Controle de Cartões
0 pessoas amaramRealizar o controle de cartões
oferece uma série de benefícios cruciais para empresas que aceitam pagamentos
com cartões de crédito e débito. Através dele, você poderá
gerenciar as taxas, prazos e bandeiras, conferir transações, antecipar valores a
receber da adquirente, provisionar recebimentos e muito mais.
Benefícios:
·
Transparência nas transações: O registro
de todas as taxas associadas às transações com cartões oferece à empresa uma
visão clara das despesas envolvidas. Isso permite que a empresa identifique
qualquer discrepância entre as taxas acordadas com a adquirente e as taxas
efetivamente cobradas. Sem esse controle, a empresa poderia estar perdendo
dinheiro sem sequer perceber.
·
Cumprimento do Contrato: Ao acompanhar de
perto os prazos de recebimento estipulados no contrato com a adquirente, a
empresa evita atrasos e possíveis percas, permitindo-lhe planejar suas finanças
com mais precisão.
·
Negociação com Adquirentes: Com registros
detalhados em mãos, a empresa ganha poder de negociação. Se identificar
cobranças incorretas ou atrasos frequentes por parte da adquirente, a empresa
pode usar esses dados como evidência para debater com a adquirente e exigir
correções.
·
Prova Real: Caso a empresa precise
comprovar transações específicas, ter um controle detalhado de todas as
operações com cartões é crucial.
·
Tomada de Decisões Estratégicas: A
empresa pode usar os dados de controle de cartões para tomar decisões
estratégicas. Por exemplo, ao analisar quais bandeiras são mais usadas pelos
clientes, a empresa pode ajustar suas políticas de aceitação de cartões para
atrair mais consumidores.
Portanto, este tutorial apresentará o passo a passo de como realizar o Controle de Cartões no Dapic, nas principais telas:
1.
Cadastro de Adquirente (Ex: Rede, Cielo, GETNET
e etc)
2.
Forma de Pagamento
3.
Fechamento das vendas: PDV, Pedido de Venda,
Fatura e NF-e
4.
Conta
5.
Conferência de Transações
6.
Antecipação de Recebíveis
7.
Provisionamento de recebíveis
8.
Parcelas em aberto (Baixa em lote)
1. Cadastro de adquirente
Acesse Menu >> Cadastros >> Pessoa
1.
Clique no botão “Novo” e preencha os
dados da aba “Detalhes” para registrar uma nova adquirente.
2.
Na aba “Fornecedor”, informe os dados
solicitados e clique em “Salvar”.
·
Tipo: Selecione a opção “Adquirente”
·
Plano de contas: Campo informativo, pois
as contas serão geradas com o plano de contas que foi informado no fechamento
da Fatura, Pedido, NF-e ou o plano de contas do cadastro do caixa do PDV.
· Código adquirente: Obrigatório para emissão do CF-e, sendo utilizado em vendas de cartão de crédito e débito e pode ser encontrado na documentação da SEFAZ do seu estado. (É o mesmo campo que anteriormente estava no cadastro da forma de pagamento).
3.
Após clicar em “Salvar” será criado o
vínculo da Pessoa como “Fornecedor Adquirente” e serão exibidos os dados de “Taxas
e parcelas” para cadastro de todas as bandeiras contratadas:
·
Bandeira: Selecione a bandeira
contratada.
·
Tipo: POS ou TEF
·
Modalidade: Cartão de crédito ou Débito
·
Recebimento: Integral ou Parcelado (por
exemplo, imagine que um cliente tenha parcelado uma compra em 10 vezes. De
acordo com o contrato da adquirente, a empresa tem a opção de receber esses
valores em 10 parcelas (chamado de "Parcelado") ou em uma única
parcela (conhecido como "Integral").
· Contagem dos dias: Dias corridos ou dias úteis (Informe se a contagem de dias para o recebimento é feita considerando dias corridos ou apenas dias úteis, informado em contrato).
Nota: Para contagem de dias úteis, o sistema leva em consideração o Cadastro de Feriados cadastrados no sistema, verifique se os feriados estão cadastrados corretamente no sistema. (Menu >> Cadastros >> Complementares >> Administrativo >> Feriados).
