Clique aqui para fazer o acompanhamento passo a passo

Consignado

Consignado

A consignação de mercadorias é um acordo em que o proprietário permite que um terceiro comercialize seus produtos, sendo o pagamento efetuado apenas quando a mercadoria estiver de fato vendida. Esse método é utilizado por empresas para expandir a distribuição de produtos sem transferir imediatamente a propriedade, visando aumentar a visibilidade e as vendas, minimizando o risco de excesso de estoque não vendido.

Através do módulo consignado do Dapic, também é possível realizar uma venda “fiado” (em algumas regiões também conhecido como ‘nota aberta’), ou seja, permite que clientes comprem produtos e realizem o pagamento da conta posteriormente de acordo com a data acordada previamente, neste modelo de venda, não é possível realizar a devolução do produto, apenas troca.

Principais funcionalidades:

1.       Autorizado do cliente: Facilitamos o processo de retirada ao permitir a designação de autorizados que podem retirar os consignados em nome do cliente.

2.       Políticas:

o   Política de uso: Parametrização permite restringir o cliente a realizar a abertura de novos lotes de consignado.

o   Política de retorno: Parametrização permite restringir o cliente a realizar a devolução de produtos do consignado.

3.       Limite de consignado: Defina o valor limite de consignado que o cliente poderá retirar de produtos da loja, proporcionando maior segurança para o cliente e para a sua empresa.

4.       Lotes de consignado: Organize e gerencie os consignados de forma mais eficaz, uma vez que cada lote estará associado a uma data de cadastro, cliente, autorizado do cliente, responsável pelo consignado, registro de movimentações e muito mais.

5.       Consulta produtos consignados: Acompanhe todos os produtos em consignado com o cliente, saldo do crédito disponível, limite disponível para a utilização em lotes de consignado e muito mais.


1. Autorizado do cliente:

Acesse Menu > Cadastros >> Pessoa (Cliente >> Consignado)

Na seção "Consignado" do cadastro do cliente, adicione os autorizados para retirada de consignados em nome do cliente. Preencha Nome, CPF/CNPJ, Telefone e E-mail, e clique em "Salvar".



2. Políticas:

Através das Políticas do consignado, o Dapic permite que uma mesma empresa trabalhe com “Consignado” (clientes não possuem restrição para retirada, devolução e pagamento) e também trabalhe com “Fiado/Nota aberta” (clientes que possuem restrição de retirada, devolução e pagamento).

Política de uso: A política de uso restringe a abertura de novos consignadas com base no:

·         Pagamento mensal: Todos os consignados deverão ser finalizados dentro do mesmo mês de sua abertura.

·         Pagamento 30 dias: Todos os consignados deverão ser finalizados dentro do prazo de 30 dias a contar de sua abertura.

·         Sem restrição: Por padrão, o sistema trás configurado esta opção para os clientes que trabalham apenas com consignado e não possuem restrição na abertura de novos consignados.

Política de retorno: A política de retorno restringe a devolução de produtos mediante a uma troca equivalente com base em:

·         Troca por valor: O valor total dos produtos devolvidos deverá ser inferior ou igual ao valor total de novos produtos retirados.

·         Troca por quantidade: A quantidade dos produtos devolvidos deverá ser inferior ou igual a quantidade de novos produtos retirados.

·         Sem restrição: Por padrão, o sistema trás configurado esta opção para os clientes que trabalham apenas com consignado e não possuem restrição com a devolução de produtos. 


Acesse Menu > Cadastros >> Pessoa (Cliente >> Consignado)


3. Limite de consignado:

Defina o valor limite de consignado que o cliente poderá retirar de produtos da loja, proporcionando maior segurança para o cliente e para a sua empresa.



4. Lotes de consignado

Acesse Menu > Faturamento > Consignado >> Consignado

Clique no botão “Novo” para registrar um novo consignado, informe o Cliente, Autorizado, e o Responsável consignado (campo informativo, a comissão será gerada na venda ao informar o funcionário supervisor).

·         Limite disponível: Saldo disponível para utilização em lotes de consignado, previamente definido na tela ‘Pessoa > Cliente > Consignado’ no campo ‘Limite de consignado’.


Na aba “Produtos”, selecione a Tabela de preços e realize o lançamento dos produtos através do código de barras Automático/Manual ou selecionando o “Produto” com o lançamento agrupado ou direto através da seleção de Cor/Tamanho, e no campo “Quantidade” insira as quantidades dos produtos.

Valor R$: Será exibido o valor do produto na tabela de preços selecionada, caso o produto não esteja registrado na tabela selecionada o valor estará em branco e você poderá inserir o mesmo manualmente. O valor que é apresentado da tabela de preços pode ser alterado, desde que respeite o valor mínimo do produto, cadastrado na tabela.

Após incluir todos os produtos, clique em “Fechar consignado” para registrar a movimentação do consignado. Ao concluir a operação, o sistema automaticamente efetuará a saída dos produtos no estoque.


Após o fechamento o consignado será atualizado para PENDENTE e ficarão pendentes para serem faturados, retornados ou trocados.

