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Cheque

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O menu "Cheque" é onde você pode organizar todos os cheques recebidos e entregues para o recebimento ou pagamento de contas. Neste menu, você também pode fazer as movimentações de status do cheque. Os cheques podem estar nos seguintes status:

Ativo: Cheques ativos na empresa que não foram depositados, compensados ou descontados. Os cheques ativos do tipo a receber podem ser repassados.
Depositado: Cheques que foram depositados em alguma conta corrente.
Compensado: Cheques que foram compensados, ou seja, depositados e liquidados.
Descontado: Cheques que foram descontados.
Devolvido: Cheques a pagar que foram devolvidos após um depósito.
Protestado: Cheques que foram protestados após serem devolvidos.
Repassado: Cheques a receber que foram utilizados para pagamento de contas a pagar.
Cobrança: Cheques a receber devolvidos que foram enviados para o setor de cobrança.
Ressarcido: Cheques que estavam em cobrança e foram pagos/liquidados.

Ao visualizar os cheques cadastrados, você pode editar o cheque e alterar seu status clicando no botão de edição ao lado de cada cheque. Dependendo do status do cheque, você pode alterar algumas informações.


Existem campos específicos associados a cada cheque:

• "Previsão": Exibe a data prevista para a compensação do cheque.
• "Valor em aberto receber": Mostra o valor do cheque que pode ser utilizado para recebimento de contas a receber.
• "Valor em aberto pagar": Exibe o valor do cheque que pode ser utilizado para pagamento de contas a pagar.
• "Observações": Permite incluir informações adicionais sobre o cheque.


Na parte inferior da tela do cheque, são exibidos o nome e o CPF/CNPJ da pessoa que recebeu ou entregou o cheque. Ao clicar no botão você pode visualizar todas as movimentações de status pelas quais o cheque passou, incluindo a data de registro, a data da movimentação, a conta corrente em que o cheque foi movimentado e o usuário responsável pela movimentação.  


 Para ver as contas pagas/recebidas com o cheque, clique no botão e serão exibidos detalhes como a data de pagamento, o código do documento, o número da parcela, o tipo e o valor da conta vinculada ao cheque.



Para alterar o status do cheque, clique no botão e siga as instruções abaixo:

1. Selecione o novo status do cheque no campo "Novo status".
2. Informe a "Data de movimentação" (por padrão, é filtrada a data atual).
3. No campo "Conta corrente", selecione a conta corrente em que as transações serão realizadas.
4. Se necessário, informe o "Tipo de transação bancária".
5. Clique no botão "Processar" para concluir a alteração do status do cheque.



Quando um cheque a receber é depositado, o valor de entrada é bloqueado na conta corrente vinculada. Após a compensação, o saldo bloqueado é convertido em saldo disponível. O valor do cheque a pagar só é abatido da conta corrente quando o cheque está no status compensado. Cheques a receber com status aberto podem ser utilizados para pagamentos de contas, selecionando o pagamento como cheque e escolhendo o cheque desejado para repassar ao credor.

Quando um cheque é devolvido, é possível alterá-lo para o status de protestado, mas não é possível reativar ou alterar informações de um cheque protestado.

Quando um cheque é compensado ou descontado, o botão é habilitado. Se necessário, você pode utilizá-lo para retornar o cheque ao status ativo. No entanto, ao reativar um cheque, as seguintes ações serão efetuadas:

1. Os pagamentos vinculados ao cheque não serão cancelados.
2. O status do cheque será alterado para Ativo.
3. A movimentação atual do cheque será excluída da conta corrente.

Para reativar o cheque, clique no botão "Reativar cheque", selecione a conta corrente (ou Caixa) em que o cheque será armazenado e clique em "Processar". Na tela de reativação do cheque, é possível visualizar todos os pagamentos vinculados a ele.

Ao clicar no código do documento, a conta é aberta em uma nova guia.


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