·
Dias para recebimento: Informe a
quantidade de dias que a adquirente leva para efetuar o pagamento após a
transação ser realizada. Para condições de recebimento do tipo Parcelado, as
demais parcelas também terão o mesmo intervalo de dias.
·
Qtd. de parcelas: Quantidade de parcelas
que a bandeira irá transacionar informado em contrato. Cadastro determinará o número máximo de parcelas permitido para as vendas
(porém será necessário cadastrar as condições no cadastro da forma de pagamento
também).
4.
Após informar a quantidade de parcelas e clicar
em “Gerar”, será exibido a grade para cadastrar as taxas.
·
Início da vigência: Início do contrato (campo
informativo apenas para consulta, não obrigatório)
·
Fim da vigência: Fim do contrato (campo
informativo apenas para consulta, não obrigatório)
·
Taxa (%): Informe as taxas acordada em
contrato com a bandeira, de acordo com o número de parcelas. Exemplo:
o
Parcela 1x – Taxa 1%
o
Parcela 2x – Taxa 2%
o
Parcela 3x – Taxa 3%
Caso a venda tenha sido parcelada em 3 vezes,
a taxa cobrada será de 3% sobre o valor total da venda.
5. Após informar os dados, clique no botão "Salvar"
Exemplo de um cadastro da bandeira com suas respectivas
taxas:
2.
Cadastro de forma de pagamento
Acesse Menu >> Cadastros >> Complementares
>> Financeiro >> Forma de pagamento
1.
Clique em “Novo” para cadastrar uma nova
Forma de pagamento ou clique no ícone
·
Descrição: Descrição da forma de
pagamento
·
Tipo: Cartão de crédito ou Cartão de
débito
·
Modo: POS ou TEF
·
Situação: Ativo
·
Adquirente: Realize o vínculo com a
adquirente previamente cadastrada com suas respectivas bandeiras, taxas,
bandeiras, prazos e parcelas.
Nota: Caso a empresa trabalhe com mais de uma adquirente, deverá ser realizado o
cadastro de mais de uma forma de pagamento para ser realizado o vínculo com a
adquirente.
Realize o cadastro das condições de pagamento informando:
·
Descrição: Informe a descrição
·
Qtd. parcelas: Informe a quantidade de
parcelas cadastrada na adquirente
Nota: Para empresas que efetuam o controle de cartões,
os campos “Tipo”, “Prazo primeira parcela” e “Prazo demais
parcelas” não terão aplicação, serão ignorados pelo sistema
independentemente do valor informado. Uma vez que o cadastro da adquirente foi
vinculado à forma de pagamento com suas respectivas bandeiras, taxas, prazos e
parcelas, o sistema seguirá as configurações de prazo da adquirente.
Atenção: Todas as
parcelas cadastradas na adquirente, deverão ser cadastradas também na forma de
pagamento.
As parcelas cadastradas na forma de pagamento determinarão o
número de parcelas que podem ser oferecidas na venda. Conforme imagem do
exemplo abaixo, se o cadastro da forma de pagamento incluir apenas as condições
de parcelamento de ‘1x, 2x, 3x, 4x, 5x e 10x’, e a adquirente vinculada a essa
forma de pagamento tiver a configuração de parcelamento ‘1x, 2x, 3x, 4x, 5x, 6x
e 10x’, o sistema não exibirá a opção de parcelamento em ‘6x’ na
venda, pois o sistema seguirá as parcelas configuradas no cadastro da forma de
pagamento.
3. Fechamento da Fatura (Pedido de venda, NF, Venda PDV)
A geração das parcelas no fechamento irá funcionar tanto
para o fechamento da Fatura, quanto para o fechamento do Pedido de
Venda, Nota fiscal e venda no PDV.
Para realizar o fechamento na Fatura, acesse Menu
>> Faturamento >> Fatura
1.
Clique em “Novo” para cadastrar uma nova
Fatura ou clique no ícone
2.
Na aba “Produtos” informe os produtos da
Fatura
3. Na aba “Fechamento”, informe os dados desejados na seção “Dados adicionais” e na seção “Parcelas” gere as parcelas de acordo com a forma de pagamento informada.
