Consignado
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A consignação de mercadorias é um acordo em que o
proprietário permite que um terceiro comercialize seus produtos, sendo o
pagamento efetuado apenas quando a mercadoria estiver de fato vendida. Esse
método é utilizado por empresas para expandir a distribuição de produtos sem
transferir imediatamente a propriedade, visando aumentar a visibilidade e as
vendas, minimizando o risco de excesso de estoque não vendido.
Através do módulo consignado do Dapic, também é possível
realizar uma venda “fiado” (em algumas regiões também conhecido como ‘nota
aberta’), ou seja, permite que clientes comprem produtos e realizem o pagamento
da conta posteriormente de acordo com a data acordada previamente, neste modelo
de venda, não é possível realizar a devolução do produto, apenas troca.
Principais funcionalidades:
1.
Autorizado do cliente: Facilitamos o
processo de retirada ao permitir a designação de autorizados que podem retirar
os consignados em nome do cliente.
2.
Políticas:
o
Política de uso: Parametrização permite
restringir o cliente a realizar a abertura de novos lotes de consignado.
o
Política de retorno: Parametrização permite
restringir o cliente a realizar a devolução de produtos do consignado.
3.
Limite de consignado: Defina o valor
limite de consignado que o cliente poderá retirar de produtos da loja,
proporcionando maior segurança para o cliente e para a sua empresa.
4.
Lotes de consignado: Organize e
gerencie os consignados de forma mais eficaz, uma vez que cada lote estará
associado a uma data de cadastro, cliente, autorizado do cliente, responsável
pelo consignado, registro de movimentações e muito mais.
5.
Consulta produtos consignados: Acompanhe
todos os produtos em consignado com o cliente, saldo do crédito disponível, limite
disponível para a utilização em lotes de consignado e muito mais.
1. Autorizado do cliente:
Acesse Menu > Cadastros >> Pessoa (Cliente
>> Consignado)
Na seção "Consignado" do cadastro do
cliente, adicione os autorizados para retirada de consignados em nome do
cliente. Preencha Nome, CPF/CNPJ, Telefone e E-mail,
e clique em "Salvar".
2. Políticas:
Através das Políticas do consignado, o Dapic permite que uma
mesma empresa trabalhe com “Consignado” (clientes não possuem
restrição para retirada, devolução e pagamento) e também trabalhe com “Fiado/Nota
aberta” (clientes que possuem restrição de retirada, devolução e
pagamento).
Política de uso: A política de uso restringe a abertura de novos
consignadas com base no:
·
Pagamento mensal: Todos os consignados
deverão ser finalizados dentro do mesmo mês de sua abertura.
·
Pagamento 30 dias: Todos os consignados
deverão ser finalizados dentro do prazo de 30 dias a contar de sua abertura.
· Sem restrição: Por padrão, o sistema trás configurado esta opção para os clientes que trabalham apenas com consignado e não possuem restrição na abertura de novos consignados.
Política de retorno: A política de retorno restringe a devolução de
produtos mediante a uma troca equivalente com base em:
·
Troca por valor: O valor total dos
produtos devolvidos deverá ser inferior ou igual ao valor total de novos
produtos retirados.
·
Troca por quantidade: A quantidade dos
produtos devolvidos deverá ser inferior ou igual a quantidade de novos produtos
retirados.
·
Sem restrição: Por padrão, o sistema trás
configurado esta opção para os clientes que trabalham apenas com consignado e
não possuem restrição com a devolução de produtos.
Acesse Menu > Cadastros >> Pessoa (Cliente
>> Consignado)
3. Limite de consignado:
Defina o valor limite de consignado que o cliente poderá
retirar de produtos da loja, proporcionando maior segurança para o cliente e
para a sua empresa.
4. Lotes de consignado
Acesse Menu > Faturamento > Consignado
>> Consignado
Clique no botão “Novo” para registrar um novo consignado,
informe o Cliente, Autorizado, e o Responsável consignado
(campo informativo, a comissão será gerada na venda ao informar o funcionário
supervisor).
