Clique aqui para fazer o acompanhamento passo a passo

Pedido de venda

Neste menu você poderá importar orçamentos para geração de pedidos de venda, gerar pedidos de venda, gerar ordem de produção através dos pedidos de venda e acompanhar todos os pedidos de venda registrados no sistema. 
Os pedidos de venda podem se enquadrar em 6 tipos de status, sendo eles:

Aberto: Registrados, porém ainda não foram fechados, ou seja, é possível realizar alterações no mesmo (Apenas o cliente não pode ser alterado após salvar o pedido de venda);

Falta faturar: Registrados e fechados, porém ainda não passaram pelo processo de faturamento, ou seja, não foram importados os produtos em uma ou mais fatura/s. A partir do momento que um produto do pedido de venda é faturado, o pedido passa a ficar no status faturado parcial;

• Faturado parcial: Registrados que passaram pelo processo de fechamento, porém ainda não foram 100% faturados, ou seja, apenas alguns produtos do pedido de venda foram importados em uma ou mais faturas;

Faturado: Registrados e fechados na qual foram importados todos os produtos dos mesmos em uma ou mais faturas, sendo assim o pedido é considerado 100% faturado (Mesmo que a fatura esteja ainda aberta);

Cancelado parcial: Registrados e fechados que possuem alguns produtos cancelado;

Cancelado: Registrados, porém foram cancelados posteriormente (Não é possível realizar alterações ou reativar pedidos cancelados).

Observação: A baixa dos produtos no estoque é feita no processo de faturamento, ou seja, o pedido de venda não movimenta estoque, apenas é possível comprometer (Separar) produtos no estoque.


Cadastrando um pedido de venda:
1. Acesse Menu > Faturamento >> Pedido de Venda

2. Clique no botão “Novo” e preencha os dados a seguir para registrar um novo orçamento.
     • Código: Insira um código para o pedido de venda ou deixe em branco para que o sistema gere automaticamente.

     • Código Externo: Este campo será preenchido automaticamente com o código do pedido de venda do representante (Quando é um pedido lançado na área de força de vendas). Quando um pedido de representante é aprovado, ele passa a ser um pedido de venda comum, porém, no campo de código externo será preenchido o código do pedido de venda presente na área do representante. Quando o código do pedido de venda do representante é gerado automaticamente pelo sistema, o mesmo será preenchido no pedido com possibilidade de alteração. Na ausência de vendas com representantes esse campo pode ser utilizado para outros fins, por exemplo, pode ser colocado o código do pedido de compra do cliente.

     • Data de emissão: Insira a data de emissão do pedido de venda (O sistema automaticamente irá filtrar a data atual, porém o campo é editável).

     • Previsão de entrega: Insira uma data de previsão de entrega para o pedido de venda. Após salvar o pedido o campo fica engessado, portanto, para alterar basta clicar no botão   localizado ao lado do campo. Ao clicar no botão será exibida a data de previsão atual do pedido, em “Nova data” insira a nova data de previsão de entrega do pedido, e em “Observação” você pode inserir uma informação a mais referente a data de previsão de entrega (É possível visualizar todas informações colocadas no campo de observação junto a data de alteração no histórico de previsão de entrega, localizado na parte inferior da janela de previsão de entrega.

     • Categoria: Selecione se desejar uma categoria de venda para classificar o pedido de venda. Categorias de venda podem ser registradas no caminho Cadastros> Complementares> Categoria de venda.

     • Cliente: Selecione o cliente no seletor, ou clique em “Novo” para que sejam exibidos os campos de cadastramento do cliente no momento da venda, na qual você poderá inserir as informações necessárias do mesmo, e após salvar o cliente será vinculado ao pedido e registrado no cadastro de pessoa vinculado a categoria “Clientes”.

     • Endereço: Selecione um endereço do cliente se desejar (O endereço deve ser registrado no cadastro da pessoa para que seja exibido na barra de seleção).

     • Tabela de preços: Selecione a tabela de preços que será utilizada para geração de valores no pedido de venda. A tabela de preço pode ser alterada enquanto o pedido de venda estiver no status “Aberto”, portanto se a tabela for alterada automaticamente será alterado o valor de todos os produtos e detalhes inclusos no pedido de venda.