Ao clicar no campo “Forma de pagamento”, conforme imagem
no exemplo abaixo, o “Cartão de Crédito – POS” é a forma de pagamento
cadastrada e o “CIELO CARTÕES” em negrito é a adquirente vinculada.
Caso seja selecionada a forma de pagamento sem a condição
listada (1x, 2x, 3x, 4x, 5x, 10x), ou seja, o usuário clicou na opção “Cartão
de Crédito – POS CIELO CARTÕES”, o sistema exibirá um alerta informando: “Atenção:
Nenhuma condição de pagamento foi selecionada, portanto o pagamento será
processado em uma única parcela. Para realizar parcelamentos com cartão de
crédito, selecione uma condição de pagamento existente ou cadastre uma clicando
aqui”. Ou seja, não terá opção para informar a quantidade de parcelas
manualmente no campo “Parcelas”, o usuário deverá selecionar a condição
de pagamento no campo “Forma de pagamento” com as parcelas cadastradas
previamente na forma de pagamento e adquirente.
·
Parcelas: Será exibido a quantidade de
parcelas de acordo com a forma de pagamento selecionada. Campo bloqueado para edição.
·
Vencimento: É da data da operação, da
transação do cartão
Nota: Para empresas que efetuam o controle de cartões, os campos “Tipo” e “Prazos” não terão aplicação, serão ignorados pelo sistema independentemente do valor informado. Uma vez que o cadastro da adquirente foi vinculado à forma de pagamento com suas respectivas bandeiras, taxas, prazos e parcelas, o sistema seguirá as configurações de prazo da adquirente. Porém, caso não seja informado a ‘Bandeira’ da transação, o sistema não irá conseguir vincular a transação com a bandeira e suas respectivas taxas, ou seja, o sistema não conseguirá fazer o vínculo com o controle de cartões, portanto irá salvar o “Tipo” e “Prazos” exibidos no fechamento.
Após informar a forma de pagamento e clicar em “Gerar”
as parcelas, será exibido um único lançamento, pois o pagamento é realizado em
uma única transação do cartão, independentemente da quantidade de parcelas.
Porém, a conta será gerada com as parcelas de acordo com o cadastro da
adquirente (Recebimento: Parcial ou Integral).
ATENÇÃO! Para o correto funcionamento da gestão de cartões, todas as vendas com transações de cartão,
deverão ser cadastradas com: NSU, Código de autorização e Bandeira:
·
Número NSU: Dado informado na impressão
do cupom da venda com cartão
·
Código da autorização: Dado informado na
impressão do cupom da venda com cartão
·
Bandeira: Bandeira do cartão do cliente
Após informar os dados da transação e clicar em "Fechar" a Fatura, clique no botão "Visualizar conta".
4. Conta
Acesse Menu >> Financeiro >> Conta >>
Conta
Contas com pagamento em cartão que possua vínculo com a
adquirente e suas respectivas taxas, prazos e bandeiras cadastrados
corretamente, o sistema irá gerar a conta com a taxa abatida e com os prazos
de recebimento (data de vencimento) automaticamente.
Conforme exemplo da Fatura de R$ 5.000,00 e forma de
pagamento ‘Cartão de crédito – Cielo 10x’:
·
Exemplo do cadastro da Adquirente Cielo vinculado
a forma de pagamento Cartão de crédito – Cielo 10x’:
o
Bandeira: Mastercard
o
Recebimento: Parcelado
o
Contagem de dias: 3 dias úteis
o
Parcela 10x – Taxa 10%
Portanto, a conta foi gerada com a taxa já abatida e as
datas de recebimento geradas automaticamente, conforme exemplo:
·
Fatura R$ 5.000,00 - R$ 500,00 (Taxa 10%) = Valor
à receber será de R$ 4.500,00
·
Transação foi realizado no dia 06/09:
o 06/09:
1° dia útil
o 07/09:
Feriado
o 08/09:
2° dia útil
o 09/09
e 10/09: Sábado e Domingo
o 11/09: 3° dia útil (Data do recebimento)
Nota: Para contagem de dias úteis, o sistema leva em consideração o Cadastro de Feriados cadastrados no sistema, verifique se os feriados estão cadastrados corretamente no sistema. (Menu >> Cadastros >> Complementares >> Administrativo >> Feriados).
