Devolução de produtos na venda do PDV
0 pessoas amaramNo módulo de venda do PDV, existem duas formas para
gerenciar a devolução de produtos:
·
Devolução sem obrigatoriedade de vinculação:
Nesta opção, a devolução é realizada sem a necessidade de associar a uma venda
específica, oferecendo mais flexibilidade para o processo. Porém, os lojistas
não seguem uma política, permitindo receber uma devolução independentemente da data
da venda.
·
Obrigatoriedade de vincular uma venda ao
realizar a devolução: Nesse cenário, a loja terá a flexibilidade de definir
um prazo máximo para devoluções, informando o número de dias para filtrar as
vendas. Assim, apenas as vendas realizadas dentro desse período estarão
disponíveis para seleção, assegurando o cumprimento das políticas de devolução.
Além disso, a devolução poderá ser efetuada mediante apresentação do
comprovante ou fornecimento dos dados do consumidor.
1.
Cadastro do
Caixa do PDV
Para trabalhar com a obrigatoriedade de vincular uma venda
ao realizar a devolução, acesse o menu: Cadastros > Complementares > Faturamento
e PDV > Caixa do PDV e selecione o ícone
·
Devolução:
o
Não obrigatório vincular venda:
o
Obrigatório vincular venda:
· Limite de dias para devolução de produtos: Campo é habilitado para edição apenas quando o campo “Devolução” for selecionado a opção “Obrigatório vincular venda”. Por exemplo, ao definir '30' dias, apenas as vendas realizadas dentro desse período serão exibidas na tela do PDV para devolução. Vendas fora desse prazo não poderão ser devolvidas.
Será possível apenas realizar uma devolução sem vínculo com uma venda, mediante a senha administrativa ou usuário administrador.
1.
Venda PDV – Devolução:
consulta pelo consumidor
Realize o lançamento do produto
Conforme exemplo, o valor do produto “Vestido Dapic – Verde –
PP” é de R$ 69,90 de acordo com a Tabela de Preço informada.
Ao consultar a venda de origem, o sistema exibirá todas as
vendas com o mesmo consumidor (dentro do período informado no
Cadastro do caixa do PDV). Basta selecionar a venda desejada para fazer o
vínculo.
Na seção “Informe a quantidade a ser devolvida com a
venda de origem”, informe a quantidade de produtos a ser devolvido na
coluna ‘Devolução’.
Conforme exemplo abaixo, o campo ‘Quantidade pendente’
será atualizado para ‘0’ em verde, informando que não existe nenhum produto
pendente para ser vinculado a uma venda de origem para devolução.
Clique em “CONFIRMAR” para prosseguir.
Assim, ao registrar a devolução, o valor será
automaticamente o mesmo da venda original.
1.
Venda PDV – Devolução:
consulta pelo código da venda original
Sistema permite que seja realizado a devolução somente
informando o ‘Código da venda’ original.
1.
Venda PDV – Validações
O caixa não poderá realizar as devoluções nas seguintes
situações, quando configurado como “Obrigatório vincular venda”:
·
Prazo de devolução maior que o definido em
"Políticas do caixa do PDV";
·
Falta de informação do Consumidor ou Código da
venda original.
Para continuar com a devolução, será necessário ter
permissão de Administrador ou inserir a senha administrativa.
Exemplo:
O “Limite de dias para devolução de produtos” esta configurado
para “30 dias” na tela do cadastro do Caixa do PDV em “Políticas do caixa do
PDV”.
A venda original foi realizada em 22/05/2023 (a mais de 30
dias)
Informado os dados do consumidor “Thiago” para realizar a
devolução e consultar a venda:
Conforme imagem abaixo, o lançamento da devolução ocorreu em 13/09/2024, o sistema não identificou a venda ‘original’ que possua o mesmo Consumidor e o Produto informado dentro do prazo da política de dias para devolução da empresa.
Mesmo informando o “código da venda”, o sistema não irá
apresentar os dados da venda para devolução.
Caso o usuário prossiga com a devolução, será necessário informar a senha administrativa ou possuir o perfil administrador para realizar o lançamento do produto na venda do PDV.