6. Como controlar a produção?
0 pessoas amaramControlando a produção
1. Acesse no menu Produção >> Ordem de produção
A tela de controle de produção é onde são realizadas as movimentações dos produtos para as células de produção. Acesse esta tela clicando no botão na aba "Produtos" da ordem de produção
Enviando o produto para a célula de produção
As células são organizadas com base na sequência de operações cadastradas na ficha técnica do produto. Se houver células com o mesmo número de sequência, significa que há mais de uma opção de célula para realizar a operação.
Você pode selecionar a célula desejada. É possível preencher as células em massa clicando no botão no cabeçalho e selecionando a primeira célula para preencher todos os campos de "Célula".
As células exibidas dependem das operações definidas na ficha técnica do produto.
Depois de configurar os campos para o envio dos produtos às células, clique no botão "Prosseguir" ou pressione o botão F9 do seu teclado para avançar para a próxima etapa (ou clique no título da próxima etapa).
Se esta célula de produção a qual você escolher é o serviço de uma facção externa (serviços terceirizados), o sistema exibirá um campo para você preencher o documento de saída de mão de obra. Se todas as operações relacionadas aos produtos forem realizadas em células internas, você pode simplesmente clicar em "Prosseguir" ou pressionar o botão F9 do seu teclado para avançar para a próxima etapa.
• Situação em que a célula de produção é uma facção externa:
• Situação em que a célula de produção não é uma facção externa:
No campo "Documento", você deve inserir um código para o documento de saída de mão de obra ou deixar o campo em branco para que o sistema gere automaticamente o código. Em seguida, no campo "Data de envio", você precisa inserir a data e hora em que os produtos serão enviados para a facção. O sistema filtrará automaticamente a data atual, mas você pode editar o campo livremente.
Além disso, é obrigatório informar a "Previsão de retorno", ou seja, a data e hora estimadas para o retorno dos produtos. Após concluir a configuração do documento de saída de mão de obra externa, clique no botão "Prosseguir" ou no título da próxima etapa para continuar.
O documento gerado ao enviar os produtos para uma facção externa é registrado e armazenado no menu "Produção >> Saída de mão de obra". Nesse local, você pode visualizar informações sobre as saídas de mão de obra para facções (serviços terceirizados).
Após concluir a saída, você poderá emitir a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) de remessa no menu "Fiscal >> Nota Fiscal". Para isso, é necessário importar os produtos/m matérias-primas de uma saída de mão de obra e vincular a facção correta na NF-e para importar os produtos.
Você também pode emitir o relatório gerencial "Produtos das saídas de mão de obra", que está localizado no menu "Relatórios >> Produção >> Mão de obra >> Produtos das saídas de mão de obra". Esse relatório é útil para auxiliar no controle das saídas para mão de obra.
Quando os produtos são enviados para facções externas, eles ficam ocultos no controle de produção até que o retorno dos produtos para a fábrica seja gerado, ou seja, até a conclusão da operação. Para efetuar o retorno da mão de obra, você deve acessar o menu "Produção >> Retorno da mão de obra". Para obter mais informações sobre como realizar essa operação, consulte na central de ajuda clicando aqui.
Na aba "Conclusão de Serviço", você deverá informar a qualidade do serviço prestado pela última célula, ou seja, a conclusão do serviço anterior. Nessa tela, você deve apontar os defeitos e segundas linhas que ocorreram na última operação realizada. Além disso, você poderá informar o tempo gasto em cada operação, e essas informações serão incluídas no campo "Tempo realizado" da ordem de produção.
No campo "Término da produção", você deve inserir a data e hora de término da operação realizada para o produto. Você pode inserir essa informação individualmente para cada produto ou preencher em massa. Para preencher em massa, basta informar a data e hora no campo "Término da produção" localizado no topo da tela e clicar no botão correspondente, que fica em frente aos campos de preenchimento.
Se não houver nenhum serviço (operação finalizada) para concluir, você pode prosseguir para a próxima etapa.
Os produtos são exibidos e organizados em grupos na tela de conclusão de serviço, divididos por referência e operação de conclusão. Em frente de cada grupo, há um botão que permite ocultar ou exibir todos os produtos do grupo.
Em "Tipo", você deve selecionar a conclusão da operação para cada produto. Clique no seletor abaixo de cada produto e escolha o tipo adequado.
O tipo inicialmente será "Normal", mas você pode alterá-lo conforme necessário. Se desejar alterar apenas algumas peças, como defeitos ou segundas linhas, clique no botão correspondente. Isso exibirá outro campo para seleção de tipo e quantidade. No novo seletor, escolha o tipo desejado e a quantidade de produtos.
Em "Quantidade", insira a quantidade de produtos produzidos após a operação. O sistema preencherá automaticamente a quantidade de produtos planejada anteriormente, mas você pode inserir outras quantidades, se necessário.
No campo "Tempo", insira o tempo médio gasto na produção de cada operação. O tempo pode ser inserido individualmente para cada produto ou pode ser informado o tempo total do produto no seletor localizado no topo da tela de conclusão de operação. O tempo total informado é distribuído entre as cores e tamanhos proporcionalmente às quantidades de cada variação do produto.
Quando é apontado um defeito ou segunda linha, a opção "Compensar" é desbloqueada. Se desejar compensar as peças defeituosas ou de segunda linha, ative essa opção. Isso incluirá novos itens na ordem de produção para compensar a quantidade em falta do respectivo produto. Caso não pretenda compensar, basta deixar a opção desativada.
Você também pode adicionar observações para cada produto no campo "Observação", se desejar.