Conforme exemplo, cada parcela foi
gerada no valor de R$ 450,00, sendo o valor de “-50,00”
a taxa de 10% que será cobrada pela bandeira.
Editar
parcela
Ao clicar no ícone de edição da parcela, será exibido os dados da parcela da transação com cartão, com os campos bloqueados, sem opção de edição, com a seguinte mensagem:
ATENÇÃO! Esta parcela foi gerada com dados de
pagamento de uma transação eletrônica, caso seja necessário modificar as taxas
desta parcela, realize esta alteração na tela de Conferência
de Cartões
Pagamento
da parcela
Ao clicar no ícone do pagamento, será exibido os dados de pagamento da parcela com a seguinte mensagem:
ATENÇÃO! Esta parcela foi gerada com dados de
pagamento de uma transação eletrônica, caso seja necessário modificar as taxas
desta parcela, realize esta alteração na tela de Conferência
de Cartões.
Cancelamento
da parcela
Parcelas geradas a partir de uma
transação de cartão não pode ser cancelada, reparcelada e nem atualizado para
um novo vencimento. Pois a conta é gerada com base no cadastro da adquirente.
Caso seja necessário realizar alterações, deverá ser realizado o ajuste do cadastro de taxas e prazos de recebimento, realizar a reabertura da fatura e gerar as parcelas novamente com as novas regras.
Importante: Para cancelar ou editar uma conta que foi gerada em cartão pela Fatura, Pedido de Venda, NF ou PDV, a venda deverá ser reaberta/cancelada. Porém, a venda (Fatura, Pedido de venda, NF e PDV) só poderá ser cancelada caso a conta gerada não possua parcelas com status:
·
Transação Conferida
·
Parcela Recebida
·
Transação Antecipada
5. Conferência de transações
Caminho: Menu >> Financeiro >> Controle de
cartões >> Conferência de transações
O objetivo desta tela é realizar uma conferência preliminar
das vendas realizadas com cartão. Isso é feito para assegurar que as vendas
processadas e registradas no Dapic também estejam devidamente registradas na
adquirente. Além disso, essa tela permite consultar transações com base em
filtros que incluem a adquirente, bandeira, modalidade e NSU. Também oferece a
opção de editar dados de uma transação para inserir informações como NSU,
código de autorização e bandeira.
Exibir consulta: Selecione uma das opções “Todas
as vendas” ou “Agrupar por lote de vendas”
·
Todas as vendas: Serão listadas as
transações uma a uma
Conferir
transação
Para realizar a conferência, clique no ícone da transação, a coluna “Conferência” será atualizada do status “Pendente” para o status “Conferido”, indicando que a transação foi conferida pelo usuário e que os valores registrados no Dapic batem com os valores registrados no extrato da adquirente.
Nota: Após conferência da transação, não poderá ser
realizado o cancelamento da transação, reabertura da fatura, cancelamento da
venda e nem edição da transação. Caso seja necessário realizar alguma alteração
de uma transação conferida, é necessário reverter a conferência.
Reverter conferência
Para reverter o status da transação, clique no ícone para atualizar de “Conferido” para “Pendente”,
Editar
transação
Para editar os dados de uma transação clique no ícone na coluna “Editar”. Serão habilitados os campos para edição da Bandeira, Taxa, NSU e o código de Autorização. Informe os dados de acordo com o informado no comprovante da transação.
·
Agrupar por lote de vendas: Agrupa as
transações que possuem a mesma, bandeira, data, modalidade e adquirente,
facilitando a conferência por lote de vendas com o totalizador de quantidade de
transações, valor total das transações e etc.
Conforme exemplo abaixo, o lote de 04/09 – POS – REDE – Visa – Débito, possui registro de 2 vendas, sendo que 0 vendas foram conferidas.
Conferir
lote
Para realizar a conferência de todas as transações do lote, clique no ícone da transação, a coluna “Conferência” irá atualizar indicando que todas as vendas do lote foram conferidas pelo usuário e que os valores registrados no Dapic batem com os valores registrados no extrato da adquirente.
