Produto Acabado
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Este menu permite cadastrar diferentes tipos de produtos, como matérias-primas, produtos acabados ou produtos almoxarifados. O cadastro de produtos é unificado, o que significa que você deve primeiro cadastrar o produto e depois vinculá-lo à categoria correspondente na empresa.
Filtros
Clique na categoria localizada abaixo dos filtros (Produto acabado/Matérias-primas/Almoxarifado) para exibir os produtos vinculados a essa categoria. Para ocultá-los, basta clicar novamente.
A lista de produtos exibirá apenas os das categorias selecionadas no filtro. Produtos sem vínculo com categorias serão mostrados somente quando nenhuma categoria estiver selecionada no filtro.
Botão Filtros: Clique neste botão para abrir o menu de filtros, onde você poderá filtrar os produtos por "Composição", "Cor" e "Tamanho".
Para produtos acabados, é possível filtrar também por "Marca" e "Grupo de produto acabado". Para matérias-primas, é possível filtrar por "Marca", "Grupo de matéria-prima" e "Fornecedor".
Utilize essa função para filtrar produtos desativados marcando a caixa de seleção "Mostrar desativados". Após preencher os critérios necessários, clique em "Filtrar" para aplicar o filtro. Para remover os filtros, você pode abrir as configurações e removê-los manualmente ou simplesmente atualizar a página.
Cadastro do produto
Aba "Detalhes":
• Referência: Insira uma referência para o produto ou deixe que o sistema crie automaticamente com base no nome do produto.
• Descrição: Insira o nome do produto.
• Situação: Selecione a situação do produto como Ativo/Desativado. Quando desativado, o produto não poderá ser utilizado nas operações, a menos que seja reativado.
• Ref. fornecedor: Insira, se desejar, a referência do produto no fornecedor. Esta informação é apenas para fins informativos e não possui outras funcionalidades.
• Descrição no fornecedor: Insira, se desejar, a descrição do produto no fornecedor. Esta informação é apenas para fins informativos e não possui outras funcionalidades.
• Comissão %: Insira o percentual de comissão que será gerado aos representantes nas vendas desse produto. Recomenda-se trabalhar com uma das duas opções: comissão no produto ou definir um percentual padrão no registro do representante. Se o percentual estiver preenchido no produto e também no registro do representante, o sistema considerará a comissão definida no registro do representante.
• NCM: Selecione o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) que corresponde ao produto. Se o produto for um kit, selecione o NCM do produto predominante (o de maior valor).
• NVE: Insira o NVE (Nomenclatura do Valor Aduaneiro e Estatísticas) do produto, se aplicável. Essa informação detalha alguns códigos de NCM e tem como objetivo identificar a mercadoria para fins aduaneiros e estatísticos relacionados ao comércio exterior.
• Unidade de medida: Selecione a unidade de medida do produto, por exemplo, metro, quilo, peça, etc.
• Casas decimais para quantidades: Selecione o número de casas decimais para as quantidades do produto. Por exemplo, 0 = 1, 2 = 1,00, 3 = 1,000. Essas são as casas decimais após a vírgula.
• Casas decimais para valores: Selecione o número de casas decimais para os valores do produto. Por exemplo, 2 = R$ 02,50, 3 = R$ 02,500, 4 = R$ 02,5000. Essas são as casas decimais após a vírgula.
• Produto kit/conjunto: Marque essa opção caso o produto seja um kit. Você só poderá marcar/desmarcar essa opção caso o produto não possua nenhuma movimentação de estoque. Produtos kits são desmembrados na ordem de produção, ou seja, durante a produção, os produtos que compõem o kit são fabricados individualmente. Ao finalizar o processo de produção, é possível montar os kits. Para concluir o cadastro do produto kit e trabalhá-lo na produção, é necessário informar na ficha técnica os produtos que compõem o kit.
• Produto compõe kit/conjunto: Marque essa opção caso o produto faça parte de um kit/conjunto e não possa ser vendido separadamente. Essa opção bloqueará a venda de produtos que devem ser vendidos apenas em kits/conjuntos e não separadamente. Você só poderá marcar/desmarcar essa opção caso o produto não possua nenhuma movimentação de estoque.
• Composição: Insira a composição do produto. A composição do produto pode ser informada manualmente aqui ou na aba "Composição", onde é possível informar os tipos de composições pré-cadastrados. Os locais que utilizam essa informação devem buscar primeiro na aba "Composição" e, somente se não encontrarem, utilizar essa descrição manual.
• Galeria de fotos: Clique para adicionar uma ou mais imagens ao produto.