· Limite disponível: Saldo disponível para utilização em lotes de consignado, previamente definido na tela ‘Pessoa > Cliente > Consignado’ no campo ‘Limite de consignado’.
Na aba “Produtos”, selecione a Tabela de preços e
realize o lançamento dos produtos através do código de barras Automático/Manual ou
selecionando o “Produto” com o lançamento agrupado ou direto através da
seleção de Cor/Tamanho, e no campo “Quantidade” insira as
quantidades dos produtos.
Valor R$: Será exibido o valor do produto na tabela
de preços selecionada, caso o produto não esteja registrado na tabela
selecionada o valor estará em branco e você poderá inserir o mesmo manualmente.
O valor que é apresentado da tabela de preços pode ser alterado, desde que
respeite o valor mínimo do produto, cadastrado na tabela.
Após incluir todos os produtos, clique em “Fechar
consignado” para registrar a movimentação do consignado. Ao concluir a
operação, o sistema automaticamente efetuará a saída dos produtos no estoque.
Após o fechamento o consignado será atualizado para PENDENTE
e ficarão pendentes para serem faturados, retornados ou trocados.
A coluna da listagem de produtos também será atualizada
informando a Qtd. remessa, Qtd. retorno, Qtd. vendido e Qtd.
pendente.
4.1. Registrar movimentação
·
Gerar retorno: Clique
no botão Registrar movimentação > Retorno, informe a quantidade de
produtos que serão devolvidos na coluna “Retornar” e clique em “Processar”.
·
Gerar remessa: Clique
no botão Registrar movimentação > Remessa, selecione a Tabela de
preço, Armazenador, realize o lançamento dos produtos e clique em “Processar”.
· Gerar troca: Clique no botão Registrar movimentação > Troca.
Após informar os produtos que serão trocados,
será exibida na tela todos os produtos de remessa e retorno.
Caso o cliente possua configurado a Política
de retorno como “Apenas troca”, o sistema irá realizar a validação se o “Total
da remessa” é igual ou maior que o “Total do retorno” (por quantidade ou por
valor), após finalizar o lançamento clique em “Processar”.
4.2. Gerar uma venda através do consignado
Para gerar uma venda através do consignado clique em e configure os seguintes campos:
·
Cliente: Selecione o nome do cliente.
·
Destino: Escolha entre gerar uma venda no
Caixa PDV ou na Fatura.
·
Código: Insira o código da venda que será
gerada ou deixe o campo em branco para que o código seja gerado
automaticamente.
·
Guia: Neste campo é exibido o guia do
cliente, caso o mesmo possua algum guia vinculado em seu cadastro.
·
Vendedor: Selecione se desejar um
vendedor para receber comissão sobre a venda (A comissão será gerada conforme o
percentual configurado no cadastro do funcionário).
·
Representante: Selecione se desejar um
representante para receber comissão sobre a venda (A comissão será gerada
conforme o percentual configurado no cadastro do representante).
·
Tabela de preços: Selecione uma tabela de
preços para gerar os valores dos produtos na venda.
Na coluna “Pendente” é informada a quantidade de
produtos que estão com o cliente e que ainda estão pendentes para serem
vendidos ou devolvidos.
Na coluna “Faturar” você deverá inserir a quantidade
de cada produto que deseja vender, ao clicar no campo para preencher as
quantidades, automaticamente serão preenchidas as quantidades pendentes, porém,
o campo é livre para edição e se necessário você poderá realizar alterações. Ao
clicar no cabeçalho da coluna “Faturar”, automaticamente os campos de todos os
produtos serão preenchidos (Com outro clique limpa os campos) com a quantidade
de produtos pendente a venda. Todos os produtos que não forem vendidos ficarão
pendentes para serem vendidos ou retornados em outro momento.
Após realizar o preenchimento de todos os campos
necessários, clique em “Processar” que a venda será gerada e aberta para
posteriormente passar pelo fechamento.