Ou seja, caso o usuário realiza a conferência de um lote
possua 0/500 (500 transações), o lote será atualizado para 500/500 na coluna
“Conferência” e a coluna “Status” será atualizada para “Conferido” e todas as
transações pertencentes ao lote serão atualizadas para “Conferido”.
Nota: Após conferência da transação, não poderá ser
realizado o cancelamento da transação, reabertura da fatura, cancelamento da
venda e nem edição da transação. Caso seja necessário realizar alguma alteração
de uma transação conferida, é necessário reverter a conferência.
Para visualizar todas as vendas do lote, clique no ícone
Para reverter a conferência de todas as transações do lote,
clique no ícone
6. Antecipação de recebíveis
A antecipação de recebíveis,
também conhecida como antecipação de vendas no cartão de crédito, é uma prática
financeira na qual uma empresa recebe adiantamentos dos valores que ela espera
receber de vendas realizadas com cartões de crédito ou débito. O objetivo
principal dessa estratégia é melhorar o fluxo de caixa da empresa, garantindo
acesso rápido aos recursos financeiros que de outra forma levariam algum tempo
para serem disponibilizados.
Exemplo: Imagine uma
empresa se preparando para uma temporada de vendas sazonal, ciente de que
haverá uma alta demanda que exigirá um aumento no capital disponível para a
compra de estoque e a expansão da capacidade de processamento de pedidos. Para
atender a essa necessidade, a equipe financeira decide otimizar seu fluxo de
caixa por meio da antecipação dos valores a receber das vendas realizadas com
cartões de crédito. Eles entram em contato com a adquirente, solicitam a
antecipação e selecionam as bandeiras ou parcelas específicas de acordo com as
necessidades, levando em consideração os valores e as taxas associadas. Dessa
forma, a empresa pode adiantar o recebimento das parcelas que originalmente
seriam pagas no próximo mês e colocar esses recursos à disposição já no dia
seguinte.
A antecipação de recebíveis
geralmente envolve taxas e custos associados, o que significa que as empresas
devem avaliar cuidadosamente se essa é a estratégia certa para suas
necessidades financeiras e se os benefícios superam os custos.
Nota: Esta tela é utilizada para realizar antecipações
esporádicas, diferente de empresas que trabalham com recebimento integral, que
por regra sempre vai receber o valor integral e não parcelado. Acesse o cadastro da adquirente para saber mais.
Nova antecipação
Acesse Menu >> Financeiro >> Controle de
cartões >> Antecipação de recebíveis
1.
Para realizar a antecipação, clique no botão “Novo”
·
Código operação: Informe o mesmo código
da operação da adquirente para facilitar a consulta ou deixe em branco para ser
gerado automaticamente.
·
Data inicial: Informe a data inicial do
período.
·
Data final: Informe a data final do
período.
Exemplo: Considerando que a data atual é “06/09”: A antecipação sempre será do dia seguinte ao dia atual em diante, portanto as parcelas do período de 07/09 a 09/09, poderão ser recebidas no dia 07/09. Não é possível realizar a antecipação de parcelas de hoje para serem recebidas amanhã, ou seja, não é possível informar a data inicial 06/09 a 09/09 para serem recebidas amanhã 07/09, pois as parcelas de hoje (06/09) já estão sendo pagas.
·
Adquirente: Selecione a adquirente.
· Bandeira: Campo opcional, pode ser antecipado o valor de todas as bandeiras ou de bandeiras específicas.
2. Após informar os dados, clique no botão “Filtrar”.
3.
Preencha os campos:
·
Data do recebimento: Informe a mesma data
que foi previamente especificada na adquirente.
·
Taxa de antecipação: Informe a taxa
cobrada pela adquirente
4.
Preencha os dados da conta a pagar: O sistema
irá gerar a conta a pagar com o valor da taxa da antecipação. (Este valor já
virá descontado da adquirente.)
·
Documento
·
Forma de pagamento
·
Conta corrente
·
Pessoa
· Plano de contas
5.
