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6. Como controlar a produção?

Controlando a produção

1. Acesse no menu Produção >> Ordem de produção

A tela de controle de produção é onde são realizadas as movimentações dos produtos para as células de produção. Acesse esta tela clicando no botão  na aba "Produtos" da ordem de produção



     Acompanhamento permite abrir em uma nova guia do navegador o menu "Produção >> Acompanhamento" com a ordem de produção já selecionada e acompanhar todo o processo da ordem de produção.

    Consulta de produção direciona para o menu "Produção >> Consulta de produção"

     Imprimir permite imprimir relatórios como "Ordem de produção unificada por cor", "Ordem de produção unificada por referência", "Ordem de produção detalhada" e "Ordem de produção - Previsão de consumo".

     Permite inserir os códigos de barras EAN 13, os códigos de barras da grade do produto e os códigos de barras internos (ordem de produção) para conferência. Cada código inserido será considerado como uma unidade do produto conferida e refletirá na coluna de "Conferência". Isso pode ser útil para confirmar as quantidades que entrarão no estoque, especialmente ao finalizar os produtos.

      Enviando o produto para a célula de produção


      • Início de produção: Insira a data e hora do início da produção. Por padrão, o sistema filtra a data atual.

      • Selecione a célula para a qual o produto será enviado para produção. 

      As células são organizadas com base na sequência de operações cadastradas na ficha técnica do produto. Se houver células com o mesmo número de sequência, significa que há mais de uma opção de célula para realizar a operação. 

      Você pode selecionar a célula desejada. É possível preencher as células em massa clicando no botão  no cabeçalho e selecionando a primeira célula para preencher todos os campos de "Célula". 

      As células exibidas dependem das operações definidas na ficha técnica do produto.


      • Custo unitário: Essa coluna exibe o custo unitário por operação registrado na ficha técnica do produto. Se a célula selecionada for interna, o campo estará bloqueado para edição. Se for uma célula externa (serviço terceirizado/facção), o campo "Custo unit." poderá ser editado, pois será possível gerar uma conta a pagar para a facção posteriormente. É possível preencher o custo unitário em massa clicando no botão no cabeçalho e selecionando a primeira célula para preencher todos os campos de "Custo unit.".

       Previsão: Insira a previsão de conclusão da operação. Para células externas, esse campo será preenchido na etapa de "Facções externas".

      • Conferência: Essa função permite fazer uma conferência dos produtos antes de enviá-los para a operação na célula. Você pode conferir os produtos inserindo as quantidades na coluna "Conferência" ou digitando os códigos de barras no campo "Código de barras conferência".

      Depois de configurar os campos para o envio dos produtos às células, clique no botão "Prosseguir" ou pressione o botão F9 do seu teclado para avançar para a próxima etapa (ou clique no título da próxima etapa). 


      Se esta célula de produção a qual você escolher é o serviço de uma facção externa (serviços terceirizados), o sistema exibirá um campo para você preencher o documento de saída de mão de obra. Se todas as operações relacionadas aos produtos forem realizadas em células internas, você pode simplesmente clicar em "Prosseguir" ou pressionar o botão F9 do seu teclado para avançar para a próxima etapa.


      • Situação em que a célula de produção é uma facção externa:


      • Situação em que a célula de produção não é uma facção externa:


      No campo "Documento", você deve inserir um código para o documento de saída de mão de obra ou deixar o campo em branco para que o sistema gere automaticamente o código. Em seguida, no campo "Data de envio", você precisa inserir a data e hora em que os produtos serão enviados para a facção. O sistema filtrará automaticamente a data atual, mas você pode editar o campo livremente.

      Além disso, é obrigatório informar a "Previsão de retorno", ou seja, a data e hora estimadas para o retorno dos produtos. Após concluir a configuração do documento de saída de mão de obra externa, clique no botão "Prosseguir" ou no título da próxima etapa para continuar.

      O documento gerado ao enviar os produtos para uma facção externa é registrado e armazenado no menu "Produção >> Saída de mão de obra". Nesse local, você pode visualizar informações sobre as saídas de mão de obra para facções (serviços terceirizados).

      Após concluir a saída, você poderá emitir a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) de remessa no menu "Fiscal >> Nota Fiscal". Para isso, é necessário importar os produtos/m matérias-primas de uma saída de mão de obra e vincular a facção correta na NF-e para importar os produtos.

