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Conta

Conta a receber e conta a pagar

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Localizando as contas

Para filtrar as contas por tipo Receber/Pagar, você pode alternar entre os botões de seleção "Receber" e "Pagar".


Além disso, é possível utilizar filtros por status, como "Em aberto", "Paga", "Paga parcialmente", "Cancelada" e "Perdida". Marque com um clique os status desejados para visualizá-los na tela. Clique no botão "Todos" para marcar ou desmarcar todos os status.


  1. Em aberto: Contas ou parcelas que estão com o valor total pendente de pagamento.
  2. Paga: Contas ou parcelas que já foram totalmente pagas.
  3. Paga parcialmente: Contas ou parcelas que tiveram apenas uma parte do valor pago. O pagamento ainda não foi concluído.
  4. Cancelada: Contas ou parcelas que foram canceladas e não requerem mais pagamento.
  5. Cancelada e reparcelada: Parcelas que foram canceladas e posteriormente foram reestruturadas com uma nova data de vencimento.
  6. Perdidas: Contas ou parcelas marcadas como perdidas, indicando um alto risco ou certeza de inadimplência. Ao marcar uma parcela como perdida, ela será ocultada nos relatórios e buscas de parcelas em aberto. Se necessário, é possível alterar novamente para o status "Em aberto".

No botão "Consultar", você pode fazer buscas de contas utilizando o campo "Consultar pelo nosso número" (para buscar contas pelo número do documento), o campo "Consultar pelo número da nota fiscal" (para buscar contas pelo número da NF-e) ou "Consultar pelo código da venda )para buscar contas através do código da venda). Ao selecionar uma conta para consulta, clique no botão para abrir a mesma em modo de visualização/edição.

Filtros: Clique neste botão para filtrar as contas. Na tela de filtragem, é possível filtrar as contas por "Loja", ou seja, contas de outras empresas, por "CPF" (da pessoa vinculada à conta), "Observações" (preenchidas na conta), "Data de vencimento inicial" e "Data de vencimento final". Também é possível filtrar apenas contas sem rateio no centro de custos e receitas, marcando a caixa de seleção "Mostrar apenas contas sem rateios entre centro de custos e receitas". Para utilizar o filtro, preencha os campos de acordo com suas preferências e clique em "Filtrar". Para alterar o campo de CPF para CNPJ, clique no botão.




Cadastrando uma conta a receber ou a pagar manualmente

Para registrar uma conta manualmente, clique no botão e siga os passos abaixo:

Documento: Insira um código para a conta ou deixe em branco para que o sistema gere automaticamente um código baseado na data e hora de emissão da conta, tipo de conta e iniciais do usuário/funcionário responsável pelo lançamento.

Data de emissão: Informe a data de emissão da conta.

Tipo de conta: Selecione se a conta é para pagar ou receber.

Categoria: Se desejar, selecione uma categoria para a conta. Você pode cadastrar categorias de contas no menu "Cadastros complementares > Financeiro > Categoria de contas" para vinculá-las à conta.

• Pessoa: Selecione uma pessoa para vincular à conta. Deixe o campo em branco se desejar lançar a conta sem vínculo com uma pessoa. Para emitir boletos, a pessoa precisa estar vinculada à conta.

Plano de conta: Vincule a conta a um plano de contas.

Conta corrente: Vincule a conta a uma conta corrente. Se a conta for do tipo conta corrente, você também pode selecionar o "Perfil" da conta corrente para emissão de boletos em contas a receber. É possível alterar a conta corrente ao autenticar o pagamento da parcela.


