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Devolução de produto

Registrar uma devolução de produto

1. Acesse Menu > Faturamento >> Devolução do produto

Status da devolução:

·         Aberto: Status permite o lançamento dos produtos na devolução.

·         Movimentação gerada: Status indica que a Movimentação de estoque foi gerada, porém está pendente a geração da Conta de crédito.

·         Conta gerada: Indica que a Conta de crédito foi gerada, porém está pendente a geração da movimentação de estoque

·         Fechado: Indica que a Movimentação de estoque Conta de crédito foram geradas



Para registrar uma nova devolução de produtos, clique no botão “Novo” e siga os passos abaixo:

·         Pessoa: Selecione a pessoa que está devolvendo os produtos para a empresa (É necessário que a mesma esteja cadastrada no sistema para a seleção).

·         Fatura: Selecione a fatura na qual os produtos foram vendidos, para que o sistema possa identificar automaticamente o preço de venda e agilizar o lançamento dos produtos para devolução.

·         Código: Informe o código da devolução ou deixe em branco para gerar automaticamente.


Na aba “Produtos”, realize o lançamento dos produtos seguindo os passos:

·         Armazenador: Selecione em que armazenador de estoque será feita a entrada dos produtos devolvidos.

·         Tabelas de preços: Selecione uma tabela de preço para gerar valores (De preferência a mesma tabela de preço que foi gerado os valores dos produtos na venda anteriormente).

·         Em seguida realize o lançamento dos produtos através do código de barras , RFID  ou da seleção de produto/cor/tamanho. Após selecionar o produto insira a “Quantidade” do produto que será lançada e o “Valor unitário” do produto (Automaticamente o sistema preencherá o valor da tabela selecionada, porém, o campo é livre para edição).

o   Importar leitura RFID: Posicione os produtos no leitor e clique no botão “Importar > Importar leitura RFID”, para que seja iniciado a leitura dos produtos RFID. Após efetuar a leitura o usuário deverá clicar em “Parar leitura” para que os produtos sejam importados para a tela de conferência da expedição.

·         Clique no botão  para registrar o produto devolvido.



Caso uma fatura tenha sido selecionada para a devolução, será exibido apenas o botão “Importar”, clique na opção “Importar da fatura”.


Na tela de “Importação de produtos da fatura”, informe em qual armazenador de estoque será feita a entrada dos produtos devolvidos.

Serão exibidos todos os produtos da fatura, informe a quantidade devolvida na coluna “Importar” e clique em “Processar”.


Na aba “Detalhes”, siga os passos para finalizar a devolução:

·         Os produtos ficaram registrados como devolvidos, porém será necessário que você gere a movimentação de estoque clicando no botão  , e posteriormente em “OK”. Você terá que gerar também o credito ao cliente, para isso, clique no botão , e configure os campos básicos para gerar uma conta a pagar de crédito para o cliente.


Configure a conta a pagar e confirme, assim os clientes poderão utilizar o crédito futuramente. Após gerar a conta, será exibido na aba “Detalhes” a conta gerada da devolução.

 Para utilizar o crédito do cliente como um desconto em uma fatura, você deve selecionar o mesmo no fechamento da fatura (no campo ‘Forma de pagamento’). Ao selecionar o crédito do cliente, o valor será lançado na fatura como uma ‘forma de pagamento’ do tipo Crédito de devolução. Somente ao fechar a fatura será autenticado o pagamento do crédito.


Observações:

·         Se o valor total da conta/parcela for menor que o valor do crédito do cliente, o valor restante do crédito ficara pendente para ser utilizado em outras situações.

·         Se o valor total da conta for maior que o valor do crédito do cliente, será necessário receber o restante do valor com uma outra forma de pagamento, ou com uma outra conta de crédito do cliente se o mesmo possuir.


Na coluna “Créditos” é possível visualizar créditos referentes à devoluções que foram utilizados no recebimento de contas do cliente (São listadas as contas com o código do documento, parcela e valor utilizado). Para visualizar os descontos da conta de crédito, basta clicar no botão localizado a frente de cada produto devolvido.


Os créditos de clientes funcionam no sistema como uma conta a pagar para o cliente, ou seja, você consegue consultar a conta de crédito no menu de contas apenas filtrando o nome do cliente e forma de pagamento. Contas de créditos também podem ser geradas em outras formas de pagamento (Ex: dinheiro) se necessário. No caminho Relatórios > Faturamento > Devolução de produtos, você irá achar o relatório “Devolução de produtos”, o mesmo pode servir de auxílio para o controle de devoluções, pois com ele é possível emitir um relatório que informa as saídas e as contas geradas ao cliente, referente a devolução.


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