     • Representante: Selecione o representante comercial responsável pela venda para definir a comissão que o mesmo receberá no momento da geração da conta a receber (Caso o pedido de venda não possua um representante comercial envolvido, basta cadastrar sua empresa como representante com o valor de comissão zerado e seleciona-la no campo representante, apenas para salvar o pedido de venda (É obrigatória a seleção do mesmo). O campo a frente do seletor de representante apresentará a porcentagem de comissão que o representante tem no seu cadastro, e a mesma que será usada para gerar a porcentagem de comissão nos produtos. No momento em que a conta a receber é gerada através do pedido de venda ou fatura, é calculada a comissão do representante e a mesma ficara armazenada no Financeiro > Gerar comissão. A comissão é exibida em alguns relatórios e também na área do representante no relatório de comissões pendentes. O campo de porcentagem de comissão é livre para alteração enquanto o pedido de venda estiver em status aberto, porém pode ser bloqueado no grupo de usuário. É possível alterar e trabalhar a comissão por produto no momento do lançamento dos produtos no pedido. 

     • Funcionário supervisor: Selecione se desejar um funcionário supervisor (Vendedor) da venda para definir a comissão que o mesmo recebera no pedido de venda. O campo a frente do seletor de funcionário supervisor apresentará a porcentagem de comissão que o funcionário receberá sobre o pedido de venda, o sistema filtra automaticamente a porcentagem registrada no cadastro do funcionário, porém o campo é editável, então é possível alterar se necessário. A comissão do funcionário passa a ficar pendente no menu Financeiro > Gerar comissão e em relatórios de comissão, a partir do momento que é gerada a conta a receber no pedido de venda ou fatura.
Observações: Campo livre para preenchimento de mais informações.

3. Clique no botão "Salvar" para gravar as informações no pedido de venda.


Lançando dos produtos do pedido de venda:
Acesse a aba "Produtos" para realizar o lançamento dos produtos no pedido de venda:
 
1. Adicione os produtos através do código de barras Automático/Manual, ou selecione o “Produto” para efetuar o lançamento em massa ou o lançamento direto através da seleção de Cor/Tamanho.


Observação:
• Com o lançamento em massa é possível utilizar botões  de preenchimento em massa de “Tipo” e “Valor”. 
Tipo: Clique sobre o cabeçalho da coluna para alterar o tipo de todas grades Cor/Tamanho do produto entre Venda/Brinde.
Valor: Clique sobre o cabeçalho da coluna para preencher os valores de todas grades Cor/Tamanho do produto com o valor do primeiro campo.
• Se necessário cancelar o lançamento em massa, clique em  que as grades serão ocultadas.


 
     • Tipo do produto: Selecione o tipo do produto, podendo ser ele uma “Venda” (O valor do produto será gerado normalmente) ou um “Brinde” (O valor do produto não será considerado na conta a receber). 

     • Quantidade: Insira a quantidade que deseja lançar (A quantidade fica desabilitada quando está editando um produto que foi importado de um orçamento).

     • Valor R$: Será exibido o valor do produto na tabela de preço selecionada anteriormente no pedido de venda, caso o produto não esteja registrado na tabela selecionada o valor estará em branco e você poderá inserir o mesmo manualmente. O valor que é apresentado da tabela de preço pode ser alterado, desde que respeite o valor mínimo do produto cadastrado na tabela.

     • Acréscimo R$: Insira se desejar uma quantidade de acréscimo em valor monetário ao produto. 

     • Desconto: Insira se desejar um valor de desconto ao produto. Se for feito o lançamento em massa por produto, na tela de lançamento será exibido apenas um campo para desconto, que serve para informar o desconto em valor monetário. Quando é feito um lançamento individual do produto (produto, cor e tamanho), é possível alterar o valor de desconto de Monetário $ para Porcentagem % e vice-versa, para fazer isso basta clicar sobre a opção que almejar no botão de troca que fica ao lado do campo de desconto.
                  