Botão Processos
• Duplicar produto: Clique para duplicar o produto, copiando assim todos os dados para gerar um novo produto. Para duplicar, adicione uma nova "Referência" e "Descrição na fábrica" para o produto duplicado. Marque a opção "Inserir automaticamente o produto nas tabelas de preços" para adicionar o valor do produto nas mesmas tabelas de preço do produto original (com os mesmos valores). Após preencher os campos necessários, clique em "Duplicar" para concluir.
• Importar ficha técnica: Clique se desejar importar a ficha técnica de outro produto para o respectivo produto. Selecione o produto que terá a ficha técnica copiada e marque a opção "Importar também ficha técnica detalhada", caso deseje copiar também os detalhes. (É possível importar apenas fichas técnicas das grades comuns entre os dois produtos). Após preencher todos os dados, clique em "Importar" para concluir.
• Adicionar tabela de preços: Clique para adicionar o produto a uma tabela de preços. Após abrir a tela de inclusão de valores, clique no botão "Adicionar tabela de preços" para abrir um novo campo de preenchimento. Selecione a tabela de preços e insira o "Valor" e "Valor mínimo" do produto.
Depois de adicionar todas as tabelas de preços e valores, clique em para incluir o produto na(s) tabela(s) de preços. Com essa função, você pode incluir o valor de venda dos produtos nas tabelas de preço de forma ágil, sem precisar entrar no menu de custos e tabelas e alterar cada tabela de preços individualmente.
Aba "Grades"
Na aba "Grades", você pode adicionar as grades de cores e tamanhos do produto de três formas diferentes:
1. Manualmente:
2. Utilizando cores e grade de tamanhos:
3. Utilizando grade de cores e grades de tamanhos
• Clique em "Processos" e selecione a opção "Gerar grades".
• Salve para finalizar o processo.
Essas são as funcionalidades disponíveis na aba "Grades" para adicionar, gerenciar e editar as grades de cores e tamanhos do produto.
No botão você encontrará outras opções para executar diferentes ações relacionadas às grades do produto. Aqui está uma explicação de cada opção disponível:
1. Gerar códigos EAN 13:
2. Alterar Custo:
3. Alterar pesos brutos:
4. Descontinuar grades
Os produtos que estiverem com o status Descontínuo significa que estarão disponíveis para faturamento até zerar os estoque dos mesmos. São produtos nos quais não serão mais produzidos, e por isso, não estarão disponíveis em lançamentos de ordem de produção. Quando o estoque do produto zerar, o sistema alterará automaticamente o status do produto para Desativado.
• Escolha a grade na qual você deseja descontinuar, marque a opção relacionada ao produto e em seguida no botão para descontinuar as grades selecionadas.
Caso deseja cancelar a operação, clique no botão
Aba "Estoque mínimo"
Na aba "Estoque Mínimo", você pode definir o estoque mínimo do produto com base no armazenador de estoque e nas grades de cores e tamanhos do produto. Aqui estão as opções disponíveis:
Primeiramente, selecione o armazenador no qual você registrará a quantidade mínima no qual esse produto deverá ter.
2. Por cor:
3. Por tamanho:
Por cor/tamanho:
Aba "Ficha técnica"
Nesta aba, você definirá todos os detalhes relacionados à ficha técnica do produto, incluindo os processos de produção, o consumo de matérias-primas e outras informações específicas.
Sessão "Produção"
• Importar rota de produção: Clique aqui para importar uma rota de produção para o produto. Com a aba aberta, selecione a rota e clique em "Processar" para importar todas as operações da rota. (Este botão só é exibido quando o produto não possui nenhum registro na ficha técnica de produção).
Os seguintes campos são utilizados para adicionar uma operação:
• Descrição: Insira um nome ou descrição para o processo produtivo.
• Cliente: Selecione um cliente caso esse processo seja exclusivo para um cliente específico. Quando uma ordem de produção for gerada, o sistema trará as particularidades do cliente e ajustará a produção de acordo.
• Cor: Selecione uma cor se a operação for exclusiva para uma cor específica.
• Tamanho: Selecione um tamanho se a operação for exclusiva para um tamanho específico. É necessário selecionar uma cor antes de adicionar o tamanho.
• Tipo de operação: Selecione se a operação é interna ou externa. Essa informação é apenas para fins informativos e não afeta o lançamento nas células de produção.
• Sequência: Insira um número de sequência desta operação na ordem de produção.
• Valor de custo: Insira o valor de custo da operação. Esse valor impactará no custo interno do produto e também na atualização do custo da grade do produto pela ficha técnica.
• Qtd. Operadores: Insira a quantidade mínima de operadores necessários para realizar a operação.
• Operação: Selecione a operação que deseja incluir na ficha de produção.
• Tempo: Insira o tempo necessário para realizar a operação em uma peça. (O tempo deve ser informado nas operações para gerar o tempo estimado do produto nas ordens de produção). Caso a operação possua micro operações, é possível inserir o tempo referente a cada micro operação e o sistema fará a soma automaticamente, gerando o tempo total.