Recebimento previsto:
·
Total parcelas: Exibe a quantidade total
de parcelas selecionadas com o seu respetivo valor total
·
Taxa sobre as parcelas: Soma dos valores
da coluna “Taxa venda”
·
Taxa antecipação: Taxa é gerada a partir
do valor informado no campo “Taxa de antecipação” cobrado pela
adquirente. Será calculada sobre o valor líquido (total parcelas – taxa sobre
as parcelas)
· Total a receber: Valor líquido a receber
Antecipar parcela
Na grade, aba “Parcelas no período” serão listadas as transações filtradas de acordo com o período informado na filtragem. Por padrão da tela, todas as parcelas serão listadas com o ícone selecionado na coluna “Antecipar”, indicando que elas serão antecipadas.
Desmarcar antecipação da
parcela
Caso determinada parcela não será adiantada, clique no ícone da coluna “Antecipar” para desmarcar a opção.
1. Informe os dados necessários e clique no botão “Antecipar”
2. Após realizar a antecipação, o sistema automaticamente irá:
·
Criar a conta a pagar: com o valor da
antecipação que poderá ser visualizado através do atalho “Visualizar conta
débito”
· Atualizar parcelas: Parcelas que foram antecipadas terão sua data de vencimento atualizadas.
Exemplo: a conta possui 5 parcelas, porém somente a referência 1 foi antecipada para ser recebida no dia 06/09.
Também será
indicado na conta que: “Esta conta possui parcelas que foram antecipadas.
Clique no botão
7. Provisionamento de recebimentos
O provisionamento de recebimentos
é uma prática contábil e financeira que envolve o registro de receitas que uma
empresa espera receber em um período futuro. O objetivo principal do
provisionamento de recebimentos é melhorar a precisão das demonstrações
financeiras da empresa e ajudar na gestão financeira.
Nesta tela o responsável
financeiro poderá realizar a consulta através do período, adquirente e
bandeiras desejadas.
1.
Informe os campos e clique no botão “Filtrar”:
·
Data inicial: Informe a data inicial do
período
·
Data final: Informe a data final do
período
·
Adquirente: Deixe vazio para todos ou
selecione as adquirentes desejadas
· Bandeira: Deixe vazio para todos ou selecione as bandeiras desejadas
2.
Após informar os dados de filtragem será exibido
o Resumo dos recebimentos:
·
Total das vendas: Vendas do período +
Vendas antecipadas para serem recebidas no período
·
Taxa sobre as vendas: Valor da taxa sobre
as vendas que será cobrado pela adquirente
·
Taxa antecipação: Valor da taxa da
antecipação que será cobrada pela adquirente
· Total a receber: Total líquido a receber da adquirente
8. Parcelas em aberto (Baixa em lote)
Com a implementação do módulo de
cartões devidamente configurado, as contas geradas a partir de transações com
cartão passarão a ter prazo de recebimento (vencimento) e o valor correto, levando
em consideração as taxas descontadas pela empresa de cartões. Como resultado, o
processo de liquidação das parcelas em aberto será simplificado, permitindo que
seja atualizado o status da parcela para “Pago” com apenas alguns cliques,
facilitando o controle e a gestão das transações de cartão de forma mais
eficiente.
Acesse Menu >> Financeiro >> Conta >>
Parcelas em aberto
1. Clique
no botão “Filtros”
2. Informe
os dados para filtragem e clique em “Filtrar”:
·
Tipo da data: Vencimento
·
Data inicial: Informe o dia do
recebimento
·
Data final: Informe o dia do recebimento
·
Forma de pagamento: Selecione forma de
pagamento que possui vínculo com a adquirente.
3. Marque as parcelas conferidas que serão realizadas as baixas:
Após clicar em ‘Filtrar”, o
sistema irá listar todas as parcelas da adquirente que estão para vencer na
data informada.
Portanto, o responsável financeiro poderá conferir o recebimento do extrato bancário e da adquirente e confirmar o recebimento das parcelas no sistema.
Conforme exemplo, foi listado uma conta a pagar de R$
142,95, valor que será cobrado pela adquirente da taxa da antecipação das
parcelas.
4.
Conferido as transações e marcadas para serem
dada as baixas, clique no botão “Baixar parcelas”
5.
Confirme os dados de pagamento e clique
novamente em “Baixar parcelas”
6.
Após a baixa, o status das parcelas selecionadas
serão atualizadas para “PAGA”