      • Comissão: É exibida a porcentagem de comissão que o representante vinculado na venda receberá no produto. O sistema automaticamente irá filtrar e preencher no produto a porcentagem de comissão estabelecida ao representante nos detalhes do pedido de venda, na ausência dessa informação o sistema irá filtrar a porcentagem de comissão estabelecida no produto. Contudo o campo estará livre para edição ao lançar os produtos.

     • Total: É o valor total do produto (Quantidade x Valor + Acréscimo ou – Desconto = Total)

2. Para editar um produto lançado clique no símbolo e após o clique será aberto o modo edição do produto, e os campos estarão livres para edição, apenas o produto que não pode ser alterado (Depois de alterar salve).


Comprometendo produtos no estoque (reservar produtos):
Com essa função é possível comprometer (Separar, Reservar) o produto no estoque. Os produtos comprometidos ficam reservados e no momento do fechamento da fatura são retirados do estoque. Quando o produto é comprometido ele não é incluso nas ordens de produção geradas através do pedido de venda, portanto o sistema entende que o mesmo já foi produzido e reservado para ser entregue. 

É possível comprometer os produtos um a um no botão  de comprometimento presente em cada grade de cor e tamanho do produto, ou você poderá utilizar o comprometimento em massa dos “Processos”.


 
Após clicar no botão será exibida uma janela onde você deverá selecionar o “Armazenador” em que serão comprometidos os produtos, se o produto possuir variação de estoque você deve selecionar a mesma no campo “Variação”. 

No campo “Em estoque” apresenta a quantidade disponível em estoque, e no campo “Quantidade” insira a quantidade que deseja comprometer no estoque (O sistema automaticamente apresentara a quantidade do produto pendente a comprometimento). 

Após configurar todos campos para o comprometimento clique em “Salvar” para registrar.
 
Quando o comprometimento é registrado ele fica salvo e listado na parte inferior da janela, com as informações “Armazenador”, “Variação” e “Quantidade”.  

Ao lado do registro de comprometimento estão os botões de edição e exclusão para fazer alterações no comprometimento.

 
Alterando percentual dos produtos em massa:
Esta função pode ser utilizada para alterar as comissões do “Representante” na venda, conforme as comissões padrões definidas. O sistema automaticamente filtrará a comissão do cadastro do representante, caso esta não esteja preenchida, será filtrada a comissão registrada no produto, todavia, a comissão pode ser alterada manualmente através do modo edição do produto ou mesmo ao lançar o produto no orçamento. Este processo permite alterar as comissões preenchidas de forma prática, em massa, sem a necessidade de editar produto a produto. 

1. Para utilizar tal função, primeiramente clique no botão “Processos” localizado na aba "Produtos"




2. Clique em “Alterar percentual de comissões”;

3. Será exibida uma janela, onde são informadas as comissões atuais, e ao lado um campo para preenchimento da “Nova comissão”. Informe a nova comissão e clique no botão “Processar”, desta forma as comissões dos representantes nos produtos serão alteradas. Caso haja apenas um valor de comissão, somente este será apresentado, porém, se houver produtos com comissões distintas, todas as variações de percentuais serão exibidas na tela, permitindo a alteração em massa.



  
Importando produtos de um orçamento:
Com esta função é possível importar os produtos de um ou mais orçamento/s, desde que os orçamentos estejam no nome do mesmo cliente do pedido de venda.

É possível filtrar os produtos apenas de orçamentos no status fechado, e que não possuam todos seus produtos vinculados em outro/s pedido/s de venda. 

Para fazer a importação dos produtos de orçamentos clique em “Processos” > “Importar do orçamento”. Após o clique será exibida uma janela com os seguintes dados:

     • Pessoa: Estará o nome da pessoa vinculada ao pedido de venda.

     • Orçamento: Selecione o orçamento que deseja importar. Serão apresentados apenas os orçamentos da pessoa vinculada ao pedido de venda. 

Após selecionar o orçamento serão apresentados todos produtos que estão pendentes no mesmo, ou seja, que ainda não foram importados em outros pedidos de venda. 
 
