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Devolução de produtos na venda do PDV

No módulo de venda do PDV, existem duas formas para gerenciar a devolução de produtos:

·         Devolução sem obrigatoriedade de vinculação: Nesta opção, a devolução é realizada sem a necessidade de associar a uma venda específica, oferecendo mais flexibilidade para o processo. Porém, os lojistas não seguem uma política, permitindo receber uma devolução independentemente da data da venda.

·         Obrigatoriedade de vincular uma venda ao realizar a devolução: Nesse cenário, a loja terá a flexibilidade de definir um prazo máximo para devoluções, informando o número de dias para filtrar as vendas. Assim, apenas as vendas realizadas dentro desse período estarão disponíveis para seleção, assegurando o cumprimento das políticas de devolução. Além disso, a devolução poderá ser efetuada mediante apresentação do comprovante ou fornecimento dos dados do consumidor.


1.       Cadastro do Caixa do PDV

Para trabalhar com a obrigatoriedade de vincular uma venda ao realizar a devolução, acesse o menu: Cadastros > Complementares > Faturamento e PDV > Caixa do PDV e selecione o ícone

·         Devolução:

o   Não obrigatório vincular venda:

o   Obrigatório vincular venda:

·         Limite de dias para devolução de produtos: Campo é habilitado para edição apenas quando o campo “Devolução” for selecionado a opção “Obrigatório vincular venda”. Por exemplo, ao definir '30' dias, apenas as vendas realizadas dentro desse período serão exibidas na tela do PDV para devolução. Vendas fora desse prazo não poderão ser devolvidas. 

Será possível apenas realizar uma devolução sem vínculo com uma venda, mediante a senha administrativa ou usuário administrador.



1.       Venda PDV – Devolução: consulta pelo consumidor

Realize o lançamento do produto




Conforme exemplo, o valor do produto “Vestido Dapic – Verde – PP” é de R$ 69,90 de acordo com a Tabela de Preço informada.



Ao consultar a venda de origem, o sistema exibirá todas as vendas com o mesmo consumidor (dentro do período informado no Cadastro do caixa do PDV). Basta selecionar a venda desejada para fazer o vínculo.



Na seção “Informe a quantidade a ser devolvida com a venda de origem”, informe a quantidade de produtos a ser devolvido na coluna ‘Devolução’.

Conforme exemplo abaixo, o campo ‘Quantidade pendente’ será atualizado para ‘0’ em verde, informando que não existe nenhum produto pendente para ser vinculado a uma venda de origem para devolução.

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Assim, ao registrar a devolução, o valor será automaticamente o mesmo da venda original.




1.       Venda PDV – Devolução: consulta pelo código da venda original

Sistema permite que seja realizado a devolução somente informando o ‘Código da venda’ original.