      Você também pode emitir o relatório gerencial "Produtos das saídas de mão de obra", que está localizado no menu "Relatórios >> Produção >> Mão de obra >> Produtos das saídas de mão de obra". Esse relatório é útil para auxiliar no controle das saídas para mão de obra.

      Quando os produtos são enviados para facções externas, eles ficam ocultos no controle de produção até que o retorno dos produtos para a fábrica seja gerado, ou seja, até a conclusão da operação. Para efetuar o retorno da mão de obra, você deve acessar o menu "Produção >> Retorno da mão de obra". Para obter mais informações sobre como realizar essa operação, consulte na central de ajuda clicando aqui.




      Na aba "Conclusão de Serviço", você deverá informar a qualidade do serviço prestado pela última célula, ou seja, a conclusão do serviço anterior. Nessa tela, você deve apontar os defeitos e segundas linhas que ocorreram na última operação realizada. Além disso, você poderá informar o tempo gasto em cada operação, e essas informações serão incluídas no campo "Tempo realizado" da ordem de produção.

      No campo "Término da produção", você deve inserir a data e hora de término da operação realizada para o produto. Você pode inserir essa informação individualmente para cada produto ou preencher em massa. Para preencher em massa, basta informar a data e hora no campo "Término da produção" localizado no topo da tela e clicar no botão correspondente, que fica em frente aos campos de preenchimento.

      Se não houver nenhum serviço (operação finalizada) para concluir, você pode prosseguir para a próxima etapa.



      Os produtos são exibidos e organizados em grupos na tela de conclusão de serviço, divididos por referência e operação de conclusão. Em frente de cada grupo, há um botão que permite ocultar ou exibir todos os produtos do grupo.

      Em "Tipo", você deve selecionar a conclusão da operação para cada produto. Clique no seletor abaixo de cada produto e escolha o tipo adequado.


      O tipo inicialmente será "Normal", mas você pode alterá-lo conforme necessário. Se desejar alterar apenas algumas peças, como defeitos ou segundas linhas, clique no botão correspondente. Isso exibirá outro campo para seleção de tipo e quantidade. No novo seletor, escolha o tipo desejado e a quantidade de produtos.


      Em "Quantidade", insira a quantidade de produtos produzidos após a operação. O sistema preencherá automaticamente a quantidade de produtos planejada anteriormente, mas você pode inserir outras quantidades, se necessário.

      No campo "Tempo", insira o tempo médio gasto na produção de cada operação. O tempo pode ser inserido individualmente para cada produto ou pode ser informado o tempo total do produto no seletor localizado no topo da tela de conclusão de operação. O tempo total informado é distribuído entre as cores e tamanhos proporcionalmente às quantidades de cada variação do produto.

      Quando é apontado um defeito ou segunda linha, a opção "Compensar" é desbloqueada. Se desejar compensar as peças defeituosas ou de segunda linha, ative essa opção. Isso incluirá novos itens na ordem de produção para compensar a quantidade em falta do respectivo produto. Caso não pretenda compensar, basta deixar a opção desativada.


      Você também pode adicionar observações para cada produto no campo "Observação", se desejar.

      Após concluir o serviço, basta prosseguir para a próxima etapa.

      É importante mencionar que quando um produto é enviado para ser submetido a uma operação em uma facção, a conclusão do serviço é feita no momento do retorno dos produtos no menu "Produção >> Retorno da mão de obra". Portanto, nesse caso, a conclusão do serviço já estará pronta e não será necessário preencher mais informações, apenas avançar para a próxima etapa.


      Na etapa de materiais, você realizará a baixa das matérias-primas na ordem de produção. A quantidade de matéria-prima exigida será de acordo com o consumo configurado em cada etapa do processo de operação dos produtos.


      Na coluna "Saldo", você poderá visualizar a quantidade disponível do material que já foi retirado do estoque e incluído no saldo da ordem de produção. Na coluna "Necessária", será informada a quantidade necessária da respectiva matéria-prima para realizar a operação no produto.

      É obrigatório separar (importar) a matéria-prima para efetuar a baixa na ordem de produção ao realizar a operação. No entanto, se a matéria-prima não estiver configurada para controlar o estoque na ficha técnica dos produtos acabados, não será necessário separá-la, e o sistema não exigirá sua presença para realizar a operação. Nesse caso, você precisará realizar manualmente a entrada e baixa da matéria-prima na aba de "Materiais".

