Pronta entrega multi-estoque (omnichannel)
0 pessoas amaramImplementamos uma nova forma de gerenciar as vendas de lojas virtuais, para empresas a pronta entrega
Agora será possível integrar um ou mais armazenadores no processo de vendas, incluindo a opção de selecionar armazenadores de outras empresas. Com essa atualização, o sistema automatiza o comprometimento dos produtos em mais de um armazenador e cria a solicitação de transferência de produtos entre empresas do grupo, facilitando o reabastecimento e garantindo que você não perca vendas por falta de estoque em uma filial.
Observação: Com a pronta entrega multi-estoque será possível trabalhar normalmente com a Sincronização automática de estoque, porém antes de ativar a sincronização, efetue a importação das vendas e exportação dos estoques manualmente para garantir a integridade dos dados.
Importante: Para garantir a segurança e a precisão no controle de estoque, as vendas realizadas na plataforma 'Vesti' serão importadas para o Dapic apenas quando o status da venda estiver como 'Pago'. Evitando possíveis divergências de estoque, assegurando que apenas vendas concluídas sejam sincronizadas com o sistema.
1.
Configurar
integrações
Na configuração da loja virtual (Integrações >
Plataformas > Configurar) selecione a opção “Importar vendas para: Pronta
entrega multi-estoque (Pedido de venda)”, será exibido a opção para
informar múltiplos estoques.
Dúvida
frequente: Porque será importado para o ‘Pedido de venda’ e não na ‘Fatura’?
Ao importar uma venda da loja
virtual, a ‘Fatura’ é gerada apenas quando todos os produtos estiverem
disponíveis no estoque da empresa responsável pelo faturamento e envio. Os
produtos são comprometidos automaticamente no seu lançamento.
No entanto, quando a loja
virtual está configurada para utilizar o multi-estoque, é possível importar
vendas mesmo que a empresa responsável não tenha todos os produtos em estoque.
Nesses casos, o sistema gera automaticamente uma solicitação de transferência
entre empresas para reabastecer a empresa ‘principal’.
Portanto, para esta nova forma
de gerenciar as vendas com multi-estoque, o sistema irá gerar um ‘Pedido de
venda’, que facilita o acompanhamento e gerenciamento do estoque. Mostrando
quais pedidos estão prontos para faturamento e quais ainda estão aguardando a
chegada dos produtos.
Na mesma tela, cadastre os armazenadores e ordene-os
numericamente (1, 2, 3, etc.). Isso garante que o sistema busque primeiro na
empresa e no armazenador de prioridade 1. Se não houver estoque, o sistema
passará para a próxima opção.
Lembre-se de que a empresa atual será
sempre responsável pelo faturamento e envio dos
produtos ao cliente. Além disso, o sistema sempre tentará comprometer
os produtos na empresa logada antes de verificar os estoques em outras
empresas.
1.
Exportação de
dados
Na exportação de estoque (Integrações > Plataformas >
Exportar dados), o sistema identificará todos os armazenadores configurados na
integração. Em seguida, realizará a filtragem dos produtos conforme a seleção
definida, enviando para a loja virtual a somatória dos estoques de todos os
armazenadores.
Exemplo: Produto: B123 Bermuda Oswald – Cor: 10 Branca –
Tamanho: P
·
1º WebPic – Estoque principal: 10 unidades
·
2° WebPic – Loja Virtual: 15 unidades
·
3° Empresa teste – Estoque principal: 50
unidades
·
4° Rodrigo – Loja: 20 unidades
·
Estoque Total: 95 unidades
Ao realizar a exportação de estoque para a loja virtual,
será enviado o estoque total de todos os armazenadores configurados.
1.
Vendas online
Ao efetuar uma importação de uma venda da loja virtual, o
Dapic verificará primeiramente se o produto está disponível no estoque do 1º
armazenador. Caso não haja disponibilidade, o sistema verificará o próximo
armazenador e assim por diante. Se o produto estiver em estoque, ele será
automaticamente comprometido e será inserido no lote de transferência entre
empresas.
Após realizar a importação de um pedido que está aguardando a transferência entre empresas, será exibido o identificador visual , que o pedido está aguardando a chegada de produtos transferidos entre empresas.
1.
Pedido de
venda
No pedido de venda, adicionamos uma nova opção de filtro
“Mostrar apenas pedidos com produtos aguardando transferência de estoque” que
irá auxiliar e facilitar o acompanhamento de pedidos que estão aguardando
transferência de estoque.
O ícone indica que o pedido de venda está aguardando recebimento de transferência:
Ao visualizar os produtos do pedido, serão exibidas as
quantidades comprometidas em seu respectivo armazenador e os produtos que estão
aguardando transferência.
Clique no botão laranja para visualizar o código da
transferência e saber de qual empresa o produto será enviado.
Conforme exemplo, o produto “Bermuda Oswald – Branca – P”
será enviado pela “EMPRESA TESTE”
1.
Transferência
entre empresas – EMPRESA DE ORIGEM
Conforme exemplo, na “EMPRESA TESTE” foi gerada
automaticamente a solicitação de transferência entre empresas. Como o sistema
realiza o lançamento e comprometimento automaticamente, foi adicionado a
atualização automática dos lotes de transferência, auxiliando o responsável
pela expedição a monitorar com mais eficiência as solicitações de
transferências pertencentes a lotes comprometidos por vendas online.
Ao abrir o lote de transferência, será exibido o ícone de
“E-COMMERCE” indicando que é um lote gerado automaticamente para o envio de
produtos importados de lojas virtuais.
Observação: Será gerado 1 lote de transferência entre
empresas para vários pedidos de lojas virtuais.
Para realizar a separação e envio dos produtos, clique no
botão “Separar produtos para enviar”, localizado na aba Produtos. Essa
ação fará com que novas solicitações de produtos de pedidos importados de lojas
virtuais, sejam lançados em um novo lote de transferência entre empresas,
garantindo que não haja divergências no envio. Assim, ao clicar em “Enviar
para a empresa destino”, apenas os produtos devidamente separados e
enviados fisicamente serão considerados, evitando inconsistências no processo
de transferência.
Após clicar no botão “Separar produtos para enviar”,
selecione o botão “Imprimir” para gerar a listagem dos produtos a serem
separados.
Observação: Conforme exemplo foi gerado a solicitação
de 10 unidades da Bermuda Oswald
·
5 unidades do pedido 1341221;
·
5 unidades do pedido 1341225;
Em seguida, utilize a coluna “Conferência” para verificar e confirmar os itens.
Na aba “Detalhes” clique no botão “Enviar para empresa
destino” após separação.
1.
Transferência
entre empresas – EMPRESA DE DESTINO
Ao realizar o recebimento na empresa de destino, os produtos
serão comprometidos automaticamente nos pedidos.
Conforme exemplo, todos os produtos foram comprometidos no
pedido de venda:
Em “Vendas online”, o ícone de ‘Aguardando transferência’
foi removido, pois todos os produtos pendentes foram recebidos e estão
comprometidos, prontos para faturar.