Na tela é possível visualizar o “Tipo” do produto (Venda ou Brinde) registrado no orçamento, a quantidade “Pendente” (Quantidade pendente que ainda resta importar do Orçamento) de produtos, e na coluna “Importar” você deverá preencher a quantidade de cada produto que almeja importar ao pedido de venda. 

Ao clicar no campo para colocar a quantidade, automaticamente o sistema irá preencher a quantidade pendente, porém o campo é livre para edição. 

Existe um atalho na coluna “Importar” que ao clicar sobre o título da coluna automaticamente todos os produtos são preenchidos com a quantidade pendente, e se clicar novamente o sistema retira os preenchimentos.

Ao finalizar o preenchimento do que vai ser importado ao pedido de venda, basta clicar no botão “Processar” e os produtos serão importados. 

Quando um produto é importado e seguidamente excluído do pedido de venda, o mesmo volta a ficar pendente no orçamento, o mesmo acontece em situações que o pedido de venda é cancelado (Quando cancelado o pedido de venda, todos os produtos importados do orçamento voltam a ficar pendente).



Inserindo detalhes dos produtos lançados:
Em orçamentos, pedidos de venda, faturas e ordens de produção, após lançado o produto, é exibido o botão de detalhes  

no orçamento ele fica localizado entre os botões de edição e de exclusão 
Com a função de detalhes você poderá registrar alguma particularidade do cliente. Quando é exibido o símbolo  no botão de detalhes é porque o produto não possui detalhes, e se estiver exibindo o símbolo  significa que existe detalhes/s vinculado/s ao produto. Para inserir detalhes clique no botão de detalhes, após clique é exibida uma tela para o registro.

1. Vincular detalhes: Clique neste botão para vincular (Copiar, importar) os detalhes de um grupo de detalhes registrado em produtos que estão inclusos no respectivo orçamento, desde que os produtos possuam a mesma referência. Ao clicar no botão é exibido o seletor “Grupo de detalhes”, na qual você poderá selecionar um grupo de detalhes, e após selecionar o grupo clique em “Vincular” para concretizar a operação ou clique em “Cancelar” para fechar a aba e cancelar a operação.

2. Importar detalhes do produto: Clique neste botão para importar os detalhes registrados na ficha técnica do produto (Se o cliente do orçamento possuir detalhes vinculados a ele no cadastro do produto, estes que serão importados).

3. Para cadastrar um novo detalhe clique em “Novo” na tela de “Detalhes do produto” e preencha os campos a seguir.

     • Tipo: Selecione o tipo de detalhe que pretende incluir no produto (Exemplo: bolso, estampa, bordado ...). Para selecionar o detalhe é necessário que o mesmo esteja cadastrado no caminho Cadastros> Complementares > Produto > Tipo de detalhe da ficha técnica.

     • Valor: Insira o valor do detalhe que será acrescentado no valor do produto. Caso a tabela de preço utilizada para geração dos valores possua o valor do detalhe registrado, automaticamente o sistema preencherá o campo, porém o mesmo é editável, então se necessário será possível realizar alterações.

     • Unidade de medida: Selecione se desejar uma unidade de medida para registrar no detalhe. Quando selecionada uma unidade de medida, é exibido o campo de “Tamanhos”, neste local serão exibidos os campos para preenchimento de medidas de todos tamanhos do produto que estão inclusos no orçamento.

     • Descrição: Insira uma descrição para o detalhe.

     • Imagem: Coloque se desejar uma única imagem técnica que aponte todos detalhes inclusos no produto. Para inserir a imagem basta clicar sobre o botão , em seguida clique em “Incluir foto”, depois em “Escolher arquivo”, busque a foto em sua máquina, selecione-a e clique em “Abrir”. Com a foto selecionada clique em “Salvar foto”. Após salva a imagem se necessário alteração basta abrir a imagem clicando no botão   e depois no botão “Excluir foto”, assim a foto será excluída e o campo fica livre novamente para inserir outra imagem (O botão só é liberado após salvar os detalhes).

4. Após registrar/alterar o detalhe, clique em “Salvar” para gravar as informações estabelecidas.

Quando salvo o detalhe são exibidos os seguintes campos:

• Produtos vinculados: São exibidos os produtos vinculados a este grupo de detalhes. Todas alterações feitas impactarão nos produtos informados no campo.

