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Efetuar venda

Este é o módulo onde serão feitos os processos de vendas de da empresa, desde o lançamento da venda no PDV até a emissão da NFC-e/NF-e de venda, entre outras funções envolvendo o faturamento da empresa. Após fazer o cadastro do caixa PDV é que podemos fazer uma venda.

Abrindo o caixa
1. Acesse Menu > PDV >> Efetuar venda

2. Ao entrar na tela é exibida a mensagem  “Caixa fechado”, clique no botão “Abrir caixa” localizado no topo da tela para ser direcionado até os campos para abertura de caixa.



3. Ao clicar no botão é liberado um campo em que você deverá selecionar o caixa do ponto de venda que você deseja abrir.



4. Após selecionar o caixa do PDV serão exibidos os campos de formas de pagamento na qual você deve inserir com que valores o caixa esta sendo aberto
(Se o caixa já estiver aberto não serão exibidos os campos para adicionar valores e é exibida uma mensagem alertando a situação).

5. Acima do seletor de caixa do PDV é exibido o último valor de fechamento registrado no respectivo caixa selecionado (Se o caixa estiver aberto não é exibida a informação, o mesmo acontece se o caixa não possuir fechamento anterior).

6. Depois de selecionar o caixa do PDV e preencher os valores de abertura, clique em “Confirmar” para abrir o caixa ou em “Cancelar” para voltar a tela anterior.
Lembrando que os valores de abertura é o troco que deixamos disponível na abertura do caixa.

Se separar R$ 100,00 de troco, tem que informar no campo dinheiro que já esta iniciando as vendas com R$ 100,00 em caixa.
Caso não informe, no fechamento do caixa este valor estará sobrando.

Ao abrir o caixa automaticamente será exibido um layout para a impressão do comprovante de abertura do caixa, se necessário realize a impressão, caso contrário basta fechar a janela do layout e continuar com as operações.



Lançando uma venda
1. Acesse Menu > PDV >> Efetuar venda

2. Insira as informações para inicia uma venda:


     • Vendedor: Selecione o vendedor responsável pela venda para gerar a comissão do funcionário ou deixe o seletor em “Nenhum” para não vincular vendedor a venda.

No cadastro do caixa do PDV tem a opção de tornar obrigatória a seleção do vendedor, sendo assim, não é possível finalizar a venda sem selecionar vendedor.

     • Tabela de preço: Selecione a tabela de preço na qual buscará os produtos com os respectivos valores.

Clique no botão em iniciar a venda.


Conhecendo atalhos do teclado
O PDV disponibiliza algumas teclas de atalho para proporcionar maior agilidade nos lançamentos das vendas, para visualizar os atalhos, clique no botão “Atalhos”  no menu do caixa aberto ou na própria venda (existe um atalho para abrir a tela de atalhos apertando a tecla Alt + A).





Consultando o preço dos produtos
Clicando no botão  localizado nas opções de botões de comando na parte inferior do Dapic, você terá acesso a uma forma rápida de consultar o preço dos produtos através do código de barras ou digitando a referencia do produto.




Faça a leitura ou digite o produto na opção "Código de barras ou referência" e automaticamente o sistema trará informações como preço e quantidade disponível em estoque do produto





Caso ocorra a mensagem "Não há tabelas de preços configuradas para consultas no cadastro do caixa PDV", significa que no cadastro do Caixa PDV (Cadastros >> Complementares >> Faturamento e PDV >> Caixa PDV) não está habilitado a opção na tabela de preço escolhida.




Para ter a opção de "Consulta", basta habilitar este campo e clicar em salvar.




Lançados os produtos

Os produtos podem ser lançados através do código de barras, modo pesquisa ou lançamento em massa. Quando é feita a leitura do código do produto automaticamente o mesmo é lançado na lista de produtos. O código pode ser inserido manualmente no campo de “Código do produto”. Para fazer o lançamento do produto através da pesquisa, clique no botão  localizado ao lado do campo de código do produto para abrir a tela de busca. Na tela de busca digite no campo “Pesquise pelo produto” a descrição, referência, código de barras, cor ou tamanho do produto para fazer a busca (O filtro é preciso, basta digitar uma letra ou número que o sistema já começa a realizar as filtragens). 

Ao localizar o produto clique no botão  para selecioná-lo.