• Recurso: Selecione o recurso necessário para realizar a operação.
• Célula padrão: Informe a célula padrão que tem prioridade na produção dessa operação. A célula selecionada nesse campo será utilizada como base para o sistema gerar o tempo estimado de produção do respectivo produto nas ordens de produção.
Após preencher os campos, salve para registrar a operação na lista de operações.
Sessão "Consumo"
• Criar ficha técnica particular para cliente: Em casos em que os detalhes do produto variam de acordo com o cliente, como o consumo de matérias-primas e as operações envolvidas, você pode criar uma ficha técnica particular para o cliente.
• Clique neste botão e selecione uma "Ficha técnica de origem" que será copiada, e selecione o "Cliente destino" para o qual a ficha técnica será criada.
Ao utilizar essa função, uma cópia da ficha técnica de produção (operações) também será criada e vinculada ao respectivo cliente.
Abaixo do botão de criação da ficha técnica particular para o cliente, você encontrará um seletor de "Ficha técnica de consumo", onde você pode escolher qual ficha técnica de consumo deseja visualizar ou alterar (a ficha técnica comum é a padrão do produto e será usada para clientes que não possuem uma ficha técnica particular).
• Importar produtos de consumo: Clique no símbolo ao lado do botão para obter informações sobre o funcionamento dessa ferramenta e quando ela deve ser utilizada.
• Incluir consumo de matéria-prima Processo de produção: Selecione o processo de produção ao qual deseja adicionar o consumo. É necessário que as operações estejam registradas na aba "Produção" da ficha técnica.
• Grupo de matéria-prima: Este campo permite filtrar os produtos na seleção de matéria-prima por grupo. Ao selecionar "Todos", todas as matérias-primas serão exibidas, independentemente do grupo. No entanto, se você deseja filtrar por um grupo específico, selecione-o e apenas os produtos desse grupo serão exibidos, facilitando a busca dos consumos.
• Produto (Consumo): Selecione o produto (matéria-prima) que deseja incluir na ficha técnica de consumo do produto em questão.
• Cor (Consumo): Selecione a cor do produto (matéria-prima) selecionado anteriormente que deseja incluir na ficha técnica de consumo do produto em questão. Existe a opção de "Cores relacionadas ao produto", que permite conciliar as grades de cores do produto de consumo com as grades de cores do produto em questão. Isso evita ter que registrar uma cor de cada vez.
As cores que não possuem grades correspondentes não serão incluídas no consumo.
• Tamanho (Consumo): Selecione o tamanho do produto de consumo (matéria-prima) selecionado anteriormente que deseja incluir na ficha técnica de consumo do produto em questão.
Em seguida, serão exibidas as grades de tamanho do produto em questão. Informe a quantidade da matéria-prima selecionada anteriormente que será consumida em cada tamanho do produto.
• Observação: Marque as caixas de seleção das cores para as quais deseja registrar o consumo.
• Registrar consumo para as cores selecionadas abaixo: Marque as caixas de seleção das cores do produto em que deseja incluir o consumo selecionado. Após selecionar a matéria-prima e marcar as cores para registro do consumo, clique no botão "Registrar consumo para as cores selecionadas abaixo". Isso irá pré-registrar o consumo em uma lista, mas não saia da página, pois o registro ainda não foi concluído.
A lista "Consumos registrados para serem salvos" exibirá todos os consumos pré-registrados. Se desejar cancelar ou excluir um consumo, clique no botão
Você pode alterar as quantidades de consumo antes de salvar, clicando diretamente na quantidade atual e fazendo a alteração. O campo está livre para alteração/preenchimento enquanto os consumos estiverem no estado de pré-registro. O pré-registro é como um rascunho, onde você pode conferir e alterar os consumos antes de salvar.
Clique na cor para exibir os registros de consumo dela. Após conferir todos os consumos pré-registrados e confirmar sua autenticidade, clique em "SALVAR CONSUMOS REGISTRADOS" para salvar e concluir a inclusão das matérias-primas de consumo.
Depois de salvar o consumo, você pode excluí-lo da ficha de consumo clicando no botão ou editar clicando no botão . Ao clicar no botão de edição do consumo registrado, você poderá alterar o "Processo de produção" em que o produto de consumo será utilizado, além de poder alterar o "Produto de consumo", "Cor", "Tamanho" e a "Quantidade de consumo". Após fazer as alterações, clique em "Salvar" para confirmar.
O consumo registrado afetará o valor de custo do produto, somando-se aos valores de produção. Também terá impacto na produção, permitindo a baixa automática das matérias-primas que serão consumidas na produção.
