Clique aqui para fazer o acompanhamento passo a passo

Cliente


Cadastrando dados gerais do cliente
1. Acesse Menu > Cadastros >> Pessoa

2. Clique no botão "Novo" para inserir um novo cadastro de pessoa;

3. Insira as informações do cliente na aba "Detalhes":


     • Insira se o tipo do cliente é Física ou Jurídica;
     • Insira o CFP ou CNP;
     • Insira o RG ou I.E;
     • Insira o nome ou razão social do cliente;
     • Insira o nome fantasia do cliente;
     • Insira a data de cadastro deste cliente na empresa;
     • Insira o estado civil, caso este cliente for pessoa física;
     • Insira a inscrição na suframa;
     • Insira o indicador na inscrição estadual;
     • Insira o ID estrangeiro, caso esta pessoa seja do exterior;
     • Escolha em "empresa origem" qual é a empresa esta pessoa pertence. Somente usuários da empresa relacionada terá acesso ao cadastro desta pessoa;
     • Caso esta pessoa foi uma indicação, insira qual foi a pessoa quem indicou;
     • Informe a Matriz caso este cadastro for uma filial. O objetivo desta função é permitir que a matriz faça pedidos e divida o faturamento entre as filiais. Neste cenário, os dados referente aos pedidos serão centralizados na Matriz, e os dados referente a faturamentos/financeiro serão separados por filial;
     • Informe observações desta pessoa, caso for importante.

4. Clique no botão "Salvar" para grava.

5. Ao clicar em salvar, mostrará o botão  para que você anexe a foto/logo do cliente


Cadastrando os dados de contato do cliente
1. Insira as informações de contato do cliente na aba "Contatos":



2. Clique no botão "Adicionar novo contato" e insira as informações do contato:


     • Escolha se o tipo do contato é celular, e-mail, fax, telefone ou outros;
     • Escolha o setor no qual este contato trabalha;
     • Insira o nome do contato;
     • Insira o e-mail ou o número do telefone do contato;
     • Insira o dia e mês do aniversário deste contato;
     • Habilite a opção "principal" caso seja o principal contato deste cliente.

Clique no botão  para gravar a informação do contato;

Clique no botão  para excluir o contato cadastrado.

Você pode adicionar quantos contatos desejar, basta clicar no botão  e ir cadastrandos os contatos.


Cadastrando as contas bancárias do cliente
1. Insira as informações das contas bancárias do cliente na aba "Contas bancárias"


2. Insira os dados bancários do cliente

     • Data de abertura da conta;
     • Descrição ou nome do favorecido da conta
     • Banco da conta
     • Agência da conta
     • Conta corrente da conta;

3. Clique no botão "Salvar" para gravar as modificações feitas.



Cadastrando os endereços do cliente
1. Insira as informações dos endereços do cliente na aba "Endereços"


2. Insira os endereços do cliente:

     • Escolha o tipo do endereço: Principal, entrega, cobrança, residencial, comercial ou outros;
     • Insira a descrição do endereço;
     • Insira o logradouro, CEP, número, Bairro, complemento e a cidade do endereço do cliente.

3. Clique no botão "Salvar" para gravar as modificações feitas.



Habilitando a pessoa como "Cliente"

1. Para concluir o vínculo desta pessoa como "cliente", acesse a aba "Cliente"


2. Insira as informações desta pessoa como cliente na empresa, preenchendo:

     • Insira o status atual deste cliente na empresa: Ativo, desativado ou restrito;
     • Vincule qual grupo de cliente este cliente pertence;
     • Vincule a loja resposável deste cliente para acompanhamento, se for o caso;
     • Insira  transportadora padrão deste cliente, se for o caso;
     • Insira o guia deste cliente, caso existir;
     • Insira o representante padrão deste cliente;
     • Insira o funcionário vendedor responsável por este cliente;
     • Insira o limite de prazos máximo em dias para a última parcela do cliente;
     • Insira o limite de atraso em dias. Esta funcionalidade serve para definir o prazo máximo em dias de atraso da parcela. Caso este prazo ultrapasse, o status deste cliente será alterado para "restrito" e o mesmo será bloqueado para novos orçamentos, pedidos ou faturas.