• Desvincular detalhes: Clique neste botão se deseja desvincular/excluir todos os detalhes inseridos no respectivo produto.

Todos detalhes do produto serão listados e você conseguira editar, excluir e visualizar medidas clicando nos botões intuitivos localizados ao lado dos detalhes registrados.

 
Alterando a ficha técnica de um produto no pedido de venda:
Após adicionar os detalhes, em alguns casos será necessário alterar a ficha técnica do produto, para adicionar ou retirar consumos, e também para adicionar ou remover processos de produção. 

A alteração de ficha técnica particular de um cliente pode ser registrada no produto (Maneira mais eficiente, pois fica registrado no sistema para os próximos pedidos de venda) ou no momento de configurar os produtos no pedido de venda. Para fazer alteração de ficha técnica no momento de configurar os produtos no pedido de venda clique no botão de detalhes  , em seguida clique na opção  "Ficha Técnica" , posteriormente será exibida uma tela para a configuração de alteração de ficha técnica na qual você deverá clicar em “Novo” para adicionar uma nova operação. 

Enquanto não é adicionada nenhuma operação ou consumo, o sistema utilizará a ficha técnica padrão cadastrada no produto (Se o cliente possuir uma ficha técnica particular a mesma que será considerada na produção).

Em “Descrição” insira uma descrição para a operação, em seguida selecione o “Tipo” (Interna ou Externa), a “Sequência”, “Valor de custo”, “Qtd.operadores”, “Operação”, “Célula padrão” e por fim o “Tempo” da operação

Caso na operação que está sendo adicionada possua algum consumo você deverá clicar no botão   para abrir os campos de preenchimento de consumo (Para cada novo consumo você deve clicar no botão para abrir os campos de preenchimento). 

Selecione o “Produto de consumo” (Cor/Tamanho), em seguida a “Quantidade”. Depois de configurar a operação e o consumo clique em “Salvar” para registrar a operação e seus consumos.

Siga esse processo até incluir todas as operações e todos os consumos ao produto. Se necessário você poderá excluir ou editar a operação clicando nos botões de exclusão e edição localizados a frente de cada registro de operação.

No botão  existem algumas funções para facilitar a alteração da ficha técnica, sendo elas:

     • Ficha técnica do produto: Clique neste botão para importar a ficha técnica do produto (Se o cliente possuir uma ficha técnica particular a mesma que será importada), assim você poderá alterar apenas o que é necessário, sem a necessidade configurar todas operações novamente (Somente serão importados os consumos vinculados à processos de ficha técnica de produção).

     • Ficha técnica de outro tamanho do produto: Clique neste botão para importar a ficha técnica de outro tamanho do produto, porém o produto deve possuir a mesma referência (É possível importar apenas fichas técnicas de produtos que foram alteradas no momento do pedido de venda). 

Com essa função não será necessário preencher todas alterações de ficha técnica em cada tamanho do produto, basta cadastrar em um determinado tamanho e importar para os demais tamanhos, alterando o que for necessário (Pode-se importar de uma outra cor do produto também, porém é necessário alterar os consumos).

Após preencher todos dados necessários da ficha técnica clique em “Salvar” e depois feche a tela.

Observação: As alterações de fichas técnicas feitas no pedido de venda não serão registradas no cadastro do produto, ou seja, serviram apenas para o respectivo pedido de venda.

A próxima etapa após o lançamento dos produtos é o fechamento do pedido de venda. Para fechar o pedido de venda clique na aba “Fechamento” e preencha os seguintes campos.
 

Fechando um pedido de venda:
O fechamento pode ser feito de 3 formas:

     • Fechamento direto, sem gerar parcelas, deixando o recebimento do valor total pendente para ser gerado no momento da Fatura.

     • Fechamento parcial, utilizando um valor sinal (Entrada) para gerar uma parcela de recebimento para ser abatido sobre o valor total líquido no fechamento da Fatura (O pedido de venda deve possuir vínculo com a fatura/ Deve ser importado o pedido de venda na fatura).

