Consignado
0 pessoas amaramConsignado
A consignação de mercadorias é um acordo em que o
proprietário permite que um terceiro comercialize seus produtos, sendo o
pagamento efetuado apenas quando a mercadoria estiver de fato vendida. Esse
método é utilizado por empresas para expandir a distribuição de produtos sem
transferir imediatamente a propriedade, visando aumentar a visibilidade e as
vendas, minimizando o risco de excesso de estoque não vendido.
Através do módulo consignado do Dapic, também é possível
realizar uma venda “fiado” (em algumas regiões também conhecido como ‘nota
aberta’), ou seja, permite que clientes comprem produtos e realizem o pagamento
da conta posteriormente de acordo com a data acordada previamente, neste modelo
de venda, não é possível realizar a devolução do produto, apenas troca.
Principais funcionalidades:
1.
Autorizado do cliente: Facilitamos o
processo de retirada ao permitir a designação de autorizados que podem retirar
os consignados em nome do cliente.
2.
Políticas:
o
Política de uso: Parametrização permite
restringir o cliente a realizar a abertura de novos lotes de consignado.
o
Política de retorno: Parametrização permite
restringir o cliente a realizar a devolução de produtos do consignado.
3.
Limite de consignado: Defina o valor
limite de consignado que o cliente poderá retirar de produtos da loja,
proporcionando maior segurança para o cliente e para a sua empresa.
4.
Lotes de consignado: Organize e
gerencie os consignados de forma mais eficaz, uma vez que cada lote estará
associado a uma data de cadastro, cliente, autorizado do cliente, responsável
pelo consignado, registro de movimentações e muito mais.
5.
Consulta produtos consignados: Acompanhe
todos os produtos em consignado com o cliente, saldo do crédito disponível, limite
disponível para a utilização em lotes de consignado e muito mais.
1. Autorizado do cliente:
Acesse Menu > Cadastros >> Pessoa (Cliente
>> Consignado)
Na seção "Consignado" do cadastro do
cliente, adicione os autorizados para retirada de consignados em nome do
cliente. Preencha Nome, CPF/CNPJ, Telefone e E-mail,
e clique em "Salvar".
2. Políticas:
Através das Políticas do consignado, o Dapic permite que uma
mesma empresa trabalhe com “Consignado” (clientes não possuem
restrição para retirada, devolução e pagamento) e também trabalhe com “Fiado/Nota
aberta” (clientes que possuem restrição de retirada, devolução e
pagamento).
Política de uso: A política de uso restringe a abertura de novos
consignadas com base no:
·
Pagamento mensal: Todos os consignados
deverão ser finalizados dentro do mesmo mês de sua abertura.
·
Pagamento 30 dias: Todos os consignados
deverão ser finalizados dentro do prazo de 30 dias a contar de sua abertura.
· Sem restrição: Por padrão, o sistema trás configurado esta opção para os clientes que trabalham apenas com consignado e não possuem restrição na abertura de novos consignados.
Política de retorno: A política de retorno restringe a devolução de
produtos mediante a uma troca equivalente com base em:
·
Troca por valor: O valor total dos
produtos devolvidos deverá ser inferior ou igual ao valor total de novos
produtos retirados.
·
Troca por quantidade: A quantidade dos
produtos devolvidos deverá ser inferior ou igual a quantidade de novos produtos
retirados.
·
Sem restrição: Por padrão, o sistema trás
configurado esta opção para os clientes que trabalham apenas com consignado e
não possuem restrição com a devolução de produtos.
Acesse Menu > Cadastros >> Pessoa (Cliente
>> Consignado)
3. Limite de consignado:
Defina o valor limite de consignado que o cliente poderá
retirar de produtos da loja, proporcionando maior segurança para o cliente e
para a sua empresa.
4. Lotes de consignado
Acesse Menu > Faturamento > Consignado
>> Consignado
Clique no botão “Novo” para registrar um novo consignado,
informe o Cliente, Autorizado, e o Responsável consignado
(campo informativo, a comissão será gerada na venda ao informar o funcionário
supervisor).
· Limite disponível: Saldo disponível para utilização em lotes de consignado, previamente definido na tela ‘Pessoa > Cliente > Consignado’ no campo ‘Limite de consignado’.
Na aba “Produtos”, selecione a Tabela de preços e
realize o lançamento dos produtos através do código de barras Automático/Manual ou
selecionando o “Produto” com o lançamento agrupado ou direto através da
seleção de Cor/Tamanho, e no campo “Quantidade” insira as
quantidades dos produtos.
Valor R$: Será exibido o valor do produto na tabela
de preços selecionada, caso o produto não esteja registrado na tabela
selecionada o valor estará em branco e você poderá inserir o mesmo manualmente.
O valor que é apresentado da tabela de preços pode ser alterado, desde que
respeite o valor mínimo do produto, cadastrado na tabela.