No campo "Tipo de juros", configure a forma como deseja gerar juros na conta. Se não pretende gerar juros, deixe os campos vazios. Você pode escolher entre "Diário" (juros acrescentados diariamente ao valor da parcela a partir da data de vencimento) ou "Mensal" (juros acrescentados mensalmente ao valor da parcela a partir da data de vencimento). No campo "Juros R$", insira o valor dos juros em dinheiro ou, se preferir, utilize o campo "Juros %" para inserir o valor dos juros em porcentagem. No campo "Multa R$", insira um valor em dinheiro ou, se preferir, insira no campo "Multa %" um percentual para ser acrescentado automaticamente ao valor da parcela quando esta exceder o prazo de vencimento. O valor dos juros e multa será somado e considerado como "Valor de acréscimo R$" na parcela.


Centro de custos e receitas único: Informe um centro de custos e receitas único caso a conta pertença apenas a um centro de custos e receitas.


Rateios entre centros de custos e receitas: Neste campo, é possível fazer o rateio da conta entre um ou mais centros de custos e receitas. Clique no botão "Ratear" (as parcelas devem ser geradas para liberar o botão).

Em seguida, uma tela de rateio será exibida. Na coluna "%Rateio", informe o percentual que a conta corresponde em cada centro de custos e receitas. Se preferir informar um valor monetário, clique no botão de troca para alternar para "Valor rateado" e insira o valor de rateio para cada centro de custos.

O percentual total de rateio deve ser 100% ou o valor deve corresponder ao total da conta.

 

 Após realizar o rateio, clique em "Salvar" para concluir.


Gerando as parcelas da conta

Para gerar as parcelas, siga os passos abaixo:


  1. Selecione a "Forma de pagamento".

    Nota: Para forma de pagamento com cartão, após gerar as parcelas, serão exibidos campos específicos de NSU, código de autorização e bandeira. Porém, para o correto funcionamento do controle de cartões a adquirente deverá estar cadastrada previamente com suas devidas taxas, prazos e bandeiras. Acesse o tutorial do Módulo de Cartão e saiba mais.

  2. Insira o número de "Parcelas". Este campo estará disponível apenas para formas de pagamento que não possuem quantidades de parcelas pré-definidas.

  3. Insira a data de "1º Vencimento" para a geração das parcelas. Caso a data de vencimento caia em um sábado, domingo ou feriado cadastrado, a data será alterada para o próximo dia útil.

  4. Selecione o "Tipo" de parcelamento. Pode ser "Fixo", em que as parcelas serão geradas no mesmo dia do mês definido como o primeiro vencimento, e caso os próximos meses não tenham o dia definido, a parcela será gerada no dia anterior. Ou selecione "Variável" para gerar as parcelas com um intervalo configurado. Ao selecionar esse tipo, será liberado o campo "Prazos", onde você deverá inserir o intervalo de dias em que deseja gerar as parcelas.

  5. Insira o valor total que será gerado para a forma de pagamento selecionada.

  6. Para gerar a parcela, clique em "Gerar". É possível posteriormente alterar o valor da parcela de contas a pagar no status aberto que foram geradas manualmente, clicando no botão de edição ao lado do valor da parcela.


       

Após preencher todos os campos, clique no botão "Salvar" para lançar a conta. Inicialmente, a conta estará no status "Em Aberto", e o status será alterado conforme as autenticações de pagamento forem realizadas.


Cancelando uma conta

 Para cancelar uma conta, acesse a conta e clique no botão "Cancelar" localizado no topo da tela da conta.


Definindo uma conta como perdida

 Para marcar uma conta como perdida, clique no botão "Marcar como perdida". Para desmarcar basta clicar no botão "Desmarcar como perdida"


Duplicar uma conta

 Para duplicar uma conta, clique no botão "Duplicar conta" e faça a duplicação na tela de "Conta Rápida". Clique aqui para entender o funcionamento da tela.


Imprimir duplicata

Clique no botão  para ser direcionado ao menu de impressão do relatório de duplicatas, onde a conta selecionada já estará preenchida. Basta configurar as opções de layout desejadas e clicar em "Imprimir".