     • Fechamento completo, gerando o valor total liquido da conta a receber no pedido de venda.
Quando o pedido de venda é gerado através de um pedido de representante aprovado, o mesmo possuirá as informações do fechamento realizado no pedido do representante em sua tela de fechamento, como na imagem abaixo:
 
1. Insira as informações do pedido de venda para realizar o fechamento:

     • Valor sinal: O valor sinal (Entrada) é um pagamento único, ou seja, será possível gerar apenas uma parcela no pedido de venda. O valor de sinal deve ser menor que o valor do pedido, caso queira parcelar o valor total gere o parcelamento sem o valor de sinal. Quando utilizada essa função, ao importar o pedido de venda na fatura, no momento do fechamento da fatura será abatido o valor de sinal realizado no pedido de venda anteriormente, e você deverá realizar o restante das parcelas na fatura.

     • Conta corrente: Selecione uma conta corrente em que a conta a receber será vinculada ao ser gerada. Será possível altera-la futuramente caso necessite, podendo até mesmo ser alterada no momento da autenticação do pagamento da parcela.

     • Perfil: Selecione se necessário o perfil da respectiva conta corrente selecionada no campo anterior (Função mais utilizada para geração de boletos). 

     • Plano de contas: Selecione um plano de contas em que a conta a receber será vinculada e armazenada. É possível alterar o plano de contas no registro da conta.

     • Transportadora: Selecione se desejar a transportadora responsável pelo transporte dos produtos.

Os valores a seguir (Frete, Acréscimos R$, Desconto % e Desconto R$) serão acrescentados ou descontados no total líquido R$ do pedido de venda:

     • Frete: Selecione o tipo de frete se necessário, e no campo ao lado do seletor insira o valor do frete.  

     • Acréscimos R$: Insira um valor de acréscimo se necessário.

     • Desconto %: Insira uma porcentagem de desconto se necessário.

     • Desconto R$: Insira um valor de desconto se necessário.

     • Total líquido R$: Valor líquido do pedido (Conta a receber a ser gerada). 
 
     • Botão : Clique neste botão para visualizar as informações de desconto, acréscimo e frete preenchidas no fechamento do orçamento.
 

Na próxima etapa etapa você deverá informar as informações das parcelas e valores do fechamento combinado com o cliente:

2. Selecione uma “Forma de pagamento” para gerar a parcela. Em seguida insira o número de parcelas (Este campo ficará disponível apenas para formas de pagamento que não possuem as quantidades de parcelas pré-definidas). 

Nota: Para forma de pagamento com cartão, após gerar as parcelas, serão exibidos campos específicos de NSU, código de autorização e bandeira. Porém, para o correto funcionamento do controle de cartões a adquirente deverá estar cadastrada previamente com suas devidas taxas, prazos e bandeiras. Acesse o tutorial do Módulo de Cartão e saiba mais.


3. Insira a data de “1ºVencimento” para geração das parcelas (Caso a data de vencimento cair no final de semana ou feriado cadastrado, a data será alterada para o próximo dia útil). 

4. Selecione o “Tipo”, podendo ser “Fixo” (As parcelas serão geradas no mesmo dia do mês em que está definido o primeiro vencimento, e caso os próximos meses não possuírem o dia definido será gerado no dia anterior) ou “Variável” (Para gerar as parcelas com o intervalo que você configurar), na qual quando selecionado será liberado o campo “Prazos” onde você deverá inserir o intervalo de dias em que pretende gerar as parcelas. 

5. Para finalizar insira o valor que será gerado na forma de pagamento selecionada (O sistema trará o valor pendente automaticamente, e você poderá editar)

6. Clique em “Gerar” para gerar as parcelas. O valor total das parcelas não pode ser menor que o valor líquido do pedido de venda.

Após a procedência do fechamento, será exibido o botão  para os pedidos que tiverem alguma parcela/pagamento gerado no momento do fechamento. Clique no botão que você será direcionado até a conta gerada no pedido.


Reabrindo um pedido de venda:
Clique no botão  na aba "Fechamento" do pedido para reabrir o pedido de venda se desejar fazer alterações no mesmo.