Após incluir todos os produtos, clique em “Fechar
consignado” para registrar a movimentação do consignado. Ao concluir a
operação, o sistema automaticamente efetuará a saída dos produtos no estoque.
Após o fechamento o consignado será atualizado para PENDENTE
e ficarão pendentes para serem faturados, retornados ou trocados.
A coluna da listagem de produtos também será atualizada
informando a Qtd. remessa, Qtd. retorno, Qtd. vendido e Qtd.
pendente.
4.1. Registrar movimentação
·
Gerar retorno: Clique
no botão Registrar movimentação > Retorno, informe a quantidade de
produtos que serão devolvidos na coluna “Retornar” e clique em “Processar”.
·
Gerar remessa: Clique
no botão Registrar movimentação > Remessa, selecione a Tabela de
preço, Armazenador, realize o lançamento dos produtos e clique em “Processar”.
· Gerar troca: Clique no botão Registrar movimentação > Troca.
Após informar os produtos que serão trocados,
será exibida na tela todos os produtos de remessa e retorno.
Caso o cliente possua configurado a Política
de retorno como “Apenas troca”, o sistema irá realizar a validação se o “Total
da remessa” é igual ou maior que o “Total do retorno” (por quantidade ou por
valor), após finalizar o lançamento clique em “Processar”.
4.2. Gerar uma venda através do consignado
Para gerar uma venda através do consignado clique em e configure os seguintes campos:
·
Cliente: Selecione o nome do cliente.
·
Destino: Escolha entre gerar uma venda no
Caixa PDV ou na Fatura.
·
Código: Insira o código da venda que será
gerada ou deixe o campo em branco para que o código seja gerado
automaticamente.
·
Guia: Neste campo é exibido o guia do
cliente, caso o mesmo possua algum guia vinculado em seu cadastro.
·
Vendedor: Selecione se desejar um
vendedor para receber comissão sobre a venda (A comissão será gerada conforme o
percentual configurado no cadastro do funcionário).
·
Representante: Selecione se desejar um
representante para receber comissão sobre a venda (A comissão será gerada
conforme o percentual configurado no cadastro do representante).
·
Tabela de preços: Selecione uma tabela de
preços para gerar os valores dos produtos na venda.
Na coluna “Pendente” é informada a quantidade de
produtos que estão com o cliente e que ainda estão pendentes para serem
vendidos ou devolvidos.
Na coluna “Faturar” você deverá inserir a quantidade
de cada produto que deseja vender, ao clicar no campo para preencher as
quantidades, automaticamente serão preenchidas as quantidades pendentes, porém,
o campo é livre para edição e se necessário você poderá realizar alterações. Ao
clicar no cabeçalho da coluna “Faturar”, automaticamente os campos de todos os
produtos serão preenchidos (Com outro clique limpa os campos) com a quantidade
de produtos pendente a venda. Todos os produtos que não forem vendidos ficarão
pendentes para serem vendidos ou retornados em outro momento.
Após realizar o preenchimento de todos os campos
necessários, clique em “Processar” que a venda será gerada e aberta para
posteriormente passar pelo fechamento.
4.3. Movimentações
Na aba ‘Movimentações’, consulte a data e hora das remessas, retornos, faturas, e identifique quem realizou cada movimentação.
5. Consulta de produtos consignados
Acesse Menu > Faturamento > Consignado
>> Consulta de produtos consignados
Selecione o “Cliente” para realizar a consulta de:
·
Todos os produtos em consignado com o
cliente: Quantidade e Valor total
·
Crédito disponível: Saldo gerado através
de devoluções ou adiantamentos que podem ser utilizados como
pagamento na venda.
·
Limite disponível consignado: Saldo
disponível para utilização em lotes de consignado, previamente definido na tela
‘Pessoa > Cliente > Consignado’ no campo ‘Limite de consignado’
Através da tela de Consulta também será possível “Gerar adiantamento”.
5.1. Receber um valor adiantado no consignado
O sistema permite receber um valor como adiantamento de
pagamento do consignado.
Após inserir o nome da cliente clique no botão
Gerar adiantamento: Informe a conta corrente, forma de pagamento,
plano de contas, o valor, quantidade de parcelas, vencimento e clique no botão “Processar”.
Ao gerar um adiantamento, automaticamente é gerado uma conta
a receber desse cliente. Após processar, terá esse valor como crédito para ser
usado como forma de pagamento em uma venda futura.
6. Relatório Acompanhamento de Consignado
Acesse Relatórios > Faturamento >>
Consignado
Acompanhe de forma mais detalhada e eficiente todas as transações de consignados, permitindo uma gestão ainda mais precisa e assertiva.
Este recurso oferece uma gama de opções de filtragem,
proporcionando uma visão abrangente das movimentações de consignados. Agora,
vocês podem acessar dados por tipo de movimentação, status, cliente, autorizado
do cliente, responsável do consignado ou lote, permitindo uma análise completa
e personalizada conforme suas necessidades.
Selecione os filtros desejados e clique em “Imprimir”