Baixar a parcela paga

Para confirmar o pagamento de uma parcela, siga estes passos:

  1. Clique no botão localizado entre as informações da parcela.

  2. Insira a data do pagamento no campo "Data".

       


  3. Selecione a forma de pagamento que será utilizada para autenticar o pagamento da parcela.

  4. Preencha os campos "Conta corrente" e "Tipo de transação bancária" (este último é opcional e deve ser preenchido apenas se a baixa estiver sendo feita através de uma conta corrente do tipo banco).

  5. No campo "Valor pago", insira o valor que será pago da parcela. O sistema preencherá automaticamente esse campo com o valor em aberto da parcela, mas você pode alterá-lo para um valor menor caso esteja fazendo um pagamento parcial.

  6. Se necessário, insira um valor de acréscimo ou desconto na parcela nos campos "Valor de acréscimo" ou "Valor de desconto R$".

  7. O valor pago será calculado automaticamente como a soma do valor do pagamento, valor de acréscimo e valor de desconto (Valor do pagamento + Valor de acréscimo - Valor de desconto = Valor pago).

  8. No campo "Observação", você pode adicionar informações adicionais relacionadas ao pagamento.

  9. Após configurar todos os campos, clique no botão "Salvar" para confirmar o pagamento. No topo da tela de pagamento das parcelas, você poderá visualizar o "Valor da parcela" e o "Valor em aberto".
       




Cadastrando o cheque na parcela

Se você deseja autenticar o pagamento utilizando um cheque, siga as instruções abaixo:

Lançamento de um novo cheque:

  1. Selecione a "Conta corrente" na qual o valor do cheque será movimentado. Se o cheque for a pagar, a conta corrente deve ser do tipo "Banco"; se o cheque for a receber, a conta corrente deve ser do tipo "Caixa".

  2. Acesse a parcela da conta para cadastrar o cheque, clicando no botão

  3. Clique no botão "Cadastrar novo cheque" (esse botão estará bloqueado caso a conta corrente selecionada não seja do tipo correto).

       

  4. Insira os dados do cheque, utilizando o leitor de CMC-7 para preencher automaticamente o número do cheque, agência, conta corrente e banco, ou digite manualmente a sequência numérica impressa na parte inferior do cheque no campo "Leitura via CMC-7" e pressione a tecla "Enter" do seu teclado.

  5. Preencha as informações de "Emitente", "CPF/CNPJ", "Número do cheque", "Agência", "Conta corrente", "Banco", "Data de emissão", "Previsão de compensação" e "Valor do cheque".

       

  6. Clique em "Salvar" para confirmar o recebimento/pagamento da parcela. Após salvar, o cheque será enviado para o menu de "Financeiro > Cheque", onde a compensação do cheque deverá ser confirmada.


Vinculando um cheque a uma conta

  1. Selecione uma "Conta corrente" do tipo "Caixa" onde o cheque que deseja utilizar esteja armazenado.

  2. Escolha o cheque desejado no campo "Cheque".

  3. Se necessário, inclua um "Valor de acréscimo" ou "Valor de desconto" no pagamento da parcela.

  4. No campo "Valor pago", insira o valor do cheque que será utilizado

       


Cancelar o pagamento ou recebimento já baixado de uma parcela
Para cancelar o pagamento ou recebimento de uma parcela, siga as instruções abaixo:

  1. Abra a parcela desejada clicando no botão  localizado ao lado das informações da parcela.

  2. No histórico de pagamentos exibido, clique no botão "Cancelar pagamentos".


  3. Selecione o pagamento que deseja cancelar com um único clique.


  4. No campo "Motivo do cancelamento", insira as informações referentes ao cancelamento do pagamento.


  5. Para concluir o processo de cancelamento, clique no botão "Processar".

Após realizar essas etapas, o pagamento será cancelado e o status da parcela será atualizado adequadamente.


Histórico da parcela da conta

Na parte inferior da tela de detalhes da parcela, você encontrará o histórico de pagamentos ou recebimentos relacionados a ela. Nesse histórico, serão exibidas informações sobre os pagamentos vinculados à parcela. Para cada pagamento registrado, existem três botões de função disponíveis:

   
  1. Botão (Observações): Clique nesse botão para visualizar as observações preenchidas no momento do registro do pagamento. Se o pagamento não tiver nenhuma observação, o botão estará bloqueado.