Aba "Composição"
Nesta aba, você pode cadastrar a composição dos produtos e inserir símbolos de etiquetas no produto. Os símbolos de etiquetas estão relacionados à etiqueta de composição, que permite a impressão dos modelos de etiquetas padrões do sistema Dapic.
• Visualizar composições: Clique neste botão para visualizar as composições e os símbolos de etiquetas de todas as cores.
• Cores/Combinações de composições: Selecione uma cor se a composição for exclusiva para essa cor. Se a opção "Todas" estiver selecionada, a mesma composição será registrada para todas as cores do produto. Clique no "x" para cancelar a seleção.
• Composição: Selecione uma composição a partir das opções disponíveis.
• Percentual: Insira o percentual da composição selecionada anteriormente que você deseja incluir no produto. O valor não pode ultrapassar 100%.
• Símbolos de etiqueta: Selecione o símbolo de etiqueta desejado e clique em "Salvar" para registrar o símbolo. Caso queira excluir um símbolo de etiqueta, clique no botão de exclusão localizado no canto da imagem da etiqueta.
Aba "Localização"
Nesta aba, você pode registrar a localização do produto no estoque, utilizando caracteres alfanuméricos (com um limite máximo de 20 caracteres) para criar a identificação da localização. Existem três formas de registrar a localização:
• Exemplo de localização: C07 P010 F114, significa: - Corredor: 07 - Prateleira: 010 - Fileira: 0114
Após preencher os dados, salve para registrar e acomodar a localização na lista logo abaixo dos campos de preenchimento
• Imprimir: Clique neste botão para imprimir a localização do produto e suas variações
Aba "Fiscal"
Configure os dados fiscais do produto para a emissão.
É importante contar com a assistência do contador para preencher corretamente os dados fiscais do produto para a emissão da NF-e.
NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica): Configure os dados fiscais do produto para a emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica. As informações não preenchidas serão substituídas pelas informações de NFC-e no cadastro da empresa.
Informe as seguintes tributações através dos seletores:
É importante contar com a assistência do contador para preencher corretamente os dados fiscais do produto para a emissão da NFC-e / CF-e
Sessão "Sped"
SPED (Sistema Público de Escrituração Digital):
Na aba SPED, selecione o Tipo do item para o SPED, o CST do ICMS e o CSOSN do produto.
Essas informações serão utilizadas para a geração do arquivo SPED.
Sessão "Conversões para notas de exportação"
Se necessário, registre conversões para notas de exportação. Para incluir conversões, o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) do produto deve ter a unidade de medida para exportação informada em seu registro.
A conversão pode ser registrada de três formas:
Aba "Loja Virtual"
Essas configurações permitem personalizar e adequar as informações do produto à sua loja virtual. Lembre-se de utilizar as opções disponíveis de acordo com a plataforma que você está integrado.
Aba "Acabado"
Após cadastrar um "Produto", é necessário especificar em qual categoria esse produto se enquadra em seu estoque. Pode ser uma matéria-prima, um produto acabado ou até mesmo uma vinculação em ambas as categorias, se necessário. Uma vez que o produto esteja vinculado a uma categoria, não é possível desfazer essa vinculação. Para vincular o produto a uma categoria, clique no botão "Produto acabado", preencha as informações solicitadas e, em seguida, salve.
Dessa forma, a vinculação será criada .
Para vincular o produto como produto acabado, siga os passos abaixo:
• Gênero: Selecione o gênero do produto.
• Tipo: Escolha entre "Produto final" ou "Peça piloto".
• Coleção: Selecione a coleção do produto.• Marca: Escolha a marca do produto.• Grupo do produto: Selecione um grupo de produtos acabados para vinculá-lo.• Linha: Selecione a linha do produto (por exemplo: fitness, esportiva, casual, etc.).• Atualização automática do custo: Selecione o tipo de atualização do valor de custo do produto. Recomendamos utilizar a opção "Não atualizar", pois a atualização automática requer que todos os produtos sejam finalizados simultaneamente na produção, o que pode limitar e dificultar o uso do módulo de produção.• Não atualizar: O custo da grade pode ser informado manualmente ou você pode utilizar o processo "Atualizar custos" na aba "Grades".• Custo médio da ordem de produção: Ao finalizar o processo de produção, serão apresentados os resultados dos valores consumidos em comparação com os valores previstos. A diferença gera um índice que é calculado com base na quantidade que está sendo finalizada na produção. O valor atualizado será uma média entre o "Saldo atual x Custo atual" e "Quantidade produzida x Custo da Produção". Para obter mais informações sobre o custo médio, consulte o menu "Ordem de produção" no manual, na seção "Atualização de custo".• Finalidade do produto: Selecione a finalidade do produto.
3. Após preencher todos os dados, clique em "Salvar" para vincular o produto como produto acabado.