Com o produto selecionado você poderá alterar no campo “Quantidade” a quantidade do produto que será lançada, insira manualmente a quantidade desejada no campo ou clique no botão  

No campo “Valor” é exibido o valor do produto na tabela de preços, porém, o campo é livre para edição, desde que a alteração respeite o valor mínimo cadastrado na tabela de preços. No campo Desconto você pode incluir um desconto em valor monetário ou em porcentagem no produto, para fazer isso basta clicar no botão intuitivo $(Monetário) %(Porcentagem) na opção desejada e inserir o valor de desconto. Antes de lançar o produto é preciso selecionar o tipo de lançamento, podendo ser uma “Venda” (Lançamento normal), “Devolução/Troca” (O valor gerado é negativo, portanto, se não houver o lançamento de produtos com o tipo venda para abater o valor de Devolução/troca, será necessário gerar uma conta de crédito para o cliente utilizar em um outro momento) ou “Brinde” (O valor do produto não é contabilizado no valor total da venda, dessa forma não impacta no valor da conta a receber, tornando-se um produto gratuito). Para escolher o tipo de lançamento clique na opção desejada no botão intuitivo. 



Importante: Ao concluir a venda, é feita a movimentação automática de entrada dos produtos do tipo “Devolução” no armazenador de estoque do ponto de venda.


Lançados os produtos em massa

Para efetuar o lançamento do produto em massa (lançar várias cores e tamanhos de uma só vez) você deve clicar no botão de lançamento  em massa , conforme mostra a imagem abaixo:


Ao clicar no botão é exibida uma janela para seleção do produto, você pode efetuar a leitura do código de barras no campo “Código de barras” para selecionar o produto automaticamente ou pode buscar pelo nome ou referência no campo “Produto”. Após selecionar o produto clique no botão que fica ao lado do seletor de produto para apresentar todas as variações de cor e tamanho do produto ou selecione a cor e clique no botão que fica ao lado do seletor de cor para apresentar todos os tamanhos da respectiva cor. Após exibir as grades dos produtos, basta preencher a quantidade de cada variação que você deseja lançar e clicar em “Confirmar” que o sistema fará o lançamento dos produtos em massa na venda. É possível visualizar a quantidade disponível em estoque e tem como alterar o valor dos produtos no campo “Valor  (o botão verde que fica ao lado do valor serve para preencher o preço do primeiro produto para os demais).




Inserindo o consumidor da venda

Nome do consumidor: Insira o nome do consumidor manualmente ou selecione o mesmo para vincular na venda clicando no botão  localizado em frente ao campo de preenchimento. 


Em “Pesquise pelo cliente” insira o nome ou CPF/CNPJ do cliente para filtrá-lo  e para concluir a seleção do consumidor clique no botão  localizado ao lado do nome do mesmo. Quando selecionado o consumidor o sistema irá preencher automaticamente o nome e CPF/CNPJ do mesmo e manterá um vínculo entre o cliente e a venda. Para selecionar o consumidor o mesmo deve estar previamente cadastrado ou você pode cadastrar o consumidor no momento da venda através do botão ).


CPF/CNPJ: Insira o CPF/CNPJ do consumidor. Para alterar entre CPF e CNPJ basta clicar no botão  (Quando selecionado o consumidor, automaticamente o sistema preenche o CPF/CNPJ registrado no cadastro do mesmo).


Observação: O CPF inserido no campo será preenchido na NFC-e.

Se o nome do consumidor ou CPF for preenchido manualmente nos campos, servirá apenas para apresentar essas informações nos documentos emitidos, como prévia, comprovante e NFC-e (O CPF/CNPJ só é exibido na NFC-e). 


Para cadastrar o consumidor na venda clique no botão “Novo” e preencha os dados do cliente nos campos que são exibidos. Você pode cadastrar pessoa física ou jurídica, selecione a opção que deseja no campo “Tipo”. Em “Mais contatos do consumidor” você pode inserir mais contatos do consumidor,  informando o “Tipo” de contato, “Descrição”,  a data de “Aniversário” do consumidor (esta informação tem impacto no relatório de aniversariante do mês, o preenchimento não é obrigatório) o conteúdo do respectivo contato e para salvar clique em “Salvar contato”. Para marcar o contato como principal basta preencher a checkbox da coluna “Principal”. 





Inserindo outros dados da venda

Vendedor: Neste campo é exibido o vendedor selecionado na venda, também é possível alterar/selecionar o vendedor no momento da venda, para fazer isso clique no botão  localizado ao lado do campo vendedor, após o clique  é exibida uma tela e um seletor, selecione o vendedor desejado e por fim clique no botão “Selecionar” para vincular o mesmo a venda.


GuiaNeste campo é exibido o guia selecionado na venda, também é possível alterar/selecionar o guia no momento da venda, para fazer isso clique no botão  localizado ao lado do campo guia, após o clique  é exibida uma tela e um seletor, selecione o guia desejado e por fim clique no botão “Selecionar” para vincular o mesmo a venda.


