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Conciliação Bancária

O módulo de Conciliação Bancária possibilita a realização do processo de comparação e ajuste entre os registros financeiros de uma empresa e as informações apresentadas no extrato bancário, com o propósito de assegurar a precisão no registro das transações financeiras, bem como identificar e corrigir discrepâncias e erros.

A conciliação bancária é um processo que verifica e compara informações financeiras registradas no sistema com os dados reais da conta bancária da empresa. Isso inclui conferir valores de contas, pagamentos e movimentações no sistema com os registros do extrato do banco. Seu objetivo é assegurar a precisão dos dados dentro do sistema. Além disso, oferece a praticidade de permitir a conciliação e baixa de valores diretamente no extrato. Com isso, é possível vincular transações do extrato real com o sistema, incluindo a aplicação de juros, multas e a baixa automática de várias transações simultaneamente na conciliação. Esse processo se estende até mesmo a contas de cartão, originadas do módulo de cartão lançado recentemente.

Portanto, ao conciliar lançamentos do extrato com as respectivas parcelas, se estas estiverem em aberto, serão automaticamente atualizadas para paga e marcadas como conciliadas.

  • - Com o intuito de otimizar o controle, adicionamos várias funcionalidades, tais como:
  • - Permissão para efetuar a conciliação
  • - Importação do extrato bancário via arquivo OFX
  •  - Acompanhamento das datas já conciliadas
  • - Busca de contas a pagar e a receber para simplificar a conciliação
  • - Consulta de lotes de pagamento da adquirente para realizar a conciliação com base na adquirente, bandeira, antecipações e etc
  • - Opção para cadastrar novas contas a pagar ou a receber
  • - Agrupamento de lançamentos do extrato
  • - Capacidade de conciliar e Reverter conciliação
  • - Ignorar lançamentos do extrato
  •  - Diversas opções de filtragens
  • - Opção para editar os dados de pagamento em contas em aberto
  • - Registro da data e do usuário que efetuou a conciliação no pagamento da conta 

1.     Conta corrente

Acesse Financeiro >> Conta corrente >> Conta corrente

Para realizar a conciliação bancária, a conta corrente cadastrada deverá possuir as seguintes configurações:

·         Data de abertura: Informe a data de abertura

·         Tipo: Banco

·         Descrição: Informe descrição para identificar o banco

·         Banco: Selecione o banco

·         Código identificador: Campo utilizado para identificar a conta corrente nos arquivos OFX. Solicite o código identificador para o seu banco. Porém, o código também pode ser obtido através do arquivo no campo ACCTID.

·         Agência: Informe os dados da agência

·         N° da conta: Informe o n° da conta


2.     Conciliação bancária 

a)      Importar arquivo OFX

O formato OFX é um padrão de arquivo baseado em XML (Extensible Markup Language) que permite a troca de informações financeiras entre diferentes sistemas. Ele contém dados como transações bancárias, saldos de contas, detalhes de cartões de crédito e outras informações financeiras.

Acesse Financeiro >> Conta corrente >> Conciliação bancária

Na conciliação bancária, clique no botão Importar arquivo OFX para realizar a importação.

Nota: Se sua empresa possuir cadastrada várias contas correntes em diferentes bancos, o sistema identificará automaticamente a instituição bancária à qual o arquivo pertence e o importará para a conta corrente correspondente.



Na lateral esquerda será exibido as contas correntes do tipo ‘Banco’ cadastradas no Dapic, a data da última atualização do extrato, saldo atual no Dapic e o saldo do extrato bancário.

Na coluna Lançamentos importados do extrato, serão exibidos todos os lançamentos do extrato bancário do arquivo OFX importado.

Na coluna Lançamentos no Dapic, serão exibidos as parcelas e pagamentos para conciliação, com opção de consultar uma parcela ou pagamento já existente, cadastrar uma nova conta ou consultar um lote de pagamentos da adquirente.

Legenda:

·         - Lançamentos com valor na cor Vermelha = Conta a pagar

·         - Lançamentos com valor na cor Verde = Conta a receber

Sistema também disponibiliza diversos tipos de filtragens por período, descrição do lançamento no extrato, documento pessoa, por status se está Não conciliado, Conciliado, Ignorado e Todos.


b)      Ignorar lançamento

Ao selecionar a opção Ignorar o lançamento, o sistema irá remover o lançamento do status “Não conciliado”, para “Ignorado”. 