No momento de reabrir o pedido serão excluídas as contas e parcelas geradas no fechamento. Caso a conta gerada no fechamento do pedido de venda possua algum pagamento vinculado, não será possível reabrir o pedido, ao menos que todos pagamentos da conta sejam cancelados. 

Não é possível reabrir o pedido de venda se ele possuir vínculos com outros locais do sistema, como ordens de produção ou faturas (Para desvincular o pedido de outros locais para reabri-lo, é necessário cancelar a Fatura/Ordem de produção na qual o mesmo está vinculado, ou excluir os produtos do pedido no local onde foram importados anteriormente).

Cancelar produtos: Enquanto o pedido de venda estiver no status “Fechado”, é possível cancelar produtos incluso no mesmo acessando a aba de produtos do pedido de venda, através do botão “Cancelar produtos”. Ao clicar no botão será apresentada uma tela com todos produtos inclusos no pedido, e no canto direito o botão “Cancelar”. Clique sobre o cabeçalho “Cancelar” para preencher todas as quantidades pendentes dos produtos automaticamente, ou clique no campo desejado para preencher individualmente cada produto. Após preencher as quantidades que pretende cancelar, clique em “Processar” para realizar a operação. Não é possível cancelar produtos em pedidos de venda parcelados totalmente.
Quando o pedido está fechado é liberado o botão “Produtos pendentes para faturamento” na aba de produto, se desejar você poderá clicar sobre o botão para ser direcionado ao relatório de produtos pendentes para faturamento com o respectivo pedido de venda já selecionado, ou seja, basta clicar em “Imprimir” para exibir o layout de impressão.
Ao fechar o pedido de venda serão liberados dois botões de função na aba de “Detalhes”, segue abaixo as suas funções.

Separando materiais do pedido de venda:
Na aba "Materiais" você poderá comprometer (Reservar, Separar) as matérias-primas necessárias para produção dos produtos (Produtos acabados que não estão comprometidos) inclusos no pedido de venda. Ao reservar a matéria-prima será sanado o risco de o pedido de venda chegar na produção e faltar material no armazenador de estoque. 

O comprometimento também pode servir como um alerta para compra de materiais, visando que ao comprometer a matéria-prima, se não tiver estoque disponível para atender o pedido, o sistema apresentará uma validação informando que o estoque disponível não é o suficiente.

Clique no botão  para comprometer as matérias-primas no estoque (Separar MP para o pedido de venda). 

Após o clique será exibida uma janela listando as matérias-primas e quantidades necessárias para a produção dos produtos do pedido de venda conforme as fichas técnicas. 



     • Armazenador: Selecione em qual armazenador deseja comprometer (Separar, Reservar) as matérias-primas. Para comprometer matérias-primas é necessário que a matéria-prima possua a quantidade disponível em estoque.
Se necessário comprometer a mesma matéria-prima em mais de um armazenador clique no botão   para adicionar um novo campo de seleção, assim você conseguira comprometer a matéria-prima em dois ou mais armazenadores de estoque distintos. Se necessário a exclusão do seletor adicional clique no botão  .

     • Modificar o armazenador de todos produtos: Neste seletor é possível preencher os armazenadores de todos os produtos de uma só vez, para fazer isso basta selecionar o armazenador que deseja preencher em todos os produtos, em seguida clique no botão   , assim todos os seletores de armazenadores dos produtos serão preenchidos.

     • Variação: Caso o produto possua variações no estoque, selecione no seletor em qual das variações existentes o produto será comprometido.

     • Importar: Insira a quantidade da respectiva matéria-prima que deseja comprometer no estoque. O sistema automaticamente preenchera o campo com as quantidades necessárias para realizar a produção de acordo com as fichas técnicas dos produtos, porém o campo é livre para alteração.

Após realizar o preenchimento dos armazenadores e quantidades para comprometimento, clique no botão “Processar” para concretizar a operação.

Se necessário alterar a quantidade de comprometimento, ou até mesmo excluir o comprometimento, utilize os botões de edição e exclusão localizados no registro do comprometimento.