      Na coluna "Retirar", você deve inserir a quantidade da matéria-prima que deseja retirar e dar baixa na ordem de produção. A quantidade a ser retirada não pode ser inferior à quantidade necessária, e é necessário ter saldo disponível da matéria-prima na ordem de produção. O sistema preencherá automaticamente o campo "Retirar" com a quantidade necessária, mas você pode editá-lo caso deseje (lembrando que o saldo deve ser igual ou superior à quantidade necessária).

      Após realizar as configurações, você poderá prosseguir para a próxima etapa. Se não houver quantidades necessárias de matérias-primas para realizar a operação, basta prosseguir para a próxima etapa que é a finalização.


      Para finalizar a produção de um produto no sistema da indústria de confecção, siga os passos abaixo:

      1. Acesse a tela de "Controle de produção".
      2. Na etapa "Células produtos", localize a coluna "Produto" e clique no cabeçalho para marcar ou desmarcar todos os produtos como finalizados.
      3. Preencha os produtos que foram finalizados e prossiga para as etapas restantes até chegar na etapa de "Finalização".
      4. Certifique-se de que todos os produtos passaram por pelo menos uma célula, pois o botão de finalização ficará bloqueado caso contrário. Se houver produtos que utilizam a opção "Custo médio na ordem de produção" no campo "Atualização automática do custo" do cadastro do produto, é obrigatório que todos os produtos sejam finalizados simultaneamente.
      5. Na etapa de finalização, todos os produtos que estão sendo finalizados serão listados. Você pode ocultar ou exibir as informações de cada produto/grade usando o botão [mostrar/ocultar informações].
      6. Preencha as informações necessárias para cada produto/grade conforme as instruções a seguir:
        • • Tipo: Selecione o tipo do produto finalizado, podendo ser "Normal" (produtos acabados dentro dos parâmetros) ou "Segunda linha" (produtos acabados com pequenos defeitos).

        • Armazenador: Selecione em qual armazenador os produtos finalizados serão movimentados automaticamente. Cada produto possui um campo para seleção de armazenador, e é possível multiplicar esse campo clicando no botão quando houver a necessidade de vincular o mesmo produto a mais de um armazenador. Também é possível alterar o armazenador de todos os produtos finalizados de uma só vez usando o seletor de preenchimento em massa. Para isso, selecione o armazenador desejado em "Modificar o armazenador de todos produtos" e clique no botão  ao lado do seletor.



        • Variação: Se o produto possui uma variação de estoque existente, selecione-a neste seletor.
        • Quantidade: Insira a quantidade finalizada do respectivo produto. O sistema preencherá automaticamente esse campo com a quantidade estipulada anteriormente, mas você pode editá-lo, se necessário.
        • Observação: Campo livre para preenchimento de observações adicionais.

      Após preencher todos os campos necessários, clique em "Prosseguir" para avançar para a última etapa, "Atualização de custo".
       


      A etapa de atualização de custo tem a função de gerar um índice que reflete a diferença entre o valor previsto e o valor realizado na ordem de produção. O sistema calcula os gastos da ordem de produção, incluindo operações e consumo de matérias-primas, e compara com o valor previsto, que é estabelecido com base nas fichas técnicas dos produtos. Esse índice pode ser positivo, quando o valor realizado é maior que o previsto, aumentando assim o valor de custo do produto, ou negativo, quando o valor consumido é menor que o previsto, reduzindo o valor de custo do produto. Esse índice é aplicado apenas nas quantidades de produtos que possuem a opção "Custo médio na ordem de produção" ativada no cadastro.


      Durante a etapa de atualização de custo, é extremamente importante que o produto tenha todas as informações preenchidas corretamente na ficha técnica, como o consumo das matérias-primas, os custos das matérias-primas e os custos das operações de produção. Essas informações são essenciais para o cálculo correto.

      Para garantir que os cálculos sejam precisos, é recomendado informar o destino das matérias-primas caso haja saldo positivo após a finalização da ordem de produção, indicando se houve sobra, perda ou consumo excedente.

      As informações de atualização de custo são exibidas ao finalizar os produtos. Se a ordem de produção contiver produtos com o custo médio ativado, é obrigatório finalizar todos os produtos simultaneamente. Na tela, os resultados previstos e realizados de quantidades e valores de consumo de matéria-prima e custos das operações são exibidos separadamente, além dos totais.

      Para visualizar as informações das atualizações de custo, clique no botão "Imprimir lista dos produtos". E para finalizar os produtos e atualizar os custos, clique em "Processar".

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