A coluna da listagem de produtos também será atualizada informando a Qtd. remessa, Qtd. retorno, Qtd. vendido e Qtd. pendente.


4.1. Registrar movimentação

·         Gerar retorno: Clique no botão Registrar movimentação > Retorno, informe a quantidade de produtos que serão devolvidos na coluna “Retornar” e clique em “Processar”.



·         Gerar remessa: Clique no botão Registrar movimentação > Remessa, selecione a Tabela de preço, Armazenador, realize o lançamento dos produtos e clique em “Processar”.



·          Gerar troca: Clique no botão Registrar movimentação > Troca.



 Na tela de “Troca” selecione o botão “Retorno” para informar a quantidade de produtos que serão retornados e clique em “Processar”. Selecione o botão “Remessa” para realizar o lançamento dos produtos que serão trocados.

Após informar os produtos que serão trocados, será exibida na tela todos os produtos de remessa e retorno.

Caso o cliente possua configurado a Política de retorno como “Apenas troca”, o sistema irá realizar a validação se o “Total da remessa” é igual ou maior que o “Total do retorno” (por quantidade ou por valor), após finalizar o lançamento clique em “Processar”.



4.2. Gerar uma venda através do consignado

Para gerar uma venda através do consignado clique em  e configure os seguintes campos:

·         Cliente: Selecione o nome do cliente.

·         Destino: Escolha entre gerar uma venda no Caixa PDV ou na Fatura.

·         Código: Insira o código da venda que será gerada ou deixe o campo em branco para que o código seja gerado automaticamente.

·         Guia: Neste campo é exibido o guia do cliente, caso o mesmo possua algum guia vinculado em seu cadastro.

·         Vendedor: Selecione se desejar um vendedor para receber comissão sobre a venda (A comissão será gerada conforme o percentual configurado no cadastro do funcionário).

·         Representante: Selecione se desejar um representante para receber comissão sobre a venda (A comissão será gerada conforme o percentual configurado no cadastro do representante).

·         Tabela de preços: Selecione uma tabela de preços para gerar os valores dos produtos na venda.

Na coluna “Pendente” é informada a quantidade de produtos que estão com o cliente e que ainda estão pendentes para serem vendidos ou devolvidos.

Na coluna “Faturar” você deverá inserir a quantidade de cada produto que deseja vender, ao clicar no campo para preencher as quantidades, automaticamente serão preenchidas as quantidades pendentes, porém, o campo é livre para edição e se necessário você poderá realizar alterações. Ao clicar no cabeçalho da coluna “Faturar”, automaticamente os campos de todos os produtos serão preenchidos (Com outro clique limpa os campos) com a quantidade de produtos pendente a venda. Todos os produtos que não forem vendidos ficarão pendentes para serem vendidos ou retornados em outro momento.

Após realizar o preenchimento de todos os campos necessários, clique em “Processar” que a venda será gerada e aberta para posteriormente passar pelo fechamento.




4.3. Movimentações

Na aba ‘Movimentações’, consulte a data e hora das remessas, retornos, faturas, e identifique quem realizou cada movimentação.



5. Consulta de produtos consignados

Acesse Menu > Faturamento > Consignado >> Consulta de produtos consignados

Selecione o “Cliente” para realizar a consulta de:

·         Todos os produtos em consignado com o cliente: Quantidade e Valor total

·         Crédito disponível: Saldo gerado através de devoluções ou adiantamentos que podem ser utilizados como pagamento na venda.

·         Limite disponível consignado: Saldo disponível para utilização em lotes de consignado, previamente definido na tela ‘Pessoa > Cliente > Consignado’ no campo ‘Limite de consignado’

Através da tela de Consulta também será possível “Gerar adiantamento”.



5.1. Receber um valor adiantado no consignado

O sistema permite receber um valor como adiantamento de pagamento do consignado.

Após inserir o nome da cliente clique no botão 


Gerar adiantamento: Informe a conta corrente, forma de pagamento, plano de contas, o valor, quantidade de parcelas, vencimento e clique no botão “Processar”.


Ao gerar um adiantamento, automaticamente é gerado uma conta a receber desse cliente. Após processar, terá esse valor como crédito para ser usado como forma de pagamento em uma venda futura.


6. Relatório Acompanhamento de Consignado

Acesse Relatórios > Faturamento >> Consignado

Acompanhe de forma mais detalhada e eficiente todas as transações de consignados, permitindo uma gestão ainda mais precisa e assertiva.

Este recurso oferece uma gama de opções de filtragem, proporcionando uma visão abrangente das movimentações de consignados. Agora, vocês podem acessar dados por tipo de movimentação, status, cliente, autorizado do cliente, responsável do consignado ou lote, permitindo uma análise completa e personalizada conforme suas necessidades.

Selecione os filtros desejados e clique em “Imprimir”

O que achou deste artigo?

  • Gostei
    Gostei!
  • Amei
    Amei!
  • Não era isso
    Não era isso
  • Não Gostei...
    Não gostei...

Ainda tem dúvidas?

Caso não tenha encontrado uma solução em nossa Central de Ajuda, entre em contato conosco.
Entrar em contato