clique no botão . Você pode editar o substituto tributário cadastrado através do botão ou mesmo excluir ele através do botão . É possível cadastrar um substituto tributário para cada estado. Quando configurado, será preenchido automaticamente o campo Inscrição estadual do substituto tributário na emissão da NF-e.


Configurar NFC-e
1. Insira o identificador do CSC, o CSC e o tipo de emissão


Configurar NFE / NFC-e
1. Pagamento a vista (IndPag = 0): Informe quais as formas de pagamentos serão consideradas como "a vista" na geração da NF-e e NFC-e. Qualquer outra forma de pagamento serao consideradas a prazo.


Configurações fiscais  NFC-e / CF-e


Sugerimos estes cadastros serem preenchidos com o auxilio do contador




Token de integração
Algumas plataformas integram com o sistema Dapic para acessar os dados da sua empresa. Para viabilizar essa comunicação, é necessário gerar um "token", código único utilizado para identificar sua empresa e permitir a troca de informações entre a plataforma integradora e o Dapic.

Atenção: O token é uma informação sensível e deve ser compartilhado somente com pessoas autorizadas. Seu uso indevido pode comprometer a segurança dos dados da sua empresa.

No lateral esquerdo acesse Cadastros > Empresa > Selecione a empresa desejada e no menu 'Token de integração', clique no botão "Exibir tokens de integração
Clique no botão "Gerar novo token":



No campo 'Descrição' informe qual plataforma irá utilizar o token, copie o token clicando no botão   este código deverá ser enviado para a equipe responsável pela configuração da integração e clique no botão "Salvar".


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