Clique aqui para fazer o acompanhamento passo a passo

Como registrar um retorno de mão de obra?

Retorno de Mão de Obra

1. Acesse: Menu >> Produção >> Retorno de mão de obra


Registrando uma saída de mão de obra: 
Além de editar retornos e acompanhar as mesmas, você também pode criar novos retornos. Para efetuar um retorno para mão de obra livre, clique no botão "Novo" e siga as instruções:

1. Código: Insira o código do documento do retorno de mão de obra ou deixe em branco para que o sistema gere o código automaticamente (O número do documento gerado automaticamente

2. Código Externo: Insira o código externo documento do retorno de mão de obra caso desejar.

3. Facção: Selecione para qual facção será feita o retorno da mão de obra. 

4. Em seguida, escolha o lote de saída de mão de obra que será retornado no campo "Saída da mão de obra" (você pode identificar a saída pelo número do documento e data). Todos os produtos incluídos nesse lote serão exibidos.



Produtos do retorno da mão de obra: 
Para cada grupo de produtos, você pode ocultar ou exibir os produtos clicando no botão

1. Selecione o tipo de conclusão da operação para cada produto, clicando no seletor abaixo de cada produto ou escolhendo o tipo no campo "Preencher todos os tipos de retorno" e, em seguida, clique no botão para preencher o tipo para todos os produtos.

2. No campo "Retorno", insira a quantidade de produtos que está sendo retornada. O sistema preencherá automaticamente a quantidade de produtos pendentes de retorno, mas você pode inserir outras quantidades, se necessário.


Ao lado do nome do produto, há uma coluna de totais de retorno que indica a quantidade de produtos retornados.

Clicando no cabeçalho dessa coluna, todos os campos de "Retorno" dos produtos serão preenchidos automaticamente com as quantidades pendentes. O tipo é definido como "Normal", mas você pode alterá-lo, se necessário. Se você deseja informar que apenas algumas peças estão com defeito ou são de segunda linha, clique no botão . Isso exibirá outro campo para selecionar o tipo e a quantidade de produtos retornados. Se você informar algum defeito, o campo "Desconto" será liberado, permitindo que você insira o valor de desconto unitário a ser deduzido na conta a pagar para a facção.

No campo "Tempo", você pode inserir o tempo médio gasto na produção de cada operação. O tempo pode ser inserido individualmente para cada variação do produto ou você pode informar o tempo total do produto no seletor localizado ao lado direito do nome do produto. Esse tempo total será distribuído proporcionalmente entre as cores e tamanhos, de acordo com as quantidades de cada variação do produto.

No campo "Custo", você pode editar o custo final do serviço, permitindo informar um valor diferente do previsto na saída da mão de obra. Os campos de custo serão preenchidos automaticamente com os valores registrados na saída da mão de obra, mas você pode alterá-los, se necessário.

Após configurar todos os produtos que estão sendo retornados, clique em "Salvar". Em seguida, o campo "Produtos retornados" será exibido na parte inferior da tela para concluir o retorno.

Na coluna "Concluir", clique no botão "Concluir" para finalizar o retorno do produto. Você também pode clicar no cabeçalho da coluna para preencher todos os botões de uma só vez. A coluna "Compensar" é habilitada apenas quando há produtos retornados com defeito. Marque os botões individualmente ou em massa, clicando no cabeçalho, se desejar incluir novos itens na ordem de produção para compensar a quantidade de produtos retornados com defeito. Se precisar excluir algum produto da conclusão, clique no botão .



Após preencher os campos, clique em "Concluir" para finalizar a conclusão do serviço.

Se você retornar quantidades menores do que as enviadas para a facção, será exibida a tela de "Retorno Parcial". Se desejar retornar as peças pendentes posteriormente, clique em "Parcial". Se quiser concluir o retorno com a quantidade menor, clique em "Definitivo" (leia as informações na tela).

Observações:

• Se a quantidade de retorno for maior do que a quantidade enviada na saída, o valor da conta a pagar para a facção também será maior (o valor de custo unitário da operação é multiplicado pela quantidade de peças retornadas).

• O valor do desconto referente a defeitos também é enviado para o financeiro, gerando um desconto no pagamento da facção.

• Produtos vinculados a ordens de produção retornam para a ordem de produção com o status "retornado" ao confirmar os retornos. Se for necessário cancelar o retorno, será necessário reverter o processo de produção na ordem de produção.

• A entrada no estoque de produtos retornados da facção sem vínculos com ordens de produção deve ser feita manualmente no menu "Estoque >> Movimentação de estoque". Para desfazer o retorno de saídas sem vínculos com ordens de produção, clique no botão .

• Ao finalizar o retorno da mão de obra externa, o sistema automaticamente disponibiliza a opção de gerar a conta a pagar referente à operação prestada pela facção no menu "Financeiro > Gerar conta de facção".


Retornando os materiais (matérias primas)

  1. No campo "Material da saída de mão de obra", selecione a matéria-prima que será retornada (somente as matérias-primas enviadas na saída de mão de obra serão exibidas).
  2. Em seguida, escolha o armazenador onde a entrada dos materiais será feita (o seletor de armazenador fica bloqueado para matérias-primas importadas na ordem de produção, pois o retorno é feito no mesmo armazenador em que as matérias-primas foram retiradas).
  3. Informe a "Data de retorno" e a "Quantidade" que será retornada ao estoque.
  4. Clique em "Lançar" para efetuar a entrada da matéria-prima no armazenador de estoque selecionado.

Existe um relatório de retorno da mão de obra que contém todas as informações relevantes. Para emiti-lo, vá até o menu "Relatórios > Produção > Mão de obra > Produtos retornados da mão de obra", selecione a saída para mão de obra e clique em "Imprimir".

O que achou deste artigo?

  • Gostei
    Gostei!
  • Amei
    Amei!
  • Não era isso
    Não era isso
  • Não Gostei...
    Não gostei...

Ainda tem dúvidas?

Caso não tenha encontrado uma solução em nossa Central de Ajuda, entre em contato conosco.
Entrar em contato