Após concluir o serviço, basta prosseguir para a próxima etapa.
É importante mencionar que quando um produto é enviado para ser submetido a uma operação em uma facção, a conclusão do serviço é feita no momento do retorno dos produtos no menu "Produção >> Retorno da mão de obra". Portanto, nesse caso, a conclusão do serviço já estará pronta e não será necessário preencher mais informações, apenas avançar para a próxima etapa.
Na etapa de materiais, você realizará a baixa das matérias-primas na ordem de produção. A quantidade de matéria-prima exigida será de acordo com o consumo configurado em cada etapa do processo de operação dos produtos.
Na coluna "Saldo", você poderá visualizar a quantidade disponível do material que já foi retirado do estoque e incluído no saldo da ordem de produção. Na coluna "Necessária", será informada a quantidade necessária da respectiva matéria-prima para realizar a operação no produto.
É obrigatório separar (importar) a matéria-prima para efetuar a baixa na ordem de produção ao realizar a operação. No entanto, se a matéria-prima não estiver configurada para controlar o estoque na ficha técnica dos produtos acabados, não será necessário separá-la, e o sistema não exigirá sua presença para realizar a operação. Nesse caso, você precisará realizar manualmente a entrada e baixa da matéria-prima na aba de "Materiais".
Na coluna "Retirar", você deve inserir a quantidade da matéria-prima que deseja retirar e dar baixa na ordem de produção. A quantidade a ser retirada não pode ser inferior à quantidade necessária, e é necessário ter saldo disponível da matéria-prima na ordem de produção. O sistema preencherá automaticamente o campo "Retirar" com a quantidade necessária, mas você pode editá-lo caso deseje (lembrando que o saldo deve ser igual ou superior à quantidade necessária).
Após realizar as configurações, você poderá prosseguir para a próxima etapa. Se não houver quantidades necessárias de matérias-primas para realizar a operação, basta prosseguir para a próxima etapa que é a finalização.
Para finalizar a produção de um produto no sistema da indústria de confecção, siga os passos abaixo:
- Acesse a tela de "Controle de produção".
- Na etapa "Células produtos", localize a coluna "Produto" e clique no cabeçalho para marcar ou desmarcar todos os produtos como finalizados.
- Preencha os produtos que foram finalizados e prossiga para as etapas restantes até chegar na etapa de "Finalização".
- Certifique-se de que todos os produtos passaram por pelo menos uma célula, pois o botão de finalização ficará bloqueado caso contrário. Se houver produtos que utilizam a opção "Custo médio na ordem de produção" no campo "Atualização automática do custo" do cadastro do produto, é obrigatório que todos os produtos sejam finalizados simultaneamente.
- Na etapa de finalização, todos os produtos que estão sendo finalizados serão listados. Você pode ocultar ou exibir as informações de cada produto/grade usando o botão [mostrar/ocultar informações].
- Preencha as informações necessárias para cada produto/grade conforme as instruções a seguir:
- • Tipo: Selecione o tipo do produto finalizado, podendo ser "Normal" (produtos acabados dentro dos parâmetros) ou "Segunda linha" (produtos acabados com pequenos defeitos).
- • Armazenador: Selecione em qual armazenador os produtos finalizados serão movimentados automaticamente. Cada produto possui um campo para seleção de armazenador, e é possível multiplicar esse campo clicando no botão quando houver a necessidade de vincular o mesmo produto a mais de um armazenador. Também é possível alterar o armazenador de todos os produtos finalizados de uma só vez usando o seletor de preenchimento em massa. Para isso, selecione o armazenador desejado em "Modificar o armazenador de todos produtos" e clique no botão ao lado do seletor.
- Variação: Se o produto possui uma variação de estoque existente, selecione-a neste seletor.
- Quantidade: Insira a quantidade finalizada do respectivo produto. O sistema preencherá automaticamente esse campo com a quantidade estipulada anteriormente, mas você pode editá-lo, se necessário.
- Observação: Campo livre para preenchimento de observações adicionais.
A etapa de atualização de custo tem a função de gerar um índice que reflete a diferença entre o valor previsto e o valor realizado na ordem de produção. O sistema calcula os gastos da ordem de produção, incluindo operações e consumo de matérias-primas, e compara com o valor previsto, que é estabelecido com base nas fichas técnicas dos produtos. Esse índice pode ser positivo, quando o valor realizado é maior que o previsto, aumentando assim o valor de custo do produto, ou negativo, quando o valor consumido é menor que o previsto, reduzindo o valor de custo do produto. Esse índice é aplicado apenas nas quantidades de produtos que possuem a opção "Custo médio na ordem de produção" ativada no cadastro.
Durante a etapa de atualização de custo, é extremamente importante que o produto tenha todas as informações preenchidas corretamente na ficha técnica, como o consumo das matérias-primas, os custos das matérias-primas e os custos das operações de produção. Essas informações são essenciais para o cálculo correto.
Para garantir que os cálculos sejam precisos, é recomendado informar o destino das matérias-primas caso haja saldo positivo após a finalização da ordem de produção, indicando se houve sobra, perda ou consumo excedente.
As informações de atualização de custo são exibidas ao finalizar os produtos. Se a ordem de produção contiver produtos com o custo médio ativado, é obrigatório finalizar todos os produtos simultaneamente. Na tela, os resultados previstos e realizados de quantidades e valores de consumo de matéria-prima e custos das operações são exibidos separadamente, além dos totais.
Para visualizar as informações das atualizações de custo, clique no botão "Imprimir lista dos produtos". E para finalizar os produtos e atualizar os custos, clique em "Processar".