Devolução de produto
0 pessoas amaramRegistrar uma devolução de produto
1. Acesse Menu > Faturamento >> Devolução do produto
Status da devolução:
·
Aberto: Status permite o lançamento dos
produtos na devolução.
·
Movimentação gerada: Status indica que a Movimentação
de estoque foi gerada, porém está pendente a geração da Conta de crédito.
·
Conta gerada: Indica que a Conta de
crédito foi gerada, porém está pendente a geração da movimentação de estoque
·
Fechado: Indica que a Movimentação de
estoque Conta de crédito foram geradas
Para registrar uma nova devolução de produtos, clique no
botão “Novo” e siga os passos abaixo:
·
Pessoa: Selecione a pessoa que está devolvendo
os produtos para a empresa (É necessário que a mesma esteja cadastrada no
sistema para a seleção).
·
Fatura: Selecione a fatura na qual os
produtos foram vendidos, para que o sistema possa identificar automaticamente o
preço de venda e agilizar o lançamento dos produtos para devolução.
·
Código: Informe o código da devolução ou
deixe em branco para gerar automaticamente.
Na aba “Produtos”,
realize o lançamento dos produtos seguindo os passos:
·
Armazenador: Selecione em que armazenador de estoque
será feita a entrada dos produtos devolvidos.
·
Tabelas
de preços: Selecione uma
tabela de preço para gerar valores (De preferência a mesma tabela de preço que
foi gerado os valores dos produtos na venda anteriormente).
· Em seguida realize o lançamento dos produtos através do código de barras , RFID ou da seleção de produto/cor/tamanho. Após selecionar o produto insira a “Quantidade” do produto que será lançada e o “Valor unitário” do produto (Automaticamente o sistema preencherá o valor da tabela selecionada, porém, o campo é livre para edição).
o Importar
leitura RFID: Posicione os produtos no leitor e clique no botão “Importar
> Importar leitura RFID”, para que seja iniciado a leitura dos
produtos RFID. Após efetuar a leitura o usuário deverá clicar em “Parar
leitura” para que os produtos sejam importados para a tela de conferência da
expedição.
· Clique no botão para registrar o produto devolvido.
Caso uma fatura tenha sido selecionada para a
devolução, será exibido apenas o botão “Importar”, clique na opção “Importar
da fatura”.
Na tela de “Importação de produtos da fatura”, informe
em qual armazenador de estoque será feita a entrada dos produtos devolvidos.
Serão exibidos todos os produtos da fatura, informe a
quantidade devolvida na coluna “Importar” e clique em “Processar”.
Na aba “Detalhes”,
siga os passos para finalizar a devolução:
· Os produtos ficaram registrados como devolvidos, porém será necessário que você gere a movimentação de estoque clicando no botão , e posteriormente em “OK”. Você terá que gerar também o credito ao cliente, para isso, clique no botão , e configure os campos básicos para gerar uma conta a pagar de crédito para o cliente.
Configure a conta a pagar e confirme, assim os clientes
poderão utilizar o crédito futuramente. Após gerar a conta, será exibido na aba
“Detalhes” a conta gerada da devolução.
·
Se o
valor total da conta/parcela for menor que o valor do crédito do cliente, o
valor restante do crédito ficara pendente para ser utilizado em outras
situações.
·
Se o
valor total da conta for maior que o valor do crédito do cliente, será
necessário receber o restante do valor com uma outra forma de pagamento, ou com
uma outra conta de crédito do cliente se o mesmo possuir.
Na coluna “Créditos”
é possível visualizar créditos referentes à devoluções que foram
utilizados no recebimento de contas do cliente (São listadas as contas com o
código do documento, parcela e valor utilizado). Para visualizar os
descontos da conta de crédito, basta clicar no botão localizado a frente
de cada produto devolvido.
Os créditos de
clientes funcionam no sistema como uma conta a pagar para o cliente, ou seja,
você consegue consultar a conta de crédito no menu de contas apenas filtrando o
nome do cliente e forma de pagamento. Contas de créditos também podem ser
geradas em outras formas de pagamento (Ex: dinheiro) se necessário. No
caminho Relatórios > Faturamento > Devolução de produtos, você irá
achar o relatório “Devolução de produtos”, o mesmo pode servir de auxílio para
o controle de devoluções, pois com ele é possível emitir um relatório que
informa as saídas e as contas geradas ao cliente, referente a devolução.