Tabela de preços: Neste campo é exibida a tabela de preços selecionada na venda, também é possível alterar a tabela de preços no momento da venda, para fazer isso clique no botão  localizado ao lado do campo da tabela de preços, após o clique  é exibida uma tela e um seletor, selecione a tabela desejada e por fim clique no botão “Selecionar” para vincular a mesma a venda.

      •  Quando a tabela de preços é alterada dentro da venda, todos os produtos terão seus preços atualizados com base na precificação dessa nova tabela.

     • A tabela de preços não poderá ser alterada se houver recebimentos ou descontos nos produtos/venda (é necessário excluir os recebimentos e descontos para liberar o botão).



Registrando o desconto na venda
Feito o lançamento dos produtos, antes de efetuar o recebimento você pode aplicar um desconto na venda. Para aplicar um desconto na venda, clique no botão “Desconto”  localizado entre os demais botões de comando. 




Após o clique, é exibida a tela de desconto, selecione a forma que deseja aplicar o desconto clicando no botão  para desconto em valor monetário ou no botão  para desconto em porcentagem. Com a forma de desconto já selecionada, basta inserir no campo “Desconto” o Valor/Porcentagem de desconto que deseja aplicar na venda. Para concluir o desconto clique em “Confirmar”. Se necessário alterar ou excluir o desconto, basta clicar no botão “Desconto” novamente e limpar/alterar os campos. No cadastro do funcionário há como informar o percentual máximo de desconto que o mesmo pode aplicar em uma venda, se ultrapassar o limite de desconto será necessário inserir uma senha administrativa para concluir a venda (o bloqueio é feito apenas para usuários comuns, os usuários administrativos conseguem finalizar a venda normalmente). 





Registrando o frete da venda
Para aplicar o valor e informações de frete da venda PDV, basta clicar no botão "Frete localizado entre os demais botões de comando. 




Escolha qual será o tipo do frete relacionado a esta venda, inserindo o valor do frete e a transportadora responsável pela entrega do produto.

Clique no botão "Confirmar" para prosseguir com o lançamento.




Cancelando a venda
Para cancelar uma venda, clique no botão  localizado entre os demais botões de comando e clique em "Ok" para confirmar o cancelamento da venda.




Recebendo a venda em dinheiro

Ao lançar um ou mais produtos na venda, o botão “Receber”  é liberado para que você possa fazer o fechamento da venda e gerar a conta a receber no financeiro. Em casos de caixas que estão configurados para não efetuar o fechamento (Terminais de venda), o botão receber não é liberado, pois, esses tipos de caixas do PDV podem realizar apenas a pré venda, assim o processo é finalizado e a venda fica pendente (Armazenada em vendas abertas), dessa forma um caixa do PDV que tem permissão para realizar o fechamento posteriormente deverá abrir a venda no menu do PDV através do botão “Vendas abertas”, para receber e concluir a venda.



Ao clicar no botão receber, são exibidos os campos de preenchimentos para geração da parcela. No primeiro seletor “Forma de pagamento” selecione a forma de pagamento que você registrará o recebimento. Se a forma de pagamento possuir condições de pagamento (Número de parcelas pré definidas) é exibido o seletor “Condição de pagamento”, neste seletor deve ser selecionada a condição de pagamento que serão geradas as parcelas. Se a forma de pagamento possuir condições de pagamento, também é liberado o campo “1º Vencimento”, esta data é referente a data do vencimento da primeira parcela a ser gerada, o restante das parcelas serão geradas 30 dias após a data de vencimento da parcela anterior. 

O campo de 1º vencimento automaticamente será preenchido com a data atual, contudo, é livre para edição (Quando a data de 1º vencimento está configurada para o dia atual ou a forma de pagamento não possui condição de pagamento, automaticamente o sistema realizará a baixa/autenticação de pagamento da primeira parcela da conta, caso tenha somente um vencimento e não queira que o sistema realize a baixa, coloque para um dia futuro que a parcela ficará em aberto). No campo “Valor” insira o valor que será gerado o recebimento, automaticamente o sistema irá preencher o campo com o valor pendente a gerar, porém, você pode alterar o valor para gerar o recebimento em diversas  formas de pagamento. Após preencher essas informações clique em “Confirmar” para gerar a/s parcela/s.

Quando é feito o recebimento de um valor em dinheiro maior que o valor total da venda, ao lado direito da tela do PDV, abaixo do valor total,  é exibida a informação do “Troco” que deve ser entregue ao cliente. Lembrando que para conseguir finalizar a venda com troco, você deverá ter iniciado a abertura do caixa com o lançamento de dinheiro (troco), caso contrário não finalizará a venda pois não possui troco para voltar ao cliente.