3. Clique no botão "Salvar" para gravar as modificações feitas.

Dica: Se por acaso você vinculou esta pessoa como "cliente" de forma errônea, basta clicar no botão para remover o vínculo desta pessoa como "cliente". Mas para dar certo, não pode existir nenhum orçamento, pedido ou venda vinculado a esta pessoa já cadastrada como cliente, neste caso, sugerimos desativar este cliente.


Registrando acompanhamento no cliente

1. Para registrar um acompanhamento no cliente, seja de cobrança ou acompanhamento de vendas, utilize a funcionalidade a aba "Acompanhamento" no cadastro do cliente para realizar esses registros;



2. Clique no botão "Novo" para registrar um novo acompanhamento;

3. Insira o status do acompanhamento: Conluído ou Aberto

4. Insira o período com data e hora inicial e final do acompanhamento feito

5. Insira na descrição o histórico do acompanhamento realizado.


6. Clique no botão "Salvar" para gravar as modificações feitas.

7. Para imprimir todos os acompanhamentos realizados no cliente, basta clicar no botão  e visualizar o relatório completo.


Acompanhamento o histórico financeiro e de compras do cliente

1. Para acompanhar o histórico macro de compras e finanças de um cliente da empresa, acesse a aba "Histórico" no cadastro do cliente;



2. Acesse a aba "Financeiro" para consultar:

     • O valor total de contas pagas do cliente;
     • O valor total de contas e aberta do cliente;
     • O valor total de contas atrasadas do cliente;
     • Valores totais de cheques ativos, compensados, devolvidos, descontados, cobrança e protestados do cliente.

     

3. Acesse a aba "Faturamento" para consultar:

     • O valor total de orçamentos registrados para o cliente;
     • O valor total de pedidos registrados;
     • O valor total de faturamento;
     • O valor total de vendas no PDV;
     • A quantidade de produtos devolvidos (Tanto na fatura quanto no PDV)

4. Clique no botão  para visualizar a relação das compras deste cliente na empresa;


5. Clicando no botão abrirá automaticamente a venda do cliente para você visualizar na integra as informações detalhadas.


Definindo e acompanhamento o limite de crédito do cliente

1. Para acompanhar e definir um limite de crédito para o cliente, acesse a aba "limite de crédito" da aba "histórico" do cadastro do cliente;


2. Verifique o limite de crédito do cliente e acompanhe o saldo atual;




3. Acompanhe o histórico de liberações de limite de crédito atravé do botão "Histórico limite de crédito", na qual você terá acesso de quando, qual novo limite e qual usuário realizou a liberação para o cliente;



Editando informações do cadastro
1. Acesse Menu > Cadastros >> Pessoa

2. Localize o cadastro no qual você deseja editar;

3. Clique no botão  para abrir o cadastro em modo de edição;

4. Edite as informações desejadas;

5. Clique no botão "Salvar" para gravar as modificações feitas.


Excluindo um cliente

1. Acesse Menu > Cadastros >> Pessoa

2. Localize o cliente no qual você deseja excluir;

3. Clique no botão  para excluir o cliente cadastrada.

Dica: Por questão de segurança, só é permitido excluir um banco que não possua vínculos no sistema Dapic, portanto, sugerimos editar o status do cliente para "Desativado"

 


Localizando um cliente
1. Para localizar um cliente, basta habilitar a opção  ,digitar a razão social, nome fantasia, CPF ou CNPJ no campo de busca na tela inicial do cadastro.



2. Navegue localizando o cadastro nas próximas páginas   e configure também a quantidade de registros que deseja mostrar por página na opção 



O que achou deste artigo?

  • Gostei
    Gostei!
  • Amei
    Amei!
  • Não era isso
    Não era isso
  • Não Gostei...
    Não gostei...

Ainda tem dúvidas?

Caso não tenha encontrado uma solução em nossa Central de Ajuda, entre em contato conosco.
Entrar em contato