Qtd. OP: Nesta coluna é apresentada a quantidade da respectiva matéria-prima que já foi importada (Saiu do armazenador de estoque para entrar no saldo da ordem de produção) na ordem de produção.

Clique no botão  caso deseje excluir o comprometimento em estoque de todas as matérias-primas que estão comprometidas no pedido de venda.

Clique no botão  para ser direcionado até o relatório de previsão de consumo com o pedido de venda já selecionado, ou seja, basta configurar os filtros que desejar e clicar em “Imprimir” para abrir o layout de impressão do relatório. Este relatório aponta a previsão de consumo de matérias-primas, ou seja, apresenta o que será consumido de matérias-primas na produção de acordo, com as fichas técnicas do produto, sendo de suma importância para auxílio na separação das matérias-primas.
 
Anexando arquivo do pedido de venda:
Nesta aba do pedido de venda é possível anexar arquivos, vinculando-os ao pedido. Os arquivos anexados podem individualmente ter no máximo 100MB e a empresa pode armazenar no total até 5GB de arquivos (A partir dos 5GB anexados, será cobrado um custo adicional conforme a quantidade de espaço que você vai precisar, caso tenha chegado ao limite do seu espaço, e necessite de mais, entre em contato com a WebPic para comprar mais espaço para anexos). Para anexar um arquivo no pedido de venda vá até a aba “Anexos”. Em seguida preencha a “Descrição” do arquivo (Detalhe o que exatamente é o arquivo na descrição), posteriormente clique no botão “Escolher arquivo” para buscar o arquivo em seu computador, selecione o arquivo e clique no botão “Abrir”. Após selecionar o arquivo clique em “Salvar” para anexar e concluir a operação. Você pode anexar vários arquivos no pedido de venda.  
 
Após anexar, os arquivos ficarão vinculados ao pedido. Para efetuar o download do arquivo clique no botão  , e para excluir o arquivo clique no botão   . E exibida a descrição, o nome do arquivo, e o tamanho na tela de filtragens.



Gerar ordem de produção a partir de um pedido de venda: 
Clique neste botão  para gerar uma ordem de produção para o pedido de venda.  Este botão é apenas um atalho para geração da ordem de produção, onde é possível gerar uma ordem para o respectivo pedido de venda (É gerada uma ordem de produção vinculada ao pedido venda). As ordens de produção também podem ser geradas no menu Produção>Ordem de produção, onde é possível criar uma ordem de produção e importar os produtos de pedidos de venda (É possível importar os produtos de vários pedidos de venda distintos na ordem de produção). 

Essa função geralmente é utilizada por usuários que geram uma ordem de produção para cada pedido de venda.

Ao clicar será exibida uma janela de preenchimento na qual você deverá preencher as seguintes informações:

     • Lote: Insira o número de lote para ordem de produção ou deixe em branco para que o sistema gere automaticamente o código.
Manter código do pedido de venda: Marque a checkbox se deseja manter no código de lote da ordem de produção, o mesmo código do pedido de venda.

     • Data de previsão: Insira se desejar uma data de previsão para finalização da ordem de produção.

     • Observação: Campo livre para o preenchimento de mais informações.

Após preencher os campos necessários clique em “Salvar” para gerar a ordem e ser direcionado até a mesma, ou em “Fechar” para cancelar a operação.

Clique no botão  para ser direcionado até a ordem de produção em que o pedido de venda está vinculado. Caso o pedido de venda não possua nenhum vínculo com a produção será exibida uma mensagem “Atenção! Este pedido de venda não possui ordem(ns) de produção vinculada(s)”. Se o pedido de venda possuir vinculo em mais de uma ordem de produção será exibida uma janela com o título “Ordens de produção vinculadas ao pedido”, na qual você deverá clicar no botão   da ordem de produção em que você deseja ser direcionado “Visualizar”.

O que achou deste artigo?

  • Gostei
    Gostei!
  • Amei
    Amei!
  • Não era isso
    Não era isso
  • Não Gostei...
    Não gostei...

Ainda tem dúvidas?

Caso não tenha encontrado uma solução em nossa Central de Ajuda, entre em contato conosco.
Entrar em contato