  2. Botão (Visualizar cheque): Quando o pagamento é realizado por meio de um cheque, esse botão ficará disponível. Clique nele para visualizar os detalhes do cheque em uma nova guia.

  3. Botão (Anexar arquivo): Utilize esse botão se desejar anexar uma imagem ou um arquivo PDF relacionado ao pagamento, como por exemplo, uma foto do comprovante de pagamento.

       


Após confirmar o pagamento, você pode clicar no botão "Imprimir recibo
 para ser direcionado à tela de impressão do recibo correspondente à parcela. 


Cancelar ou reparcelar uma parcela em aberto

  1. Botão (Cancelar parcela / Reparcelar): Clique neste botão para cancelar uma parcela ou cancelar e reparcelar com um novo prazo de vencimento.

        


    Se você deseja reparcelar a parcela, marque a caixa de seleção "
    Reparcelar" e configure o "Novo vencimento". Se necessário, informe os valores de "Multa R$" ou "Juros R$". Selecione uma "Forma de pagamento" e forneça o "Motivo do cancelamento".

    Em seguida, clique no botão "
    Processar".

        


    Caso queira apenas cancelar a parcela, basta informar o motivo do cancelamento. Nesse caso, se a opção de reparcelar estiver marcada, uma nova parcela será gerada automaticamente.

    É importante observar que não é possível cancelar parcelas que possuem vínculos em outros locais do sistema sem realizar o reparcelamento ou cancelar a operação que gerou a conta. Ao cancelar uma parcela, o motivo do cancelamento ficará registrado e será exibido abaixo da parcela cancelada.


  2. Botão (Editar parcelas em aberto): Utilize esse botão de edição se você deseja fazer alterações na "Data de vencimento" ou "Forma de pagamento" de uma parcela em aberto.

    Também é possível inserir valores de "
    Multa R$", "Juros R$", "Outras despesas R$" (usado para representar custos adicionais além de juros e multa), "Desconto R$" e adicionar "Observações".

        

    Se a conta foi gerada manualmente, é possível alterar o "Valor" da parcela. Após clicar no botão de edição, faça as alterações necessárias e clique em "Salvar" para confirmar as alterações. Essa funcionalidade está disponível apenas para parcelas no status "Aberto".


Marcando uma parcela como perdida

Para marcar uma parcela como perdida, clique no botão  localizado ao lado das informações da parcela. Isso indicará que a parcela está inadimplente ou atrasada e provavelmente não será recebida.



Se desejar desmarcar a parcela como perdida, clique novamente no botão .

No caso de a parcela estar vinculada a um lote de desconto de títulos, você pode clicar no botão  para ser direcionado ao respectivo lote. Serão exibidas mensagens nas informações da conta para indicar quando há parcelas incluídas em lotes de desconto de títulos.


Gerando e enviando o boleto da conta

Quando uma parcela a receber está configurada com a forma de pagamento em boleto e todas as informações relevantes, como a pessoa, conta corrente e perfil, estão selecionadas na conta, o botão será liberado. Você pode clicar nesse botão se deseja gerar o boleto em formato normal ou em PDF. Basta clicar em "Gerar" para gerar o boleto ou clicar em "Enviar por e-mail" para enviá-lo por e-mail para o seu cliente.

Ao clicar em "Enviar por e-mail", o e-mail do setor financeiro do cliente será automaticamente exibido no campo de destinatário. No entanto, se necessário, você pode inserir um outro endereço de e-mail ou até mesmo enviar para múltiplos endereços de e-mail.

No menu Financeiro > Gerar boletos, você também terá a opção de enviar boletos por e-mail e gerar boletos, mas com a diferença de que poderá realizar essas operações em vários boletos simultaneamente.

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