Recebendo a venda em cheque

Quando é selecionada uma forma de pagamento do tipo cheque, ao inserir o valor e confirmar é exibida uma tela com os campos na qual você deverá inserir as informações do cheque. Em “Leitura via CMC-7” você pode utilizar o leitor de CMC-7 ou digitar manualmente a sequência numérica impressa na parte inferior do cheque e apertar a tecla 'enter' para cadastrar o cheque, dessa forma o número do cheque, agência e conta corrente serão preenchidos automaticamente. Primeiramente insira os dados do “Emitente”, “CNPJ/CPF” (para alterar entre CNPJ e CPF clique no botão), “Numero do cheque”, “Agência”, “Conta corrente” e “Banco”. Se o consumidor estiver vinculado na venda, automaticamente serão preenchidos os campos “Emitente” e “CNPJ/CPF” (O CPF/CNPJ do consumidor deve estar preenchido em seu cadastro para o sistema filtrar), com possibilidade de alterações.


O lançamento do cheque pode ser parcelado ou à vista, portanto, no campo “Condição de pagamento” selecione a quantidade de parcelas do cheque. Em  “1 ª Compensação” informe a data para primeira compensação do cheque (automaticamente o sistema vai preencher o campo da forma padrão, 30 dias a partir da data atual, porém, se necessário a data pode ser alterada). Se a condição de pagamento possuir mais de uma parcela, é liberado o campo “Tipo” que você pode alterar entre fixo ou variável, se você selecionar a opção fixo o sistema vai gerar as parcelas de 30 em 30 dias a partir da primeira compensação, já no modo variável é possível configurar o intervalo em dias para os prazos no campo “Prazos”. Por fim, informe o “Valor para gerar” na respectiva condição de pagamento (automaticamente o sistema preencherá esse campo com o valor pendente a receber da venda, todavia, você pode alterar o campo e trabalhar com diferentes condições de pagamento) e clique em “Gerar”. 


Após clicar no botão gerar, o sistema vai gerar as parcelas e apresentar as informações do cheque que será gerado, as informações são livres para edição, então se necessário você pode fazer alterações antes de confirmar a geração do cheque. Se o vencimento do cheque cair em um sábado, domingo ou feriado (cadastrado), ao lado da data de compensação é exibido um símbolo de alerta. Para finalizar o lançamento do cheque, clique no botão “Confirmar”. Se necessário excluir as parcelas para configurar novamente clique no botão “Excluir parcelas” e para cancelar o lançamento do cheque clique em “Fechar”.


Recebendo a venda com TED (SiTef)
O TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) é um módulo que possui a capacidade de processar pagamentos por cartão de crédito/débito integrando uma aplicação PDV.A transferência inicia-se enviando pagamentos de cartão de crédito ou débito do Dapic para um sistema integrador que fará a comunicação com um gerenciador padrão (Sitef) que se comunica diretamente com a administradora de cartão.

O gerenciador padrão é um conjunto de programas de computador desenvolvido para auxiliar e facilitar a integração de empresas comerciais, tais como lojas, supermercados, telemarketing, provedores, etc., com as administradoras de cartões.

Para que o integrador TEF do Dapic funcione corretamente, é necessário que algumas regras básicas sejam entendidas e seguidas:

     • No cadastro do Caixa PDV no Dapic, é necessário marcar a opção “Utilizar TEF”.

          • Gerar um Token de integração no cadastro de Empresa.

3.    Nas configurações do integrador informar os seguintes campos: Empresa, Token, Tipo do TEF, Código da loja, Código do terminal, Ip do servidor (Ip da VPN que será utilizada para se comunicar com o servidor do Sitef), Porta (PinPad), Mensagem padrão e Impressora do cupom (Impressora não fiscal).


O campo Código do terminal deve seguir o seguinte padrão, duas letras + 000 + número do Terminal de Vendas. O campo Porta é referente a localização da máquina de cartão (pinpad).

Na tela de recebimento do Dapic a forma de pagamento deve ser cartão de crédito ou débito, após clicar no botão CONFIRMAR o pagamento será gravado no banco de dados do Dapic e logo após será feita uma comunicação com o Integrador do Dapic.


Nota: Para forma de pagamento com cartão, após gerar as parcelas, serão exibidos campos específicos de NSU, código de autorização e bandeira. Porém, para o correto funcionamento do controle de cartões a adquirente deverá estar cadastrada previamente com suas devidas taxas, prazos e bandeiras. Acesse o tutorial do Módulo de Cartão e saiba mais.

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