Caso deseje reverter o lançamento Ignorado para ‘Não conciliado’, selecione a filtragem de ‘Ignorado’ no botão roxo, localize o lançamento e clique na opção ‘Restaurar’.



c)      Agrupar

O agrupamento é necessário nos casos onde vários pagamentos são lançados no extrato, porém apenas uma única conta foi gerada no sistema.

Selecione os lançamentos no extrato desejado e clique em “Agrupar”.


Conforme exemplo, os lançamentos foram agrupados.

Você poderá consultar uma parcela ou pagamento previamente cadastrado ou criar uma nova conta para realizar a conciliação.



Caso deseje reverter o agrupamento, clique no botão “Desmembrar


d)     Nova conta

Clique no botão “Nova conta” e informe os dados necessários para cadastrar a nova conta na tela da conciliação bancária.


Ao clicar em “Conciliar” o sistema irá criar a conta, dar baixa e conciliar, ou seja, irá fazer todo o processo automaticamente. Portanto, atenção ao informar os dados e clicar em Conciliar.


e)      Buscar

O botão ‘Buscar’ tem uma regra básica: sempre irá seguir o padrão do pagamento no extrato, ou seja, se o pagamento é de uma conta a pagar, ao clicar em ‘Buscar’ o sistema irá buscar apenas contas a pagar, se o pagamento é de uma conta a receber, ao clicar em ‘Buscar’ o sistema irá buscar apenas contas a receber.

Após clicar no botão “Buscar”, informe os filtros necessários para pesquisar a parcela ou pagamento e clique no botão “Filtrar”.

Após selecionar a(s) parcela(s) clique no botão “Selecionar registro(s)”.




f)     Conciliar

Nota: O botão “Conciliar” será habilitado somente quando os valores da parcela ou pagamento, forem iguais ao lançamento no extrato.


Exemplo 1:

Conforme exemplo o lançamento de 270,00 refere-se a uma conta a pagar com parcela em aberto: Parcela 1/1’

Ao clicar em conciliar a parcela no valor de 270,00 será atualizada para paga e marcada como conciliada



Exemplo 2:

Conforme exemplo o lançamento de 270,00 refere-se a uma conta a pagar com pagamento: “Pagamento da Parcela 1/1”.

Ao clicar em conciliar o pagamento será marcado como conciliado.

 

Nota: Quando a parcela já está paga, o botão ‘Editar pagamento’ não será exibido




Exemplo 3:

Conforme exemplo, é possível conciliar 2 parcelas para um mesmo lançamento bancário.

Ao clicar em conciliar as parcelas de R$ 150,00 e R$ 120,00 serão atualizadas para pagas e marcadas como conciliada.



Caso as parcelas estejam em aberto, será exibida a tela abaixo para informar a Forma de pagamento, Tipo de transação bancária e observações.

Nota: A Data pagamento será a data informada no extrato bancário.




g)     Editar pagamento

Botão “Editar pagamento” será habilitado apenas para parcelas em aberto.



Nota: Caso a parcela esteja em aberto e os valores sejam iguais (Extrato e Dapic), o botão “Editar pagamento” será bloqueado.

 Após clicar em “Editar pagamento” os dados de pagamentos serão habilitados para edição. Os dados da conta e parcela serão exibidos apenas para visualização.  




h)     Adquirente

Para conciliação das vendas com cartões, disponibilizamos a opção para que seja filtrado as vendas de acordo com o lote da adquirente, recebimento e bandeira.

Recebimento:

·         Antecipado: Ao selecionar o tipo de Recebimento ‘Antecipado’, será desbloqueado o campo de Antecipações, para selecionar o lote da antecipação para conciliação.

·         Não antecipado: Apenas recebimentos que estão agendados para o dia, sem antecipações.

·         Previsto: Tudo que está previsto para recebimento no dia, antecipado ou não. Recebimento previsto para a data do lançamento no extrato e a data do lote no Dapic.

Os recebimentos das adquirentes são agrupados de acordo com o lote de recebimento (prazos cadastrados no cadastro da adquirente).

Ao informar a adquirente, recebimento e bandeira, serão exibidas as vendas que pertencem ao lote do recebimento.




·         - Confirmar pagamentos manualmente: Clique no ícone  para confirmar que o valor que a adquirente está pagando é referente a determinado recebimento no Dapic, será possível confirmar manualmente as parcelas pendentes de recebimento de acordo com o lote de pagamento da adquirente.

Nota: Essa confirmação de pagamento é apenas visual para facilitar a conferência de recebimento do lote de vendas do Dapic com o extrato da adquirente. Portanto, não tem relação com a conferência da tela de Conferência de transações.



·         - Confirmar pagamentos automaticamente importando arquivo da adquirente: Clique no botão "Importar arquivo da adquirente" para realizar o upload do arquivo.



Na tela "Conferir parcelas do lote com extrato da adquirente", informe a posição das colunas NSU, Autorização e Valor, e escolha o arquivo no formato .CSV para realizar a importação.


Após importar, todas as transações serão conferidas automaticamente.



Para reverter determinada confirmação, clique no ícone    para retornar ao status ‘Pendente’.

A Confirmação é útil para saber se a adquirente está pagando realmente todas os pagamentos do lote, de acordo com as taxas e prazos de recebimento, caso alguma parcela não tenha sido confirmada (parcela não esta no extrato da adquirente, porém está no lote de recebimento no Dapic), a empresa poderá entrar em contato com a adquirente para contestar o recebimento de determinada(s) parcela(s). E solicitar para que as parcelas sejam recebidas em um novo lote de recebimento.


·         - Remover parcelas selecionadas do lote

Esta situação pode ocorrer quando a adquirente realiza o pagamento, porém não envia o pagamento de algumas parcelas, por algum erro ou qualquer outro motivo. Portanto a empresa deverá entrar em contato com a adquirente para confirmar os dados e verificar a data do novo recebimento.

Caso determinada parcela não pertença ao respectivo lote de recebimento, selecione as parcelas desejadas e clique no botão “Remover parcelas selecionadas do lote”. Será exibido na tela para selecionar o novo vencimento, ou seja, a nova data que a parcela será recebida de acordo com a data informada pela adquirente.


As respectivas parcelas serão removidas do lote (conforme exemplo, foram removidas do lote 17/04/2023) e serão adicionadas no novo lote para um próximo recebimento da adquirente.

 

·         - Buscar contas a pagar

Na tela do lote das vendas da adquirente é possível vincular uma conta a pagar junto com as contas a receber. Pois, além da taxa sobre as transações, as adquirentes possuem tarifas extras, como pagamento mensal do TEF, pagamento mensal do aluguel da maquininha e etc, e estes valores são abatidos do valor a receber da adquirente.

Exemplo: Conforme print abaixo, a adquirente pagou o valor de R$ 5.000,00, porém de acordo com o lote das vendas do Dapic, era para eu receber R$ 7.325,00. Esses R$ 2.325,00 a adquirente pode ter cobrado outras tarifas, portanto para realizar a conciliação, deverá ser vinculada a conta a pagar para abater o valor de recebimento e realizar a baixa e conciliação.

Nota: Entre em contato com a sua adquirente para saber o motivo da cobrança.



Após selecionar o botão “Gerar lote” será exibido os dados resumidos do lote selecionado. Conforme exemplo, os valores do extrato e o do lote não são iguais, portanto, o sistema não permite prosseguir com a conciliação. Acesse o lote, corrija as divergências e tente conciliar novamente



i)     Reverter

Para reverter uma conciliação, selecione o filtro de ‘Conciliado’ e clique em ‘Reverter’ para que o lançamento no extrato volte para a opção ‘Não conciliado’ e seja revertido a conciliação.


Importante:

·         - Pagamentos que foram realizados a baixa na conciliação bancária, ao reverter a conciliação, o pagamento será cancelado, ou seja, a parcela será reaberta.

·         - Pagamento que já tinham sido processados manualmente na conta (antes da conciliação), ou seja, já estava com status ‘Pago’ na conciliação, ao reverter a conciliação, o pagamento não será cancelado.




 

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